Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13120
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorJeronimo, Bruna de Oliveira
dc.date.accessioned2023-12-22T02:41:02Z-
dc.date.available2023-12-22T02:41:02Z-
dc.date.issued2016-02-29
dc.identifier.citationJeronimo, Bruna de Oliveira. O Professor da EJA e a educação das relações étnico-raciais - ERER’s. 2016. 126 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2016.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13120-
dc.description.abstractNesta pesquisa, abordo a formação docente para a Educação de jovens e Adultos (EJA) e discuto sobre a necessidade de identificar e analisar se os professores que trabalham com esta modalidade em determinada escola do município de Volta Redonda exercem suas atividades docentes nas perspectivas da Lei 10.639/2003 e das Diretrizes Curriculares Para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Para este fim, dediquei-me a historicizar a implantação da EJA, identificar e caracterizar as habilidades e competências exigidas para um professor do EJA, caracterizar as relações existentes entre a EJA, seus professores e as ERERs e entender qual a importância que os professores dessa modalidade de ensino concedem às Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Étnico-Raciais e como ela se manifesta no “chão da escola”. A partir dessas ações, busquei identificar se há ou não estratégias políticas de qualificação docente na SME de Volta Redonda voltadas para a implantação da Lei 10.639/2003 naquele municípiopor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectYouth and Adults studentseng
dc.subjectEducation of Racial-Ethnic Relationseng
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospor
dc.subjectEducação das Relações Étnico-Raciaispor
dc.subjectDiretrizesCurricularespor
dc.subjectCurricular Guidelinespor
dc.titleO professor da EJA e a educação das relações étnico-raciais - ERER’spor
dc.title.alternativeThe teacher in EJA and the education of racial-ethnic relations - ERER’seng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis research is about teacher training for Youth and Adults studentes and the need to identify and analyze if the teachers who work with this modality at a given school in Volta Redonda carry out their teaching activities from the perspectives of law 10.639/2003 and the Curricular Guidelines for the Education of Racial-Ethnic Relations. For this purpose, I dedicated myself to historicizing the implementation of adult education, identifying and characterizing the skills and competencies required for a teacher of adult education, characterizing the relationship between the students, their teachers and ERERs and understanding how important teachers in this type of education grant to the Curriculum Guidelines for the Education of Racial-Ethnic Relations and how it manifests on the "ground of the school". From these actions, I sought to identify if there are political strategies for teaching qualification at SME in Volta Redonda focused on the implementation of Law 10.639/2003 in that cityeng
dc.contributor.advisor1Siss, Ahyas
dc.contributor.advisor1ID345.922.027-91por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1745461007466177por
dc.contributor.referee1Nogueira, Renato
dc.contributor.referee2Ribeiro, Ana Paula Alves
dc.creator.ID8951138720por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0079539157271198por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
dc.relation.referencesARROYO, Miguel Gonzáles.Educação de jovens e adultos:um campo de direitos e de responsabilidade pública. In: SOARES, Leôncio; GIOVANETTI, Maria Amélia; GOMES, Nilma Lino (Orgs.). Diálogos na Educação de Jovens e Adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. p. 19-50. _________________________. A pedagogia multirracial popular e o sistema escolar. In:GOMES,Nilma Lino (Org.). Um olhar além das fronteiras: educação e relações raciais. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. BOURDIEU, Pierre. Questões de Sociologia. Tradução de Miguel Serras Pereira. Fim de Século – Edições, sociedade Unipessoal, Ltda. Lisboa, 2003. BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A pergunta a varias mãos a experiência da pesquisa no trabalho do educador. São Paulo: Cortez, 2003. BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1998. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, Senado Federal: 05 de outubro de 1988. Disponível em: http://www.senado.gov.br/sf/legislacao/const/>. _______. Parecer CNE/CEB Nº 1/2000: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Brasília: Câmara de Educação Básica. _______. Lei Nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/19394.htm>. _______. Lei Nº 10.639/03, 9 de janeiro de 2003. Disponível em http://www.gov.br/ccivil_03/leis/Lei 10.639/2003.htm>. _______. Lei. Nº 11.645/08, de 10 de março de 2008. