Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13247
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorKossak, Alex
dc.date.accessioned2023-12-22T02:43:07Z-
dc.date.available2023-12-22T02:43:07Z-
dc.date.issued2020-08-18
dc.identifier.citationKOSSAK, Alex. Novo Ensino Médio ou renovação das condições de manutenção da velha dualidade educacional? 2020, 442 f. Dissertação [Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2020.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13247-
dc.description.abstractO Ensino Médio no Brasil é historicamente marcado por uma dualidade estrutural manifestada em uma educação distinta para as diferentes classes sociais. No contexto de crise orgânica do capital, a classe dominante busca recompor suas bases de acumulação de capital por meio da reestruturação produtiva e da renovação dos mecanismos de mediação do conflito de classes, com vistas à manutenção das condições objetivas e subjetivas do sociometabolismo do capital. Nos desdobramentos dessa recomposição burguesa, percebe-se no campo estrutural grande processo de desindustrialização, desemprego estrutural e intensificação da precariedade do trabalho. No campo superestrutural, percebe-se a redefinição da relação do Estado com a Sociedade, de seu papel e de seus modelos gerenciais, propagando assim um novo modelo de gestão pública que enaltece a ideologia do Estado Mínimo. É neste contexto em que o Ensino Médio vem sendo reformado para atender de forma mais imediata as demandas de formação de um trabalhador de novo tipo, mais adequado tanto às demandas de produtividade e competitividade das empresas quanto às demandas éticas e morais de um modo de regulação social orientado pela lógica mercantil. Tais reformas visam mudanças não só na gestão dos sistemas e das unidades escolares, mas também na gestão do currículo, tendo como referências estruturais a ideologia da sustentabilidade, do empreendedorismo e da empregabilidade. Diante deste contexto, elegemos como objeto de análise as mudanças curriculares promovidas pela parceria público-privada entre o Instituto Ayrton Senna e a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro, onde a ideologia privada foi institucionalizada a partir da Deliberação Nº 344 do ano de 2014, do Conselho Estadual de Educação, como uma espécie de “laboratório” para a Reforma do Ensino Médio que ocorreu subsequentemente na instância federal. Para esta análise, tomamos como referência empírica, a proposta do “Ensino Médio em tempo integral, com ênfase em empreendedorismo aplicado ao mundo do trabalho” implementada a partir da Resolução SEEduc/RJ Nº 5.508/2017. Nosso objetivo é explicar a relação entre a concepção de Ensino Médio contida na parceria “Solução Educacional” estabelecida entre a Instituto Ayrton Senna e a SEEduc/RJ e a Reforma do Ensino Médio instituída pela Lei Nº 13.415/2017. Trata-se de uma pesquisa básica, de abordagem qualitativa, de caráter explicativo, que se insere na categoria de pesquisas de tipo levantamento cuja fonte de coleta de dados são entrevistas semiestruturadas aplicadas a gestores escolares, embora também se valha de fontes bibliográficas primárias e secundárias (legislação, documentos governamentais, projetos pedagógicos etc.). A análise nos permitiu constatar que a nova pedagogia política do capital, baseada na pedagogia das competências e no ideário da terceira via, parte de proposições disseminadas pelos organismos internacionais como a UNESCO, a OCDE, a CEPAL e o BID, para construir a concepção do “Novo Ensino Médio” presente não só na parceria estabelecida entre o Instituto Ayrton Senna e a SEEduc/RJ, mas também na parceria desta com o SEBRAE. Tais resultados nos levaram à conclusão de que a Reforma do Ensino Médio em curso no Brasil tem como um de seus laboratórios a experiência do Estado do Rio de Janeiro e que, a despeito do que consta no discurso oficial, tal reforma corrobora a manutenção da desigualdade social e das condições sociometabólicas do capital por meio da captura da subjetividade do trabalhador, conformando-o, seja no aspecto psicofísico, seja no aspecto ético e moral.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino Médiopor
dc.subjectEnsino Técnicopor
dc.subjectReforma Educacionalpor
dc.subjectPolítica Educacionalpor
dc.subjectHigh Schooleng
dc.subjectTechnical educationeng
dc.subjectEducational reformeng
dc.subjectEducational politicseng
dc.subjectEducación secundariaspa
dc.subjectEducación técnicaspa
dc.subjectReforma educativaspa
dc.subjectPolítica educativa.spa
dc.titleNovo Ensino Médio ou renovação das condições de manutenção da velha dualidade educacional?por
