Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13143
Tipo do documento: Dissertação
Title: A relação público-privado no contexto escolar do município do Rio de Janeiro: um estudo sobre o prêmio ITAÚ-UNICEF
Other Titles: The public-private relationship in the school context of the city of Rio de Janeiro: a study on the ITAÚ-UNICEF award
Authors: Pereira, Amanda de Oliveira
Orientador(a): Lamosa, Rodrigo de Azevedo Cruz
Primeiro membro da banca: Lamosa, Rodrigo de Azevedo Cruz
Segundo membro da banca: Guiot, André Pereira
Terceiro membro da banca: Vieira, Nívea Silva
Quarto membro da banca: Siqueira, Thiago Vasquinho
Keywords: educação pública;empresariamento da educação;parcerias;Public education;education entrepreneurship;partnerships
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 23-Feb-2022
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: PEREIRA, Amanda de Oliveira. A relação público-privado no contexto escolar do município do Rio de Janeiro: um estudo sobre o prêmio ITAÚ-UNICEF. 2022. 215 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2022.
Abstract: A pesquisa de mestrado intitulada “Educação pública a serviço do capital para a burguesia: um estudo a partir do prêmio Itaú-Unicef (1995-2019)” busca estudar e mapear as ações da Fundação Itaú Social ligadas diretamente à educação pública, através de parcerias público-privadas por meio do “Prêmio Itaú-Unicef” que neste ano completa 24 anos desde sua concepção. Foi durante a conjuntura política vivenciada no país na década de 1980 e 1990, com a implementação do novo modelo político-ideológico do neoliberalismo, que é observado o aumento da participação da sociedade civil, principalmente o setor empresarial e bancário, diretamente na educação, seja por meio de parcerias ou por meio da atuação na formulação de políticas públicas educacionais. Neste período passam a ser disseminadas as concepções de “empresa cidadã” e “responsabilidade social” que atuam a fim de transferir a responsabilidade e funções do Estado para a sociedade civil. Tal concepção avança a partir da ampliação e da implementação de uma série de políticas públicas, leis federais como as leis nº 9.637/1998; 9.790/1999 e 11.079/2004, permitindo um cenário favorável para que estes Aparelhos Privados de Hegemonia da classe burguesa, como o caso da Fundação Itaú Social, entrassem nos espaços escolares, com projetos, programas e ações que dizem contribuir para uma educação de “qualidade”. É neste cenário político educacional que foi criado o Prêmio Itaú Unicef, uma iniciativa da Fundação Itaú Social e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). Nesta pesquisa, consideramos imprescindível discutir quais os objetivos e interesses estimulam empresas privadas a buscarem participação no campo da educação pública. Considerando assim o conflito de interesses estabelecido entre a classe trabalhadora e burguesia sobre a finalidade da educação pública, as relações de forças entre as classes dominante e dominada, e a luta pela sua hegemonia. Ademais se tais investimentos não resultam na perda do caráter público da educação, que é estabelecido fruto de anos de um processo de lutas de classe no campo social. Assim partimos da análise documental para mapear os programas e projetos da Fundação Itaú Social, compreender seus objetivos educacionais e indicar as instituições parceiras. Selecionamos um de seus mais antigos programas, que se articula com a ideia de educação integral, em parceria com escolas públicas, o Prêmio Itaú Unicef. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com análise documental, para discutir como a Fundação Itaú Social se insere na esfera educacional, mapeando o seu campo de atuação, levantando os diferentes tipos de estratégias educacionais, a fim de perceber suas concepções sobre educação e quais são as reais intenções envolvidas com a educação pública do país.
Abstract: The master's research entitled "Education at the service of capital for the bourgeoisie: a study based on the Itaú Unicef award (1995-2019)" seeks to study and map the actions of Fundação Itaú Social - directly linked to public education, through public-private partnerships through the “Itaú-Unicef Award”, which this year celebrates 24 years since its creation. It was during the political conjuncture experienced in the country in the 1980s and 1990s, with the implementation of the new political-ideological model of neoliberalism, that the increase in the participation of civil society, especially the business and banking sector, directly in education, be it an increase in the participation of civil society, especially the business and banking sector, was observed, directly in education through partnerships or through the formulation of public educational policies. In this period, the concepts of “citizen company” and “social responsibility” began to be disseminated, acting in order to transfer the responsibility and functions of the State to civil society. This conception advances from the expansion and implementation of a series of public policies, federal laws such as Laws nº 9.637/1998; 9,790/1999 and 11,079/2004, allowing a favorable scenario for these Private Apparatuses of Hegemony of the bourgeois class, as in the case of Fundação Itaú Social, to enter school spaces, with projects, programs and actions that claim to contribute to an education of “ quality". It is in this educational political scenario that the Itaú Unicef Award was created, an initiative of the Itaú Social Foundation and the United Nations Children's Fund (Unicef) with technical coordination of the Center for Studies and Research in Education, Culture and Community Action (Cenpec). In this research, we consider it essential to discuss which objectives and interests encourage private companies to seek participation in the field of public education. Thus considering the conflict of interests established between the working class and the bourgeoisie on the purpose of public education, the relations of forces between the dominant and dominated classes, and the struggle for their hegemony. Furthermore, if such investments do not result in the loss of the public character of education, which is established as a result of years of a process of class struggles in the social field. Thus, we started from document analysis to map the programs and projects of Fundação Itaú Social, understand its educational objectives and indicate partner institutions. We selected one of its oldest programs, which is articulated with the idea of comprehensive education, in partnership with public schools, the Itaú Unicef Award. This is a qualitative research with documental analysis, to discuss how Fundação Itaú Social is inserted in the educational sphere, mapping its field of action, raising the different types of educational strategies, in order to understand its conceptions about education and what they are. the real intentions involved with the country's public education.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13143
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2022 - Amanda de Oliveira Pereira.Pdf1.87 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.