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm _______. Diretrizes Curriculares Nacionais Para A Educação Das Relações Étnico-Raciais E Para O Ensino De História E Cultura Afro-Brasileira E Africana. Disponível em: http://www.acaoeducativa.org.br BZUNECK, J. A. A motivação do aluno. Petrópolis: Vozes, 2001. CAMPOS, E. L. F.; OLIVEIRA D. A. A Infrequência dos alunos adultos trabalhadores, em processo de alfabetização, na Universidade Federal de Minas Gerais. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação)– Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2003. CANEN, Ana. A pesquisa multicultural como eixo na formação docente: potenciais para discussão da diversidade e das diferenças. In: Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro: v.16, n .59, p.297-308, jun, 2008 116 DI PIERRO, M. C.; JOIA, O.; RIBEIRO, V. M. Visões da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. In:Cadernos Cedes, ano XXI, nº 55, novembro, 2001. DOURADO, Luiz Fernandes. A reforma do Estado e as políticas de formação de professores nos anos 90. In: Políticas Públicas e Educação Básica (org.), São Paulo: Xamã,2001. ENS, R. T. Significados da pesquisa segundo alunos e professores de um curso de Pedagogia.2006, 138f. Tese (Doutorado em Educação: Psicologia da Educação)- Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2006. FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas. Salvador: EDUFBA, 2008. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido.São Paulo: Paz e Terra, 1979. _____________. Pedagogia da Esperança: Um reencontro com a Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2005. ______________. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2010. FRIGOTTO, Gaudêncio. Juventude, trabalho e educação no Brasil: desafios e perspectivas. In: NOVAES, Regina; VANUCCHI, Paulo (Orgs.). Juventude e sociedade: trabalho, educação, cultura e participação. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2004. 304 p. p. 180-216. FOUCAULT, Michel. Ditos e Escritos II: Arqueologia das Ciências e História dos sistemas de pensamento.org. Manuel Barros da Mottatrad. Elias Monteiro. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008. GATTI, B. A formação de professores e carreira: problemas e movimentos de renovação. Campinas, São Paulo: Autores Associados, 1997. GIL, Antônio. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4º Edição. São Paulo: Atlas, 2002. GOMES, Nilma Lino; Silva, Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva(Orgs.) Experiências Étnico - Culturais para Formação de Professores. 3ª Edição. Minas Gerais: Editora Autentica, 2011. HADDAD, Sérgio; DI PIERRO, Maria Clara. Aprendizagem de Jovens e Adultos: Avaliação da Década da Educação para Todos. São Paulo em Perspectiva, 14(1), 2000a HADDAD, Sergio. A educação continuada e as políticas públicas no Brasilin: Educação de Jovens e Adultos- Novos leitores, novas leituras/ Vera Masagão Ribeiro (org.) Campinas- SP: Mercado de Letras, 2005. ________________. Novos Caminhos em Educação de Jovens e Adultos – EJA. São Paulo: Global, 2007. 117 HENRIQUES, Ricardo.Desigualdade Racial no Brasil: Evolução das Condições de Vida na Década de 90. Rio de Janeiro. In: Textos Para Discussão No 807, IPEA, julho de 2001. _______________. Raça e gênero no sistema de ensino: os limites das políticas universalistas na educação. Brasília: UNESCO, 2002. IÑIGUEZ, Lupicínio. Manual de Análise do Discurso em Ciências Sociais. Petrópolis: Vozes, 2004. LUCKESI, Cipriano. Avaliação da Aprendizagem Escolar. São Paulo: Cortez, 2001. São Paulo: Editora Cortez, 1994. MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro.8º edição, Brasília: Cortês, 2003. MUNANGA, Kabengele. A difícil tarefa de definir quem é negro no Brasil. Estudos avançados, vol.18, n.50, pp. 51-66. São Paulo. 2004. _____________________ (org.). Superando o Racismo na Escola. Brasília. 2ª edição revisada – [Brasília]: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005.204p.: il NÓVOA, Antonio. Formação de professores e profissão docente. In: ______. Os Professores e a sua formação. Lisboa: Nova Enciclopédia, publicações Dom Quixote, 1992. (Coleção Temas de Educação, 39). _________________ (org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995 OLIVEIRA, Heli Sabino. Laicidade e Religiosidade em escolas públicas de BH. São Carlos: Encontro Regional dos Pesquisadores em Educação da Região Sudeste, 2009. OLIVEIRA, Marta Kohl de. Jovens e adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem. In: Revista Brasileira de Educação. São Paulo:n. 12, set./dez.1999. PAIS, José Machado. Culturas Juvenis. