Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13243
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCarneiro, Tatiane da Conceição
dc.date.accessioned2023-12-22T02:43:02Z-
dc.date.available2023-12-22T02:43:02Z-
dc.date.issued2019-08-16
dc.identifier.citationCARNEIRO, Tatiane da Conceição. Mulheres negras professoras doutoras inseridas nos cursos de pós-graduação em Educação e Relações Raciais: um olhar sobre o racismo institucional. 2019. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2019.2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13243-
dc.description.abstractO acesso a educação sempre foi uma necessidade do movimento negro no Brasil e uma batalha por uma sociedade mais igualitária e justa. Essa incessante luta e permanente mobilização resultou em um desejo de que mais mulheres negras tenham acesso ao ambiente universitário, buscando ascensão na carreira social e profissional. Esse trabalho trás uma reflexão de que mulheres negras devem buscar a realização dos seus sonhos. O objetivo desse estudo é destacar a trajetória e a relevância que as mulheres negras têm trazido para o campo das pesquisas. A proposta é investigar o perfil de quatro delas, que possuem doutorado e são docentes inseridas nos cursos de pós-graduação em Educação e em Relações Raciais nas universidades públicas do Rio de Janeiro. Portanto, essa pesquisa objetiva entender a dinâmica do racismo, no âmbito institucional público, e quais desafios são encontrados por docentes negras no desempenho de seu ofício.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProfessoraspor
dc.subjectDoutoraspor
dc.subjectUniversidadespor
dc.subjectRelações raciaispor
dc.subjectTeacherseng
dc.subjectPhDseng
dc.subjectUniversitieseng
dc.subjectRace Relationseng
dc.titleMulheres negras professoras doutoras inseridas nos cursos de pós-graduação em Educação e Relações Raciais: um olhar sobre o racismo institucionalpor
dc.title.alternativeBlak women doctoral teachers inserted in postgraduate courses in education and racial relations : A look at institutional racismeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe access to education has always been a demand of black movements in Brazil and a battle for a more egalitarian and just society. This incessant struggle and permanent mobilization resulted in the desire of several black women to access the university environment, seeking in the teaching career social and professional ascension. This work brings a reflection that more and more black women must to go in search of the fulfillment of their dreams. The objective of this study is to highlight the trajectory and relevance that black women have brought to the field of research. The proposal is to investigate the profile of four of them who have a doctorate and are teachers inserted in postgraduate courses in education and race relations in public universities of Rio de Janeiro. Therefore, this research aims to understand the dynamics of racism within these public institutions and what challenges are faced by black teachers in the performance of their office.eng
dc.contributor.advisor1Silva, Joselina da
dc.contributor.advisor1ID419.248.787-04por
dc.contributor.referee1Silva, Joselina da
dc.contributor.referee2Pereira, Amauri Mendes
dc.contributor.referee3Euclides, Maria Simone
dc.contributor.referee4Jesus, Jaqueline Gomes de
dc.creator.ID092.4735.747-95por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4282195032151766por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
dc.relation.referencesAZERÊDO, Sandra. Teorizando sobre gênero e relações raciais. Estudos Feministas. Rio de Janeiro, nº Especial. p. 203-216. 1994. Disponível em: <http://www.ieg.ufsc.br/admin/downloads/artigos/08112009-064854azeredo.pdf> Acesso em: 15/04/2015. BOURDIEU, Pierre. Escritos de Educação. Petrópolis: Vozes, 1995. BOURDIEU, Pierre. É possível um ato desinteressado? In:. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Campinas: Papirus, 1996. p. 137-156. BERNARDO, Terezinha. Memória em branco e negro: um olhar sobre São Paulo. São Paulo: Educ, 1998. Cadernos Pagu (UNICAMP), Campinas, p. 67-82, 1996. CARNEIRO; Sueli. mulheres em movimento; Enegrecendo o feminismo. 