Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13133
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorXavier, Gisele Pereira de Oliveira
dc.date.accessioned2023-12-22T02:41:12Z-
dc.date.available2023-12-22T02:41:12Z-
dc.date.issued2016-01-28
dc.identifier.citationXavier, Gisele Pereira de Oliveira. Formação continuada para EJA: análise de interações docentes em matemática em um fórum de discussão. 2016. [116 f.]. Dissertação( PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, CONTEXTOS CONTEMPORÂNEOS E DEMANDAS POPULARES) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13133-
dc.description.abstractUma das dificuldades encontradas por docentes para atuar na EJA é fruto da escassez de materiais didáticos, abordagem diferenciado para conteúdos e de práticas pedagógicas adequadas à essa modalidade. Pensando nessa realidade, surge a o Programa EJA, da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro em parceria com a Fundação CECIERJ, que ofereceu um curso de Formação Continuada implementado em um ambiente virtual para os professores da rede que lecionam na EJA. O objetivo desta pesquisa é analisar interações dos professores cursistas que lecionam Matemática nessa modalidade. Tomam-se como referência as interações profissionais estabelecidas em fóruns do primeiro semestre de 2014. A análise está pautada nas tipologias discursivas propostas por Bairral (2007) para análise de fóruns de discussão. O fórum temático 3, de dois grupos, foi considerado uma unidade de análise. Os resultados indicam que o fórum pode se tornar um espaço frutífero, quando bem planejado, pode contribuir para o desenvolvimento coletivo e individual. A análise das mensagens utilizando as tipologias ajuda a entender a intencionalidade do discurso, bem como perceber elementos como a presença da reflexão sobre a prática, estratégias e indícios que demonstram que os professores repensaram sobre o assunto (Função Polinomial do 1º grau), na qual levaram em consideração a contextualização para o público de EJA. Dessa forma, foi possível perceber, a partir das interações, que houve um amadurecimento dos profissionais envolvidos. Outra observação interessante foi perceber que mensagens de cunho argumentativo tendem a impulsionar a continuidade da discussão. Sendo assim, propostas baseadas na experiência e no cotidiano docente tendem a ter mais relevância para a formação continuadapor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectContinuing educationeng
dc.subjectContinuing Educationeng
dc.subjectMathematicseng
dc.subjectinteractions and discussion forumeng
dc.subjectFormação Continuadapor
dc.subjectEJApor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectInteraçãopor
dc.subjectFórum de discussãopor
dc.titleFormação continuada para EJA: análise de interações docentes em matemática em um fórum de discussãopor
dc.title.alternativeContinuing training for EJA: Analysis Interactions Teachers in Mathematics in a discussion forumeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherOne of the difficulties of teachers to work in adult education is the result of shortage of teaching materials, content and teaching practices suitable to this type. Considering this reality comes from the adult education program EJA. A program of the Secretariat of State of Rio de Janeiro Education in partnership with CECIERJ Foundation, which offers a Continuing Education course implemented in a virtual environment to network teachers who teach in adult education. The objective of this research is to analyze interactions teachers who teach Mathematics in EJA. It is taken as reference the professional interactions established in the forums first half of 2014. The analysis is guided in the discursive typologies proposed by Bairral (2007) for analysis of discussion forums. The thematic forum 3, two groups were considered a unit of analysis. The results indicate that the forum can become a fruitful space, if well planned, can contribute to the collective and individual development. The analysis of messages using typologies help you understand the intentionality of speech as well as realize elements such as the presence of reflection on practice, strategies and evidence demonstrating that rethought teachers on the subject which is common (polynomial of the 1st degree Function), which they took into account the context for the public EJA. Thus, it was possible to see, from the interactions, there was a maturation of the professionals involved. Another interesting observation was the realization that argumentative nature messages tend to boost the continuity of the discussion. Therefore, proposals based on experience and daily life tend to be more relevant for in service continuing educationeng
