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dc.contributor.authorCampos, Laís Silva
dc.date.accessioned2023-12-22T02:41:17Z-
dc.date.available2023-12-22T02:41:17Z-
dc.date.issued2021-12-20
dc.identifier.citationCAMPOS, Laís Silva. Gênero na formação docente da UFRRJ e na Educação Física escolar do Ensino Médio: um debate sobre discriminações. 2021. 79 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2021.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13140-
dc.description.abstractEste estudo discute sobre como a questão de gênero e sexualidades dentro da formação docente de Educação Física da UFRRJ pode interferir nas aulas das/os egressas/os desta disciplina no Ensino Médio do Estado do Rio de Janeiro. Através de uma observação informal durante dois anos em que estive no PIBID (Programa Institucional de Iniciação à Docência) percebi dificuldades das/os professoras/es de Educação Física em lidar com situações que surgiam durante suas aulas que envolvessem essa temática, como, por exemplo, a divisão por gênero nas atividades. Daí surgiu o questionamento: será que elas/es tiveram em sua formação na UFRRJ o contato com esse tema? E de que forma ou como elas/eles lidam com as situações sobre gênero e sexualidades que se apresentam no cotidiano escolar? Será que elas/eles podem aumentar as discriminações de gênero e de sexualidades se forem professoras/es conservadoras/es? Partindo do pressuposto de que o tema ainda é considerado um tabu em muitos espaços, este estudo pode vir a elucidar e auxiliar em uma práxis pedagógica livre de preconceitos. O referencial teórico deste estudo se pauta em autoras/es pós-estruturalistas, como Foucault, Judith Butler e Guacira Lopes Louro. A pesquisa, de caráter qualitativo, utilizou como ferramenta para coleta de dados entrevistas on-line com roteiro semiestruturado com sete professoras/es de Educação Física egressas/os da UFRRJ. Na análise dos dados foi utilizada a Análise de Conteúdo de Bardin (2016), que consiste em analisar o conteúdo das falas e organizá-las em categorias de acordo com a frequência que foram apresentadas. Como resultado, podemos concluir que a formação docente de Licenciatura em EF da UFRRJ não foi a principal fonte de contato com a temática e que mesmo com o avanço nos debates sobre o assunto, a maioria vivenciou situações de discriminações durante as aulas, partindo de atitudes de professoras/es ou das/os próprias/os alunas/os. Por isso, podemos afiançar que ainda existe uma barreira para atuar de forma segura e assertiva sobre a temática.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectEnsino Médiopor
dc.subjectformação docentepor
dc.subjectGendereng
dc.subjectPhysical Educationeng
dc.subjectHigh Schooleng
dc.subjectTeacher Trainingeng
dc.titleGênero na formação docente da UFRRJ e na Educação Física escolar do Ensino Médio: um debate sobre discriminaçõespor
dc.title.alternativeGender in teacher training in UFRRJ and scholar Physical Education at High School: debating discriminationseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis study discusses how the subject of gender and sexualities within the Physical Education teacher training at UFRRJ can interfere in the classes of the graduates of this discipline in High School in the State of Rio de Janeiro. Through an informal observation during the two years that I was at PIBID (Institutional Teaching Initiation Program) I noticed difficulties of Physical Education teachers in dealing with situations that arose during their classes that involved this theme, such as, for instance, the division by gender in activities. Hence, the question arose: did they have contact with this topic during their training at UFRRJ? And in what way or how do they deal with situations about gender and sexualities that come up in daily school routine? Can they increase gender and sexuality discrimination if they are prejudiced teachers? Assuming that the topic is still considered a taboo in many places, this study may elucidate and help in a pedagogical praxis free from prejudice. The theoretical framework of this study is based on post-structuralist authors, such as Foucault, Judith Butler and Guacira Lopes Louro. The qualitative research used as a tool for data collection interviews with semi-structured scripts with seven Physical Education teachers graduated from UFRRJ. In the data analysis, Bardin's Content Analysis (2016) was used, which consists of analyzing the content of the speeches and organizing them into categories according to the frequency they were presented. As a result, we can conclude that the teacher training of a degree in PE at UFRRJ was not the main source of contact with the subject and that even with the advance in debates on the subject, most experienced situations of discrimination during classes, based on attitudes of teachers or of the students themselves. We can conclude that there is still a barrier to a safe and assertive action on the subject.eng
dc.contributor.advisor1Silva Júnior, Jonas Alves da
dc.contributor.advisor1ID273.018.828-23por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8739436055461717por
dc.contributor.referee1Silva Júnior, Jonas Alves da
dc.contributor.referee2Souza, Gabriela Conceição de
dc.contributor.referee3Brito, Leandro Teófilo de
dc.creator.ID146.729.967-78por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0775915331749207por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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