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dc.contributor.authorPipa, Mariana Serrano
dc.date.accessioned2023-12-22T02:41:49Z-
dc.date.available2023-12-22T02:41:49Z-
dc.date.issued2017-04-20
dc.identifier.citationPIPA, Mariana Serrano. Avaliação do processo de ensino-aprendizagem no ensino superior: práticas avaliativas no curso de Educação Física da UFRRJ. 2017. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares). Instituto de Educação / Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2017.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13177-
dc.description.abstractEssa pesquisa se propôs investigar as práticas avaliativas do processo de ensino-aprendizagem no curso de Licenciatura em Educação Física da UFRRJ. O problema que norteou a reflexão e a análise da temática apresentada envolve as constantes inquietações e reflexões acerca do processo de avaliação da aprendizagem educacional, com ênfase na avaliação da aprendizagem no ensino superior: a docência como prática de Inclusão ou Exclusão?. No decorrer dos anos foram deflagradas diversas discussões envolvendo o processo de avaliação do ensino aprendizagem, tanto no campo educacional, como na área da Educação Física. Este processo sofreu diversas modificações em decorrência das transformações estruturais na sociedade, das mudanças no comportamento humano, dos avanços científicos e tecnológicos, entre outros fatores. Novos significados foram sendo incorporados a este processo, com o intuito de tornar a avaliação mais significativa para a aprendizagem, tentando desta forma desenraizar-se daquele método de avaliação tradicional do qual este processo se originou. A metodologia parte de uma pesquisa qualitativa. O método utilizado para a coleta de dados da foi um questionário semiestruturado composto por dez perguntas, abertas e fechadas. A análise dos dados foi realizada com o método de análise de conteúdo proposto por Bardin (2011). Contribuíram, como sujeitos da pesquisa, dezenove discentes do referido curso. Os dados obtidos e analisados apontam que, para esse grupo de discentes, a avaliação da aprendizagem é um elemento importantíssimo do processo de ensino e que se realizada de forma justa e inclusiva pode contribuir para o processo de aprendizagem. Assim, conclui-se que as discussões que envolvem a temática dessa pesquisa tem contribuído para que parte dos docentes incorporem novos conceitos e perspectivas sobre a avaliação, mas isso não reflete mudanças expressivas na realização das práticas avaliativas, tendo em vista que grande parte ainda reproduz formas de avaliação não-inclusivas e classificatórias.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEvaluationeng
dc.subjectHigher educationeng
dc.subjectPhysical Educationeng
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectEnsino Superiorpor
dc.subjectEducação Físicapor
dc.titleAvaliação do processo de ensino-aprendizagem no Ensino Superior: práticas avaliativas no curso de Educação Física da UFRRJpor
dc.title.alternativeThe assessment of the teaching and learning process: Evaluative practices in the Physical Education course at UFRRJeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis research aims to examine the assessment system of the teaching and learning process in the Physical Education degree of UFRRJ. The problem that guided the reflexion and the analysis of the presented topic involves constant worries and reflexions about the process of evaluation of the educational learning, emphasising the learning assessment in higher education: Teaching as an including or excluding practice?. Several discussions were sparked involving the evaluation of the teaching and learning process over the years, both in the educational field and in the Physical Education area as well. This process has undergone several changes due to the structural changes in society, the changes in human behavior, the scientific and technological progress, among other factors. In order to have a more significant assessment form, new meanings were being incorporated to this process, trying , this way to eradicate the traditional evaluation method used before. The methodology assumes a qualitative research.The method used for data collection was a semi-structured questionnaire composed of ten questions, both opened and closed.Data analysis was performed using the content analysis method proposed by Bardin (2011). Nineteen learners of the referred course contributed to this research. The obtained and analyzed data indicate that, for this group of students, the evaluation of learning is an important element of the teaching process and if it is held in a fair and inclusive way, it can contribute to the learning process. Hence, it is concluded that the discussions that involve the theme of this research has been contributing to some teachers to incorporate new concepts and perspectives about assessment, but this does not reflect significant changes in the accomplishment of the evaluative practices, since much of it still reproduces non-inclusive and classificatory assessment forms.eng
dc.contributor.advisor1Gouvêa, Fernando César Ferreira
dc.contributor.advisor1ID118.278.087-30por
dc.contributor.referee1Gouvêa, Fernando César Ferreira
dc.contributor.referee2Souza, Nadia Maria Pereira de
dc.contributor.referee3Leite Filho, Aristeo Gonçalves
dc.creator.ID632.922.117-00por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8601116924699196por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
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