dc.contributor.advisor1Bairral, Marcelo Almeida
dc.contributor.advisor1ID166198706por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0159010164759435por
dc.contributor.referee1Esquincalha, Agnaldo da Conceição
dc.contributor.referee2Motta, Flávia Miller Nethe
dc.creator.ID109.853.507-33por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9757136225640975por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
dc.relation.referencesREFERÊNCIAS REFERÊNCIAS REFERÊNCIAS REFERÊNCIAS ALVES, E. A. T. D. Vivências e Percepções de acadêmicos de enfermagem em fórum online. 2013. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. ARAUJO, E. M. de. Avaliação do pensamento crítico e da presença cognitiva em fórum de discussão online. 2014. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo. BAIRRAL, M. A. Desenvolvendo-se criticamente em Matemática: a formação continuada em ambientes virtualizados. In: FIORENTINI, D.; NACARATO, A. M. (Orgs.). Cultura, formação e desenvolvimento profissinal de professores que ensinam Matemática: investigando e teorizando a partir da prática. São Paulo: Musa Editora; p. 49-67, 2005. _______________.Discurso, Interação e Aprendizagem Matemática em Ambientes Virtuais a Distância. Seropédica: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro UFRRJ, 2007. _______________.Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação e Educação Matemática. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro UFRRJ, 2012. _______________.Uma Revisão da Literatura Nacional sobre a Aprendizagem em Contextos à Distância. Revista ACTA Tecnológica - Revista Científica - ISSN 1982-422X , Vol. 5, número 2, p.189-216, jul-dez. 2010. ______________. O Uso do chat e de fórum de discussão em uma educação matemática inclusiva. Seropédica: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro UFRRJ, 2013. BARBERÀ, E.; BADIA, A.; MOMINÓ, J. M. La incógnita de la Educación a Distância. Barcelona: Cuadernos de Educación, 2001. BEZERRA, C.; SANTOS, C. E. R. dos.; FERNANDES, S. H. A. A. Contribuições de alunos cegos e de aluno surdos resolvendo problemas matemáticos em Fóruns de discussão. In: BAIRRAL, M. A. O uso do chat e de fórum de discussão em uma educação matemática inclusiva. Seropédica: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro UFRRJ, p. 65-112, 2013. BEZERRA, C. A interação entre aprendizes surdos utilizando o fórum de discussão: limites e potencialidades. 2012. Dissertação (Mestrado) – Universidade Bandeirante de São Paulo, São Paulo. BRITTO, S. M. de A. C. R. de. Saberes Docentes e Formação Continuada na Docência Online. Disponível em: <http://etic2009.files.wordpress.com/2009/09/sheilane-britto.pdf>. Acesso em: 20 de junho de 2015. BRUNELLI, O. A. Concepções de EJA, de Ensino e de Aprendizagem de Matemática de Formadores de Professores e suas implicações na oferta de formação continuada para docentes de Matemática. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação). Instituto de Educação/IE, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá. 105 CAMPELO, N. do C. S. Investigando percepções e desvelando reflexões do professor de matemática no processo de formação continuada. 2011. Dissertação (Mestrado Acadêmico). Universidade Bandeirante de São Paulo, São Paulo. CANDAU, V. M. F. A formação continuada de professores: tendências atuais. In: REALI, Aline de M. R.; MIZUKAMI, M. da G. N. (Orgs). Formação de professores: tendências atuais: São Carlos: EDUFSCar, 1996. p. 139-152. CAVALCANTI, L. de S. Cotidiano, mediação pedagógica e formação de conceitos: uma contribuição de Vygotsky ao ensino de geografia. In: Cadernos CEDES, V. 25, Nº 66, 2005. CUNHA, A. L. A. Ações mediadoras de alunos no fórum de um curso semipresencial de especialização. 2012. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) – Universidade Católica de São Paulo, São Paulo. ESQUINCALHA, A. C. (Org.); ESQUINCALHA, A. C. (Org.); ESQUINCALHA, A. C. (Org.); ESQUINCALHA, A. C. (Org.); ESQUINCALHA, A. C. (Org.); ESQUINCALHA, A. C. (Org.); ESQUINCALHA, A. C. (Org.); ESQUINCALHA, A. C. (Org.); ESQUINCALHA, A. C. (Org.); ESQUINCALHA, A. C. (Org.); ESQUINCALHA, A. C. (Org.); ESQUINCALHA, A. C. (Org.); ESQUINCALHA, A. C. (Org.); ESQUINCALHA, A. C. (Org.); ESQUINCALHA, A. C. (Org.); ESQUINCALHA, A. C. (Org.); XAVIER, XAVIER,XAVIER,XAVIER, G. P. O (Org.); PINTO, G. M. F. Org.) (Org.); PINTO, G. M. F. Org.)