Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13120
Tipo do documento: Dissertação
Title: O professor da EJA e a educação das relações étnico-raciais - ERER’s
Other Titles: The teacher in EJA and the education of racial-ethnic relations - ERER’s
Authors: Jeronimo, Bruna de Oliveira
Orientador(a): Siss, Ahyas
Primeiro membro da banca: Nogueira, Renato
Segundo membro da banca: Ribeiro, Ana Paula Alves
Keywords: Youth and Adults students;Education of Racial-Ethnic Relations;Educação de Jovens e Adultos;Educação das Relações Étnico-Raciais;DiretrizesCurriculares;Curricular Guidelines
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 29-Feb-2016
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: Jeronimo, Bruna de Oliveira. O Professor da EJA e a educação das relações étnico-raciais - ERER’s. 2016. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2016.
Abstract: Nesta pesquisa, abordo a formação docente para a Educação de jovens e Adultos (EJA) e discuto sobre a necessidade de identificar e analisar se os professores que trabalham com esta modalidade em determinada escola do município de Volta Redonda exercem suas atividades docentes nas perspectivas da Lei 10.639/2003 e das Diretrizes Curriculares Para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Para este fim, dediquei-me a historicizar a implantação da EJA, identificar e caracterizar as habilidades e competências exigidas para um professor do EJA, caracterizar as relações existentes entre a EJA, seus professores e as ERERs e entender qual a importância que os professores dessa modalidade de ensino concedem às Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Étnico-Raciais e como ela se manifesta no “chão da escola”. A partir dessas ações, busquei identificar se há ou não estratégias políticas de qualificação docente na SME de Volta Redonda voltadas para a implantação da Lei 10.639/2003 naquele município
Abstract: This research is about teacher training for Youth and Adults studentes and the need to identify and analyze if the teachers who work with this modality at a given school in Volta Redonda carry out their teaching activities from the perspectives of law 10.639/2003 and the Curricular Guidelines for the Education of Racial-Ethnic Relations. For this purpose, I dedicated myself to historicizing the implementation of adult education, identifying and characterizing the skills and competencies required for a teacher of adult education, characterizing the relationship between the students, their teachers and ERERs and understanding how important teachers in this type of education grant to the Curriculum Guidelines for the Education of Racial-Ethnic Relations and how it manifests on the "ground of the school". From these actions, I sought to identify if there are political strategies for teaching qualification at SME in Volta Redonda focused on the implementation of Law 10.639/2003 in that city
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13120
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016 - Bruna de Oliveira Jeronimo.pdfDocumento principal741.11 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.