2002. CARVALHO, Maria Gomes de; CASAGRANDE, Lindomar Salete: Mulheres e Ciências: Desafio e Conquistas; Revista Internacional Interdisciplinar, 2011 CARVALHO, José Jorge de. O Confinamento racial do mundo acadêmico brasileiro. Revista USP, São Paulo, n. 68, p. 88-103, 2005. CITELI, Maria Teresa. Mulheres nas ciências: mapeando campos de estudo. Cadernos Pagu, Campinas, n.15, p.39- 75. 2000. Disponível em: <http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0CB4QFjAA COSTA PINTO, Luiz de Aguiar. O negro no Rio de Janeiro. São Carlos: Nacional, 1953. CRISÓSTOMO, M.A.S; REIGOTA, M.A.S. Professoras Universitárias Negras: trajetórias e narrativas. Revista da Avaliação da Educação Superior. Campinas: Sorocaba, SP. v.15. n.2., p.93-106, jul.2010. DA SILVA, Joselina. Doutoras professoras negras: o que nos dizem os indicadores oficiais - doi: 10.5007/2175-795X. 2010 v28n1p19. Perspectiva, Florianópolis, v. 28, n. 1, p. 19-36, jun. 2011. ISSN 2175-795X. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2010v28n1 DA SILVA, Joselina, EUCLIDES, Maria Simone. HistÓria de vida e Superação: Semelhanças e Ambigüidades nos Caminhos Profissionais de docentes Negras. Dossiê Temático: Gênero e Diversidade. 2017. DEPARTAMENTO INTERSINDICAL DE ESTATÍSTICA E ESTUDOS SOCIOECONÔMICOS – DIEESE. Transformações recentes no perfil do docente das escolas estaduais e municipais de educação básica: uma análise a partir dos dados da Pnad. Nota Técnica, Brasília, n. 141, out. 2014. Disponível em: . Acesso em: 12 jul. 2014. Dossiê mulheres negras : um retrato das condições de vida das mulheres negras no Brasil / organizadoras: Mariana Mazzini Marcondes ... [et al.].- Brasília : Ipea, 2013. EUCLIDES, Maria Simone. Mulheres negras Doutoras e professoras universitárias: Desafios e Conquistas. Universidade Federal do Ceará. GONZALEZ; Lélia: Racismo e Sexismo na cultura brasileira p19>. Acesso em: 09 marc. 2015. GOMES, Nilma Nilo, Intelectuais Negros e Produção de Conhecimento: Algumas Reflexões Sobre a Realidade Brasileira. In Epistemologia do Sul, 2009.GOMES, Nilma Lino. Educação: raça e gênero: relações imersas na alteridade. GOMES, Nilma Lino. Intelectuais negros e produção do conhecimento: algumas reflexões sobre a realidade brasileira. In: SANTOS, Boaventura Souza; MENESES, Maria Paula (Org.). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2009. p. 420-441 GOMES, Nilma Lino. Diversidade étnico-racial e educação no contexto brasileiro. In: GOMES, Nilma Lino (Org.). Um olhar além das fronteiras: educação e relações raciais. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. v. 1, p. 97-109. GOMES, Nilma Lino. Educação e relações raciais: refletindo sobre algumas estratégias de atuação. In: MUNANGA, Kabengele. Superando o racismo na escola. Brasília: GUIMARÃES, Antonio Sérgio Alfredo. Raça e pobreza no Brasil – a rationale dos estudos de desigualdade racial. In: DURHAN, Eunice Ribeiro; BORI, Carolina. O negro no ensino superior. São Paulo: USP/Nupes, 2003. v. 1, p. 3-15 HASENBALG, Carlos A. Discriminação e Desigualdades Sociais no Brasil. Rio de Janeiro: Graal, 1979. HASENBALG, Carlos. Discriminação e desigualdades raciais no Brasil. Rio de Janeiro Graal, 1979. KALY, Alain Pascal, O Ser Preto Africano no Paraíso Terrestre Brasileiro: Um sociólogo Senegalês no Brasil. In Lusotopie, 2001.LABORNE, Ana Amélia de Paula. IDENTIDADE RACIAL E TRAJETÓRIAS DE DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR. 35ª Reunião da Anped. GT 21. Educação e Relações étnico raciais. Porto de Galinhas: 2012. Disponível em:http://35reuniao.anped.org.br/images/stories/trabalhos/GT21%20Trabalhos/GT21-1602_int.pdf Acesso em 10 de mar. de 2015 LOPEZ, Laura Cecília, O Conceito de Racismo Institucional: Aplicações no Campo da Saúde. In Interface comunicação , saúde, educação, v.16 2012. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 1999. p. 143- 154. MOREIRA, Nilvaci Leite de Magalhães. MULHERES NEGRAS PROFESSORAS: DAS BARREIRAS RACIAIS A ASCENSÃO SOCIAL. Revista Encontro de Pesquisa em Educação, Uberaba, v.1, n.1, p.1.2013 Disponível em: http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=4&ved=0CDYQFjAD&url=http%3A%2F%2Frevistas.uniube.br%2Findex.php%2Fanais%2Farticle%2Fdownload%2F747%2F1044&ei=DBxOVdi-CYHRgwTYyIH4BQ&usg=AFQjCNEVceyNRLdzGKywwSAIrJpZeKBdjg&sig2=fZbPAfaxgt4aFZCRhyv24A&bvm=bv.92885102,d.eXY. MULLER, Maria Lúcia Rodrigues. Professoras negras na Primeira República. In Oliveira, Iolanda de. Cadernos PENESB, Relações Raciais e Educação: alguns determinantes.Niterói: intertexto, 1999. MÜLLER, Maria Lúcia Rodrigues. Professoras negras no Rio de Janeiro: história de um branqueamento. In: OLIVEIRA, Iolanda de (Org.). Relações raciais e educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. MUNANGA, Kabenguele : Uma abordagem conceitual das noções de raça, racismo, identidade e etnia. MUNANGA, Kabenguele : A difícil tarefa de definir quem é negro no Brasil. NASCIMENTO, Abdias. O Brasil na mira do pan-africanismo. Salvador: Centro de Estudos Afro-Orientais/Edufba, 2002. NOGUEIRA, Oracy. Relações raciais entre brancos e negros em São Paulo. Revisa Anhambi, ano 18, n. 53, p. 279-299, 1955. NASCIMENTO, Abdias. O Brasil na mira do pan-africanismo. Salvador: Centro de Estudos Afro-Orientais/Edufba, 2002. OLIVEIRA, Iolanda de; SILVA, Petronilha Beatriz Gonçalves e (Org.). Identidade negra: pesquisas sobre o negro e a educação no Brasil. Rio de Janeiro: ANPEd, 2003. OLIVEIRA, Iolanda de.: relações Raciais e educação: Alguns determinantes. Niterói: Intertexto, 1998. <&url=http%3A%2F%2Fwww.bibliotecadigital.unicamp.br%2Fdocument%2F%3Fdown%3D51341&ei=sjxOVbvcNIq7ggTEsoHICw&usg=AFQjCNFgCzGu78O> Acesso em 10 de fev. de 2015. OLIVEIRA, Iolanda de: Espaço Docente, Representações e Trajetórias.Caderno PENESB, Cor e Magistério. Niterói: 2006. O Negro no Mundo dos Brancos. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1972. PENA, S. D. J.: Razões para banir o conceito de raça da medicina brasileira. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, v. 12, n. 1, maio-ago. 2005. PIRES, Mara Fernanda Chiari. Docentes negros na universidade pública brasileira. Campinas: Unicamp, 2014. REIS, Maria Clareth Gonçalves, Mulheres Negras e Professoras no Ensino Superior – As Histórias de Vida que as Constituíram. Idade In Banco de Dissertações Universidade Federal Fluminense. 2008. RIBEIRO, Maria Solange Pereira. O romper do silêncio: história e memória na trajetória escolar e profissional dos docentes afrodescendentes das universidades públicas do estado de São Paulo. 2001.. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001. SAFFIOTI, Heleieth I.B, Contribuições Feministas Para Contribuição de Estudos de Gênero; Cadernos Pagu, 2001. SAMPAIO, E. O. Racismo institucional: desenvolvimento social e políticas públicas de caráter afirmativo no Brasil. Interações – revista internacional de desenvolvimento local, v. 4, n. 6, p. 77-83, 2003 SANTANA, Patrícia: Professoras negras: Trajetórias e Travessias. Editora Maza. Segunda edição. 2011 SANTOS, Sales Augustos dos, De militantes negros a Negros intelectuais.In; VI Congresso Português de Sociologia. Mundos Sociais: Saberes e Práticas. 2008. SILVA, J. et al. A promoção a igualdade racial em 2006 e o Programa de Combate ao Racismo Institucional. In: JACCOUD, L. (Org.). A construção de uma política de promoção da igualdade racial: uma análise dos últimos vinte anos. Brasília: Ipea, 2009. p. 147-170. SILVA, Maria Nilza da; A mulher negra, 2010, revista espaço acadêmico SILVA, Maria Nilza da. Mulheres negras: o preço de uma trajetória de sucesso. PUC/SP, Dissertação Mestrado, 1999. SOUZA, Arivaldo Santos, Racismo Institucional : Para Compreender o Conceito. In Revista da ABPN vol.1 N. 3 2011. TEIXEIRA, Moema Poli. A presença negra no Magistério: Aspectos Quantitativos. In WERNECK, Jurema Racismo institucional e Saúde da Mulher negra In. Saúde Soc. São Paulo, v.25, n.3, p.535-549, 2016.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/70051/2019%20-%20Tatiane%20da%20Concei%c3%a7%c3%a3o%20Carneiro.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5824
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2022-07-27T18:54:53Z No. of bitstreams: 1 2019 - Tatiane da Conceição Carneiro.pdf: 1207316 bytes, checksum: 319b97ec60cc09eb62e79370c5bc9855 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2022-07-27T18:54:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019 - Tatiane da Conceição Carneiro.pdf: 1207316 bytes, checksum: 319b97ec60cc09eb62e79370c5bc9855 (MD5) Previous issue date: 2019-08-16eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019 - Tatiane da Conceição Carneiro.pdf1.18 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.