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 2003. PAIVA, J. Os sentidos do direito à Educação para Jovens e Adultos. Rio de Janeiro: FAPERJ, 2009. PAIVA, Vanilda. Mobral: a Falácia dos Números (Um desacerto autoritário II). Síntese, n. 23, set. – dez. 1981, p. 83-114. 1982. REGIS, Kátia. Relações Etnico-raciais e Currículos Escolares_ análise das teses e dissertações em educação. SâoLuis: EDUFMA, 2012. PERRENOUD, Philippe. Construir as Competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999. 118 SCÁRDUA, M. Paiva. Educadoras Populares E Eja:Saberes, Formação E Trabalho Pedagógico.Dissertação de Mestrado, Faculdade de Educação, Universidade de Brasília, DF, 2002. SILVA, N. Neves. Educação de Jovens e Adultos: um campo de direito à diversidade e de responsabilidade das políticas públicas educacionais. Disponível em: http://www.ufpe.br/cead/estudosepesquisa/textos/natalino_neves2, 2011. SISS, Ahyas. Afro-brasileiros, Cotas e Ação a Afirmativa: razões históricas. Rio de Janeiro: Qurtert: EDUR, 2003. __________. Dimensões e concepções de multiculturalismo: considerações iniciais. In: Cadernos Penesb, Niterói: Editora da UFF, nº. 4, p.145-160, 2002 __________ .AFRICANIDADES: Produções Identitárias e Políticas Culturais. Vitória: EDUFES, 2013 ___________.“O papel da educação na construção das identidades étnicas como fator primordial para o exercício pleno da cidadania”. IN: BARRETO, Maria Aparecida Santos Corrêa; RODRIGUES, Alexandro e SISS, Ahyas (orgs). AFRICANIDADES: Produções Identitárias e Políticas Culturais. Vitória: EDUFES, 2013. SISS, Ahyas& MONTEIRO Aloísio J. J. (Orgs.). Educação e etnicidade: diálogos e ressignificações. Rio de Janeiro: Quartet/Leafro/Edur 2011 _____________________________________. (Orgs.). Negro, indígenas e educação superior. Rio de Janeiro: Quartet/Edur, 2010. SISS, Ahyas e BARRETO, Maria Aparecida Santos Corrêa. Processos Formativos e as Contribuições dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros da Ufes e da UFRRJ. In: BACKES, J.L; OLIVEIRA, R. C. de; PAVAN, Ruth (orgs).Políticas Educacionais, Currículo e Diversidade Cultural na Educação Básica. Campinas: Mercado das Letras, 2015. SILVA, J. Adriani. Um Estudo Sobre As Especificidades Dos/As Educandos/As Nas Propostas Pedagógicas De Educação De Jovens E Adultos– Eja:Tudo Junto E Misturado!Dissertação de Mestrado, Faculdade de Educação, UFMG, Belo Horizonte, 2010. SOARES, L. (Org.). Aprendendo com a diferença: estudos e pesquisas em educação de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2005 TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude; LAHAYE, Louise. Os professores face ao saber – esboço de uma problemática do saber docente. Teoria&Educação, Porto Alegre: n. 4, 1991. TELFER, R.; SWAN, T. Teacher motivation in alternate promotion structures for NSW high schools. The journalofEducational A THUMS, Jorge. Educação dos sentimentos. Porto Alegre: Sulina/ ULBRA, 1999.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/4957/2016%20-%20Bruna%20de%20Oliveira%20Jeronimo.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/19578/2016%20-%20Bruna%20de%20Oliveira%20Jeronimo.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/25933/2016%20-%20Bruna%20de%20Oliveira%20Jeronimo.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/32314/2016%20-%20Bruna%20de%20Oliveira%20Jeronimo.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/38734/2016%20-%20Bruna%20de%20Oliveira%20Jeronimo.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/45088/2016%20-%20Bruna%20de%20Oliveira%20Jeronimo.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/51490/2016%20-%20Bruna%20de%20Oliveira%20Jeronimo.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/57936/2016%20-%20Bruna%20de%20Oliveira%20Jeronimo.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1378
dc.originais.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2017-01-19T10:42:52Z No. of bitstreams: 1 2016 - Bruna de Oliveira Jeronimo.pdf: 758898 bytes, checksum: 7ee60418a7d9001ba9e3e3c0a15123cd (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2017-01-19T10:42:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016 - Bruna de Oliveira Jeronimo.pdf: 758898 bytes, checksum: 7ee60418a7d9001ba9e3e3c0a15123cd (MD5) Previous issue date: 2016-02-29eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016 - Bruna de Oliveira Jeronimo.pdfDocumento principal741.11 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.