(Org.); PINTO, G. M. F. (Org.)(Org.); PINTO, G. M. F. (Org.) (Org.); PINTO, G. M. F. Org.)(Org.); PINTO, G. M. F. (Org.)(Org.); PINTO, G. M. F. (Org.)(Org.); PINTO, G. M. F. (Org.) (Org.); PINTO, G. M. F. Org.) (Org.); PINTO, G. M. F. Org.)(Org.); PINTO, G. M. F. (Org.)(Org.); PINTO, G. M. F. (Org.) (Org.); PINTO, G. M. F. Org.) (Org.); PINTO, G. M. F. Org.)(Org.); PINTO, G. M. F. (Org.)(Org.); PINTO, G. M. F. (Org.)(Org.); PINTO, G. M. F. (Org.)(Org.); PINTO, G. M. F. (Org.) (Org.); PINTO, G. M. F. Org.)(Org.); PINTO, G. M. F. (Org.)(Org.); PINTO, G. M. F. (Org.) ; BAIRRAL, ; BAIRRAL, ; BAIRRAL, ; BAIRRAL, ; BAIRRAL, ; BAIRRAL, ; BAIRRAL, ; BAIRRAL, ; BAIRRAL, ; BAIRRAL, ; BAIRRAL, M. A. (Org.). M. A. (Org.). M. A. (Org.). M. A. (Org.). M. A. (Org.). M. A. (Org.). M. A. (Org.). O desenvolvimento profissional no Projeto Nova EJA da SEEDUC O desenvolvimento profissional no Projeto Nova EJA da SEEDUC O desenvolvimento profissional no Projeto Nova EJA da SEEDUC O desenvolvimento profissional no Projeto Nova EJA da SEEDUC O desenvolvimento profissional no Projeto Nova EJA da SEEDUC O desenvolvimento profissional no Projeto Nova EJA da SEEDUC O desenvolvimento profissional no Projeto Nova EJA da SEEDUC O desenvolvimento profissional no Projeto Nova EJA da SEEDUC O desenvolvimento profissional no Projeto Nova EJA da SEEDUC O desenvolvimento profissional no Projeto Nova EJA da SEEDUC O desenvolvimento profissional no Projeto Nova EJA da SEEDUCO desenvolvimento profissional no Projeto Nova EJA da SEEDUC O desenvolvimento profissional no Projeto Nova EJA da SEEDUC O desenvolvimento profissional no Projeto Nova EJA da SEEDUC O desenvolvimento profissional no Projeto Nova EJA da SEEDUCO desenvolvimento profissional no Projeto Nova EJA da SEEDUC O desenvolvimento profissional no Projeto Nova EJA da SEEDUC O desenvolvimento profissional no Projeto Nova EJA da SEEDUC O desenvolvimento profissional no Projeto Nova EJA da SEEDUCO desenvolvimento profissional no Projeto Nova EJA da SEEDUCO desenvolvimento profissional no Projeto Nova EJA da SEEDUC O desenvolvimento profissional no Projeto Nova EJA da SEEDUC O desenvolvimento profissional no Projeto Nova EJA da SEEDUC -/RJ : um : um : um olhar na formação continuada de professores que ensinam Matemática. 1. ed. Rio Janeiro: olhar na formação continuada de professores que ensinam Matemática. 1. ed. Rio Janeiro: olhar na formação continuada de professores que ensinam Matemática. 1. ed. Rio Janeiro: olhar na formação continuada de professores que ensinam Matemática. 1. ed. Rio Janeiro: olhar na formação continuada de professores que ensinam Matemática. 1. ed. Rio Janeiro: olhar na formação continuada de professores que ensinam Matemática. 1. ed. Rio Janeiro: olhar na formação continuada de professores que ensinam Matemática. 1. ed. Rio Janeiro: olhar na formação continuada de professores que ensinam Matemática. 1. ed. Rio Janeiro: olhar na formação continuada de professores que ensinam Matemática. 1. ed. Rio Janeiro: olhar na formação continuada de professores que ensinam Matemática. 1. ed. Rio Janeiro: olhar na formação continuada de professores que ensinam Matemática. 1. ed. Rio Janeiro: olhar na formação continuada de professores que ensinam Matemática. 1. ed. Rio Janeiro: olhar na formação continuada de professores que ensinam Matemática. 1. ed. Rio Janeiro: olhar na formação continuada de professores que ensinam Matemática. 1. ed. Rio Janeiro: olhar na formação continuada de professores que ensinam Matemática. 1. ed. Rio Janeiro: olhar na formação continuada de professores que ensinam Matemática. 1. ed. Rio Janeiro: olhar na formação continuada de professores que ensinam Matemática. 1. ed. Rio Janeiro: olhar na formação continuada de professores que ensinam Matemática. 1. ed. Rio Janeiro: olhar na formação continuada de professores que ensinam Matemática. 1. ed. Rio Janeiro: olhar na formação continuada de professores que ensinam Matemática. 1. ed. Rio Janeiro: olhar na formação continuada de professores que ensinam Matemática. 1. ed. Rio Janeiro: olhar na formação continuada de professores que ensinam Matemática. 1. ed. Rio Janeiro: olhar na formação continuada de professores que ensinam Matemática. 