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Tipo do documento: Dissertação
Title: Diálogos intersetoriais para a promoção da inclusão educacional e o desenvolvimento das crianças com a Síndrome Congênita do Zika Vírus
Other Titles: Intersectional dialogues for promoting the educational inclusion and development of children with Zika Virus Congenital Syndrome
Authors: Fonseca, Julinete Vieira da
Orientador(a): Pletsch, Márcia Denise
Primeiro membro da banca: Pletsch, Márcia Denise
Segundo membro da banca: Souza, Flavia Faissal de
Terceiro membro da banca: Sá, Miriam Ribeiro Calheiros de
Keywords: Síndrome Congênita do Zika Vírus;Deficiência Múltipla;Intersetorialidade;Análise do Discurso;Políticas de Educação Inclusiva;Educação Especial;Zika Virus Congenital Syndrome;Multiple Deficiency;Intersectionality;Discourse Analysis;Inclusive Education Policy;Special Education
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 30-Aug-2021
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: FONSECA, Julinete Vieira da. Diálogos intersetoriais para a promoção da inclusão educacional e o desenvolvimento das crianças com a Síndrome Congênita do Zika Vírus. 2021. 135 F. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2021.
Abstract: A presente dissertação tem por objetivo analisar as concepções acerca da intersetorialidade a partir dos discursos dos profissionais que atuam no campo da Educação, da Saúde e da Assistência Social no que se refere ao atendimento e inclusão de crianças com SCZV no munícipio de Duque de Caxias, Estado do Rio de Janeiro. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Como procedimentos de coleta de dados, optamos pela entrevista individual semiestruturada com profissionais que atuam na rede pública municipal de Educação, da Saúde e da Assistência Social. Realizamos o estudo tomando como referencial teórico a análise do discurso ancorada na perspectiva de Dominique Maingueneau. Dessa vertente, elencamos alguns conceitos que nortearam as reflexões acerca do corpus da pesquisa. Os dados da investigação apontam que a intersetorialidade tem se fortalecido nos documentos oficiais que norteiam as políticas de educação inclusiva. Além disso, existe uma preocupação real das profissionais entrevistadas em promover a intersetorialidade ainda que se apresente frágil em termos práticos na vida das crianças com a SCZV e suas famílias. A partir dos dados construídos, reconhecemos que a intersetorialidade se mostra como um importante mecanismo de articulação, potencializando as ações entre os setores para efetivar a inclusão educacional, social e melhora nas condições de vida das crianças com a SCZV e suas famílias, de modo a garantir os princípios dos direitos humanos proposto na Constituição de 1988. Visto que a iniciativa em propor a intersetorialidade partiu do campo educacional, desse modo, consideramos que a escola se torna protagonista na articulação do diálogo intersetorial direcionado para a garantia do atendimento integral dessas crianças, considerando o contexto e as particularidades dessa população. Esperamos contribuir para a ampliação de pesquisas sobre a intersetorialidade com propostas que viabilizam a perspectiva inclusiva no processo de aprendizagem e desenvolvimento pleno das crianças com a SCZV.
Abstract: The present dissertation has the purpose of analyzing the conceptions about intersectionality from the discourses of the professionals who work in the fields of education, health care and social work, regarding the attendance and inclusion of children with ZVCS in the municipality of Duque de Caxias in the State of Rio de Janeiro. Methodologically, it consists of a qualitative approach of the Case Study kind. For data collection procedure we opted for individual interviews partially structured along with professionals who work in the municipal public system of education, health care and social work. The study was done taking the analysis of the discourse anchored on the perspective of Dominique Maingueneau as a theoretical reference. From this strand we catalogued some concepts that will guide the reflections upon the body of research. The data from this investigation demonstrate that intersectionality has been strengthened via the official documents that guide inclusive education policies. Besides that there is a true concern, on the part of the professionals that got interviewed, to promote intersectionality even if it still frailly presents itself in practical terms in the lives of children with ZVCS and their families. From the data built upon we recognize that intersectionality reveals itself as an important articulation mechanism, potentializing the actions between sectors in order to put into effect educational and social inclusion and improvement in the life conditions of children with ZVCS and their families, in order to guarantee the principles of human rights as proposed in the Constitution of 1988. In view that the initiative of proposing the intersectionality came from the educational field, in this way we consider that school becomes the protagonist in the articulation of the intersectional dialogue directed towards the integral attendance of these children, considering the context and particulars of this population. We hope to contribute to the expansion of researches on intersectionality with proposals that enable the inclusive perspective in the learning process and full development of children with ZVCS.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13132
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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