1. ed. Rio Janeiro: olhar na formação continuada de professores que ensinam Matemática. 1. ed. Rio Janeiro: olhar na formação continuada de professores que ensinam Matemática. 1. ed. Rio Janeiro: olhar na formação continuada de professores que ensinam Matemática. 1. ed. Rio Janeiro: olhar na formação continuada de professores que ensinam Matemática. 1. ed. Rio Janeiro: olhar na formação continuada de professores que ensinam Matemática. 1. ed. Rio Janeiro: olhar na formação continuada de professores que ensinam Matemática. 1. ed. Rio Janeiro: olhar na formação continuada de professores que ensinam Matemática. 1. ed. Rio Janeiro: olhar na formação continuada de professores que ensinam Matemática. 1. ed. Rio Janeiro: olhar na formação continuada de professores que ensinam Matemática. 1. ed. Rio Janeiro: olhar na formação continuada de professores que ensinam Matemática. 1. ed. Rio Janeiro: olhar na formação continuada de professores que ensinam Matemática. 1. ed. Rio Janeiro: olhar na formação continuada de professores que ensinam Matemática. 1. ed. Rio Janeiro: olhar na formação continuada de professores que ensinam Matemática. 1. ed. Rio Janeiro: olhar na formação continuada de professores que ensinam Matemática. 1. ed. Rio Janeiro: olhar na formação continuada de professores que ensinam Matemática. 1. ed. Rio Janeiro: olhar na formação continuada de professores que ensinam Matemática. 1. ed. Rio Janeiro: olhar na formação continuada de professores que ensinam Matemática. 1. ed. Rio Janeiro: olhar na formação continuada de professores que ensinam Matemática. 1. ed. Rio Janeiro: olhar na formação continuada de professores que ensinam Matemática. 1. ed. Rio Janeiro: olhar na formação continuada de professores que ensinam Matemática. 1. ed. Rio Janeiro: CECIERJ, 2014. v. 1. 114p.CECIERJ, 2014. v. 1. 114p. CECIERJ, 2014. v. 1. 114p.CECIERJ, 2014. v. 1. 114p. CECIERJ, 2014. v. 1. 114p. CECIERJ, 2014. v. 1. 114p. CECIERJ, 2014. v. 1. 114p.CECIERJ, 2014. v. 1. 114p. FÉLIX, S. F. A Interação em Fórum de Ambiente Virtual de Aprendizagem. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Lingüística Aplicada) - Universidade Federal de Rio Grande, Pelotas. FICHTNER, B. Introdução na abordagem histórico-cultural de Vygostky e seus colaboradores. Disp. Em: http://www3.fe.usp.br/secoes/inst/novo/agenda_eventos/docente/PDF_SWF/226Reader%20Vygotskij.pdf Acesso em: dezembro de 2014. GIL, A. C. G. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Editora Atlas, 2008. GOES, M. C. R. de. & CRUZ, M. N. de. Sentido, significado e conceito: notas sobre as contribuições de Lev Vigotski. In: Revista Pró-Posições, v. 17, nº2 (50), maio/agosto, 2006. Disp. em http://www.proposicoes.fe.unicamp.br/~proposicoes/textos/50_dossie_goes_mcr_etal.pdf. Acesso em: março de 2013 . GOFFMAN, E. The presentation of self in everyday life, 1959. In: BAIRRAL, Marcelo Almeida. O uso de chat e de fórum de discussão em uma educação matemática inclusiva. Rio de Janeiro: Edur, 2015, p, 117. LOBATO, M. C. A. Mediações docentes em fóruns educacionais do curso de Letras da Universidade Federal do Pará. 2012. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Universidade Católica de São Paulo, São Paulo. Manual EJA. Disponível em: <http://projetoseeduc.cecierj.edu.br/eja/manual-eja.pdf>. Acesso em: 15 de junho de 2015. 106 MEDEIROS, A. P. M. de. Semelhança de triângulos: dos livros do passado à formação continuada de professores via EaD. 2012. Dissertação (Mestrado). Universidade Severino Sombra, Vassouras. MEDEIROS, L. G. F. de. Dando movimento à forma: as transformações geométricas no plano na formação continuada a distância de professores de Matemática. 2012. Dissertação (Mestrado). Universidade Severino Sombra, Vassouras. MELLO, E.de F. F. de.; TEIXEIRA, A. C. A interação social descrita por Vigotski e sua possível ligação com a aprendizagem colaborativa através das tecnologias de rede. IX Anped Sul. Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 2012. MELLO, R. R.; BRAGA, F. M.; GABASSA, V. Comunidades de Aprendizagem outra escola é possível. São Carlos: EduFCar, 2012. MISKULIN, R. S.; SILVA, M. da R. C.; ROSA, M. Formação Continuada de Professores de Matemática: O Desenvolvimento de Comunidades de Prática Baseadas na Tecnologia. In: TE&ET Revista Iberoamericana de Tecnologia em Educacíon y Educacíon em Tecnologia. nº 3, p. 63-69, 2009. MORAIS, C. M. M.; MIRANDA, L. A. V., & DIAS, P. M. B. Formas de interação em discussões online. In: Revista da FACED (12), 151-167, 2007. OLIVEIRA, A. Formação Continuada de Professores de Matemática a Distância: estar junto virtual e habitar ambientes virtuais de aprendizagem. 2012. 85 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Campo Grande. OLIVEIRA, G.P. (2011) O Fórum em um Ambiente Virtual de Aprendizado Colaborativo. Disponível em: <http://www4.pucsp.br/tead/n2/pdf/artigo3.pdf>. Acesso em agosto de 2015. OLIVEIRA, R. T.; ROCHA, E. R. da. O olhar dos professores de Matemática que atuam na EJA sobre a formação continuada oferecida pela Secretaria de Educação do Estado do Amapá: Primeiras aproximações. VIII Colóquio Internacional Paulo Freire. Educação como prática da Liberdade: saberes, vivências e (re)leituras em Paulo Freire. Recife, 2013. OLIVEIRA, M. M. de. Como fazer pesquisa qualitativa. Recife: Ed. Bagaço, 2005. PIMENTA, S. G. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In PIMENTA, Sema Garrido; GHEDIN, Evandro (Orgs.). Professor Reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2005. SALDANHA, C. T. Interação nos fóruns de discussão: uma análise linguística. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFSC) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. SANTOS, C. E. R. dos. Interações de aprendizes cegos em fóruns de discussão em um ambiente virtual de aprendizagem Matemática. 2012. Dissertação (Mestrado) - Universidade Bandeirante de São Paulo, São Paulo. 107 SCHEFFER, N.F; BRESSAN, J. Z.; CORRÊA, R. M. Narrativas Matemáticas: linguagem verbal e não-verbal, a argumentação e os registros de representação na discussão do tema funções com auxílio de tecnologias. In: JAHN, Ana Paula; ALLEVATO, Norma Suely (Org.). Tecnologias e educação matemática: ensino, aprendizagem e formação de professores. Recife: SEBEM, p. 125-144, 2010. SILVA, K. W. A. da. A educação de jovens e adultos na formação de professores de matemática: expectativas e desafios. 2012. Dissertação (Mestrado – Programa de Pós-Graduação em Educação). Universidade de São Paulo, São Paulo. SILVA, L. P. da. As dificuldades de comunicação argumentativas em fóruns de discussão online com finalidade pedagógica. 2010. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem). Universidade Católica de São Paulo, São Paulo. SILVA, M. L. da. Discussões em fóruns voltados para o trabalho colaborativo online: um estudo de caso. 2011. Dissertação (Mestrado em Linguística de Ciências e Letras). Universidade Estadual Paulista, Araraquara. SOUZA, C. M. L. de.; HUEARA, L.; BATISTA, C. G.; LAPLANE, A.L. F. de. Formação de conceitos por crianças com necessidades especiais. In: Revista Psicologia em Estudo, v. 15, nº 3, 2010. SMOLKA, A. L. B.. O (im)próprio e o (im)pertinente na apropriação das práticas sociais. In: Cadernos CEDES, nº 50, 2000. TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. 8ª Ed. Petrópolis, RJ. Vozes, 2002. TARDIF, M.; RAYMOND, D. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. In: Educação & Sociedade, ano XXI. nº 73, p. 209-244, 2000. VASCONCELOS, G. P. de. Estratégias interativas docentes em fóruns de discussão do ensino a distância: uma abordagem enunciativa. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa. VIGOTSKIVIGOTSKIVIGOTSKI VIGOTSKI VIGOTSKIVIGOTSKI, L. S. , L. S. , L. S. , L. S. , L. S. , L. S. A construção do pensamento e da linguagemA construção do pensamento e da linguagemA construção do pensamento e da linguagemA construção do pensamento e da linguagem A construção do pensamento e da linguagem A construção do pensamento e da linguagem A construção do pensamento e da linguagem A construção do pensamento e da linguagem A construção do pensamento e da linguagem A construção do pensamento e da linguagem A construção do pensamento e da linguagemA construção do pensamento e da linguagem A construção do pensamento e da linguagemA construção do pensamento e da linguagemA construção do pensamento e da linguagem A construção do pensamento e da linguagem A construção do pensamento e da linguagem A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, . São Paulo: Martins Fontes, . São Paulo: Martins Fontes, . São Paulo: Martins Fontes, . São Paulo: Martins Fontes, . São Paulo: Martins Fontes, . São Paulo: Martins Fontes, . São Paulo: Martins Fontes, . São Paulo: Martins Fontes, . São Paulo: Martins Fontes, . São Paulo: Martins Fontes, . São Paulo: Martins Fontes, . São Paulo: Martins Fontes, . São Paulo: Martins Fontes, . São Paulo: Martins Fontes, . São Paulo: Martins Fontes, 2001. VYGOTSKY, L. S. VYGOTSKY, L. S. VYGOTSKY, L. S. VYGOTSKY, L. S. VYGOTSKY, L. S. VYGOTSKY, L. S. VYGOTSKY, L. S. VYGOTSKY, L. S. VYGOTSKY, L. S. A formação A formação A formação A formação A formação social da mente social da mente social da mentesocial da mente social da mente social da mente . 1.ed. Trad. José Cipolla Neto, Luis Silveira . 1.ed. Trad. José Cipolla Neto, Luis Silveira . 1.ed. Trad. José Cipolla Neto, Luis Silveira . 1.ed. Trad. José Cipolla Neto, Luis Silveira . 1.ed. Trad. José Cipolla Neto, Luis Silveira . 1.ed. Trad. José Cipolla Neto, Luis Silveira . 1.ed. Trad. José Cipolla Neto, Luis Silveira . 1.ed. Trad. José Cipolla Neto, Luis Silveira . 1.ed. Trad. José Cipolla Neto, Luis Silveira . 1.ed. Trad. José Cipolla Neto, Luis Silveira . 1.ed. Trad. José Cipolla Neto, Luis Silveira . 1.ed. Trad. José Cipolla Neto, Luis Silveira . 1.ed. Trad. José Cipolla Neto, Luis Silveira . 1.ed. Trad. José Cipolla Neto, Luis Silveira . 1.ed. Trad. José Cipolla Neto, Luis Silveira . 1.ed. Trad. José Cipolla Neto, Luis Silveira . 1.ed. Trad. José Cipolla Neto, Luis Silveira . 1.ed. Trad. José Cipolla Neto, Luis Silveira . 1.ed. Trad. José Cipolla Neto, Luis Silveira . 1.ed. Trad. José Cipolla Neto, Luis Silveira . 1.ed. Trad. José Cipolla Neto, Luis Silveira Menna Barreto e Solange Castro Afeche. São Paulo: Martins Fontes, 1984. (Psicologia Menna Barreto e Solange Castro Afeche. São Paulo: Martins Fontes, 1984. (Psicologia Menna Barreto e Solange Castro Afeche. São Paulo: Martins Fontes, 1984. (Psicologia Menna Barreto e Solange Castro Afeche. São Paulo: Martins Fontes, 1984. (Psicologia Menna Barreto e Solange Castro Afeche. São Paulo: Martins Fontes, 1984. (Psicologia Menna Barreto e Solange Castro Afeche. São Paulo: Martins Fontes, 1984. (Psicologia Menna Barreto e Solange Castro Afeche. São Paulo: Martins Fontes, 1984. (Psicologia Menna Barreto e Solange Castro Afeche. São Paulo: Martins Fontes, 1984. (Psicologia Menna Barreto e Solange Castro Afeche. São Paulo: Martins Fontes, 1984. (Psicologia Menna Barreto e Solange Castro Afeche. São Paulo: Martins Fontes, 1984. (Psicologia Menna Barreto e Solange Castro Afeche. São Paulo: Martins Fontes, 1984. (Psicologia Menna Barreto e Solange Castro Afeche. São Paulo: Martins Fontes, 1984. (Psicologia Menna Barreto e Solange Castro Afeche. São Paulo: Martins Fontes, 1984. (Psicologia Menna Barreto e Solange Castro Afeche. São Paulo: Martins Fontes, 1984. (Psicologia Menna Barreto e Solange Castro Afeche. São Paulo: Martins Fontes, 1984. (Psicologia Menna Barreto e Solange Castro Afeche. São Paulo: Martins Fontes, 1984. (Psicologia Menna Barreto e Solange Castro Afeche. São Paulo: Martins Fontes, 1984. (Psicologia Menna Barreto e Solange Castro Afeche. São Paulo: Martins Fontes, 1984. (Psicologia Menna Barreto e Solange Castro Afeche. São Paulo: Martins Fontes, 1984. (Psicologia Menna Barreto e Solange Castro Afeche. São Paulo: Martins Fontes, 1984. (Psicologia Menna Barreto e Solange Castro Afeche. São Paulo: Martins Fontes, 1984. (Psicologia Menna Barreto e Solange Castro Afeche. São Paulo: Martins Fontes, 1984. (Psicologia Menna Barreto e Solange Castro Afeche. São Paulo: Martins Fontes, 1984. (Psicologia Menna Barreto e Solange Castro Afeche. São Paulo: Martins Fontes, 1984. (Psicologia Menna Barreto e Solange Castro Afeche. São Paulo: Martins Fontes, 1984. (Psicologia Menna Barreto e Solange Castro Afeche. São Paulo: Martins Fontes, 1984. (Psicologia Menna Barreto e Solange Castro Afeche. São Paulo: Martins Fontes, 1984. (Psicologia Menna Barreto e Solange Castro Afeche. São Paulo: Martins Fontes, 1984. (Psicologia Menna Barreto e Solange Castro Afeche. São Paulo: Martins Fontes, 1984. (Psicologia Menna Barreto e Solange Castro Afeche. São Paulo: Martins Fontes, 1984. (Psicologia Menna Barreto e Solange Castro Afeche. São Paulo: Martins Fontes, 1984. (Psicologia Menna Barreto e Solange Castro Afeche. São Paulo: Martins Fontes, 1984. (Psicologia Menna Barreto e Solange Castro Afeche. São Paulo: Martins Fontes, 1984. (Psicologia Menna Barreto e Solange Castro Afeche. São Paulo: Martins Fontes, 1984. (Psicologia Menna Barreto e Solange Castro Afeche. São Paulo: Martins Fontes, 1984. (Psicologia Menna Barreto e Solange Castro Afeche. São Paulo: Martins Fontes, 1984. (Psicologia Menna Barreto e Solange Castro Afeche. São Paulo: Martins Fontes, 1984. (Psicologia Menna Barreto e Solange Castro Afeche. São Paulo: Martins Fontes, 1984. (Psicologia Menna Barreto e Solange Castro Afeche. São Paulo: Martins Fontes, 1984. (Psicologia Menna Barreto e Solange Castro Afeche. São Paulo: Martins Fontes, 1984. (Psicologia Menna Barreto e Solange Castro Afeche. São Paulo: Martins Fontes, 1984. (Psicologia Pedagogia).Pedagogia).Pedagogia). Pedagogia).Pedagogia).Pedagogia).Pedagogia).Pedagogia).Pedagogia). WOODS, P. WOODS, P. WOODS, P. WOODS, P. Investigar a Arde de Ensinar Investigar a Arde de EnsinarInvestigar a Arde de Ensinar Investigar a Arde de Ensinar Investigar a Arde de Ensinar Investigar a Arde de Ensinar Investigar a Arde de Ensinar Investigar a Arde de Ensinar . Porto: Porto Editora, 1999. . Porto: Porto Editora, 1999. . Porto: Porto Editora, 1999. . Porto: Porto Editora, 1999. XAVIER, XAVIER,XAVIER,XAVIER, G. P. O.; BAIRRAL, .; BAIRRAL,.; BAIRRAL,.; BAIRRAL, .; BAIRRAL,.; BAIRRAL,.; BAIRRAL, M. A M. A. Análise de interações em um fórum discussão do Análise de interações em um fórum discussão do Análise de interações em um fórum discussão do Análise de interações em um fórum discussão do Análise de interações em um fórum discussão do Análise de interações em um fórum discussão do Análise de interações em um fórum discussão do Análise de interações em um fórum discussão do Análise de interações em um fórum discussão do Análise de interações em um fórum discussão do Análise de interações em um fórum discussão do Análise de interações em um fórum discussão do Análise de interações em um fórum discussão do Análise de interações em um fórum discussão do Análise de interações em um fórum discussão do Análise de interações em um fórum discussão do Análise de interações em um fórum discussão do Análise de interações em um fórum discussão do Análise de interações em um fórum discussão do Análise de interações em um fórum discussão do Análise de interações em um fórum discussão do Projeto EJA da SEEDUC/RJ Projeto EJA da SEEDUC/RJ Projeto EJA da SEEDUC/RJ Projeto EJA da SEEDUC/RJProjeto EJA da SEEDUC/RJProjeto EJA da SEEDUC/RJ Projeto EJA da SEEDUC/RJProjeto EJA da SEEDUC/RJ Projeto EJA da SEEDUC/RJProjeto EJA da SEEDUC/RJProjeto EJA da SEEDUC/RJ . In: . In: . In: ESQUINCALHA, A. C. (Org.); ESQUINCALHA, A. C. (Org.); ESQUINCALHA, A. C. (Org.); ESQUINCALHA, A. C. (Org.); ESQUINCALHA, A. C. (Org.); ESQUINCALHA, A. C. (Org.); ESQUINCALHA, A. C. (Org.); ESQUINCALHA, A. C. (Org.); ESQUINCALHA, A. C. (Org.); ESQUINCALHA, A. C. (Org.); ESQUINCALHA, A. C. (Org.); ESQUINCALHA, A. C. (Org.); ESQUINCALHA, A. C. (Org.); ESQUINCALHA, A. C. (Org.); XAVIER, XAVIER,XAVIER, XAVIER,XAVIER, G. P. O (Org.); (Org.); (Org.); (Org.); (Org.); PINTO, G. M. F. (Org.)PINTO, G. M. F. (Org.)PINTO, G. M. F. (Org.) PINTO, G. M. F. (Org.) PINTO, G. M. F. (Org.)PINTO, G. M. F. (Org.)PINTO, G. M. F. (Org.)PINTO, G. M. F. (Org.) PINTO, G. M. F. (Org.)PINTO, G. M. F. (Org.)PINTO, G. M. F. (Org.)PINTO, G. M. F. (Org.) PINTO, G. M. F. (Org.)PINTO, G. M. F. (Org.)PINTO, G. M. F. (Org.) ; BAIRRAL, M. A. (Org.). ; BAIRRAL, M. A. (Org.). ; BAIRRAL, M. A. (Org.). ; BAIRRAL, M. A. (Org.). ; BAIRRAL, M. A. (Org.). ; BAIRRAL, M. A. (Org.). ; BAIRRAL, M. A. (Org.). ; BAIRRAL, M. A. (Org.). ; BAIRRAL, M. A. (Org.). ; BAIRRAL, M. A. (Org.). ; BAIRRAL, M. A. (Org.). ; BAIRRAL, M. A. (Org.). ; BAIRRAL, M. A. (Org.). ; BAIRRAL, M. A. (Org.). ; BAIRRAL, M. A. (Org.). ; BAIRRAL, M. A. (Org.). ; BAIRRAL, M. A. (Org.). O desenvolvimento profissional no Projeto O desenvolvimento profissional no Projeto O desenvolvimento profissional no Projeto O desenvolvimento profissional no Projeto O desenvolvimento profissional no Projeto O desenvolvimento profissional no Projeto O desenvolvimento profissional no Projeto O desenvolvimento profissional no Projeto O desenvolvimento profissional no Projeto O desenvolvimento profissional no Projeto O desenvolvimento profissional no Projeto O desenvolvimento profissional no Projeto O desenvolvimento profissional no Projeto O desenvolvimento profissional no Projeto O desenvolvimento profissional no Projeto O desenvolvimento profissional no Projeto Nova EJA da SEEDUCNova EJA da SEEDUC Nova EJA da SEEDUC Nova EJA da SEEDUC Nova EJA da SEEDUCNova EJA da SEEDUCNova EJA da SEEDUC Nova EJA da SEEDUC Nova EJA da SEEDUC -/RJ : um ol : um ol : um ol har na formação continuada de professores que ensinam har na formação continuada de professores que ensinam har na formação continuada de professores que ensinam har na formação continuada de professores que ensinam har na formação continuada de professores que ensinam har na formação continuada de professores que ensinam har na formação continuada de professores que ensinam har na formação continuada de professores que ensinam har na formação continuada de professores que ensinam har na formação continuada de professores que ensinam har na formação continuada de professores que ensinam har na formação continuada de professores que ensinam har na formação continuada de professores que ensinam har na formação continuada de professores que ensinam har na formação continuada de professores que ensinam har na formação continuada de professores que ensinam har na formação continuada de professores que ensinam har na formação continuada de professores que ensinam har na formação continuada de professores que ensinam har na formação continuada de professores que ensinam har na formação continuada de professores que ensinam har na formação continuada de professores que ensinam har na formação continuada de professores que ensinam har na formação continuada de professores que ensinam har na formação continuada de professores que ensinam har na formação continuada de professores que ensinam 108 Matemática. 1. ed. Rio de Janeiro: CECIERJ, 2014. v. 114p. Matemática. 1. ed. Rio de Janeiro: CECIERJ, 2014. v. 114p. Matemática. 1. ed. Rio de Janeiro: CECIERJ, 2014. v. 114p. Matemática. 1. ed. Rio de Janeiro: CECIERJ, 2014. v. 114p.Matemática. 1. ed. Rio de Janeiro: CECIERJ, 2014. v. 114p.Matemática. 1. ed. Rio de Janeiro: CECIERJ, 2014. v. 114p. Matemática. 1. ed. Rio de Janeiro: CECIERJ, 2014. v. 114p. Matemática. 1. ed. Rio de Janeiro: CECIERJ, 2014. v. 114p. Matemática. 1. ed. Rio de Janeiro: CECIERJ, 2014. v. 114p.Matemática. 1. ed. Rio de Janeiro: CECIERJ, 2014. v. 114p. Matemática. 1. ed. Rio de Janeiro: CECIERJ, 2014. v. 114p.Matemática. 1. ed. Rio de Janeiro: CECIERJ, 2014. v. 114p. Matemática. 1. ed. Rio de Janeiro: CECIERJ, 2014. v. 114p. Matemática. 1. ed. Rio de Janeiro: CECIERJ, 2014. v. 114p. Matemática. 1. ed. Rio de Janeiro: CECIERJ, 2014. v. 114p.Matemática. 1. ed. Rio de Janeiro: CECIERJ, 2014. v. 114p. Matemática. 1. ed. Rio de Janeiro: CECIERJ, 2014. v. 114p. Matemática. 1. ed. Rio de Janeiro: CECIERJ, 2014. v. 114p. Matemática. 1. ed. Rio de Janeiro: CECIERJ, 2014. v. 114p. Matemática. 1. ed. Rio de Janeiro: CECIERJ, 2014. v. 114p. ZULATTO, R. B. A. Aprendizagem matemática colaborativa em um curso online de formação continuada de professores. In: JAHN, Ana Paula; ALLEVATO, Norma Suely (Org.). Tecnologias e educação matemática: ensino, aprendizagem e formação de professores. Recife: SEBEM, p. 125-144, 2010.por
dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/5357/2016%20-%20Gisele%20Pereira%20de%20Oliveira%20Xavier.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/20068/2016%20-%20Gisele%20Pereira%20de%20Oliveira%20Xavier.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/26349/2016%20-%20Gisele%20Pereira%20de%20Oliveira%20Xavier.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/32796/2016%20-%20Gisele%20Pereira%20de%20Oliveira%20Xavier.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/39138/2016%20-%20Gisele%20Pereira%20de%20Oliveira%20Xavier.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/45550/2016%20-%20Gisele%20Pereira%20de%20Oliveira%20Xavier.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/51924/2016%20-%20Gisele%20Pereira%20de%20Oliveira%20Xavier.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/58374/2016%20-%20Gisele%20Pereira%20de%20Oliveira%20Xavier.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1677
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2017-05-22T12:01:50Z No. of bitstreams: 1 2016 - Gisele Pereira de Oliveira Xavier.pdf: 2559868 bytes, checksum: 19df920b595a9e736937b2f72ddb7bf5 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2017-05-22T12:01:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016 - Gisele Pereira de Oliveira Xavier.pdf: 2559868 bytes, checksum: 19df920b595a9e736937b2f72ddb7bf5 (MD5) Previous issue date: 2016-01-28eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016 - Gisele Pereira de Oliveira Xavier.pdf2016 - Gisele Pereira de Oliveira Xavier2.5 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.