dc.title.alternativeNew high school or renewed conditions for maintaining the old educational duality?eng
dc.title.alternative¿Nueva escuela secundaria o condiciones renovadas para mantener la antigua dualidad educativa?spa
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherHigh school education in Brazil is historically characterized by a structural duality marked by a different education depending on one’s social class. In the context of an organic crisis of capitalism, the ruling class seeks to rebuild its bases for capital accumulation through productive restructuration and the renewal of class conflict mediation mechanisms, to maintain the objective and subjective conditions of capital sociometabolism. From a structural point of view, in the unfolding of this bourgeois recomposition, a strong process of deindustrialization, structural unemployment and intensification of precarious work can be noticed. From the superstructural point of view, there is a redefinition of the relationship between the State and Society, its role, and its management models, thus propagating a new model of public management that enhances the Minimum State ideology. In this context, the High School (in Brazil) is being reformed to meet the demands for a new type of worker, one that is more appropriate to meet productivity and competitiveness demands from companies as well as ethical and moral demands from a mode of social regulation led by the mercantile logic. Such reforms aim at changing not only the management of school systems and units, but also (the management of) the curriculum, with structural references based on the ideology of sustainability, entrepreneurship, and employability. In view of this context, we have analyzed the curricular changes promoted by the public-private partnership between the Ayrton Senna Institute and the Rio de Janeiro State Education Secretariat, where the private ideology was institutionalized by the deliberation No. 344 of 2014, published by the Rio de Janeiro State Education Council, as a type of “laboratory” for the Reform of High School Education that subsequently occurred at the federal level. The empirical reference for the analysis presented herein was the proposal for “full time High School with emphasis on entrepreneurship applied to the work-oriented world” (Portuguese: “Ensino Médio em tempo integral, com ênfase em empreendedorismo aplicado ao mundo do trabalho”), implemented based on the Resolution SEEduc/RJ No. 5.508/2017. Our goal is to explain the relationship between the concept of High school education adopted in the “Educational Solution” partnership, established between Instituto Ayrton Senna and SEEduc/RJ, and the Secondary Education Reform established by Law No. 13.415/2017. This work consisted in a basic, qualitative research of explanatory character falling in the survey category. The data collection was based on semi-structured interviews applied to school administrators, although primary and secondary reference sources were also used (legislation, government documents, pedagogical projects, etc.). The analysis allowed us to realize that the new capitalist political pedagogy, based on the competence pedagogy and the idea of the third way, starts from proposals disseminated by international organizations such as UNESCO, OECD, ECLAC and IDB, to build the concept of the “New High School” encompassed not only in the partnership established between Instituto Ayrton Senna and SEEduc/RJ, but also in the partnership of the latter with SEBRAE. These results led to the conclusion that the High School Reform being implemented in Brazil has the experience of the State of Rio de Janeiro as a laboratory, and that, despite the official narrative, such reform supports the maintenance of social inequality and capital sociometabolic conditions by capturing the subjectivity of the worker and leading into conformation in the psychophysical aspect or in the eth7ical and moral aspect.eng
dc.description.abstractOtherLa educación secundaria en Brasil está históricamente marcada por una dualidad estructural manifestada en una educación distinta para diferentes clases sociales. En el contexto de una crisis orgánica de capital, la clase dominante busca reconstruir sus bases de acumulación de capital mediante la reestructuración productiva y la renovación de los mecanismos de mediación del conflicto de clases, con el fin de mantener las condiciones objetivas y subjetivas del sociometabolismo del capital. En el desarrollo de esta recomposición burguesa, se puede ver un gran proceso de desindustrialización, desempleo estructural e intensificación del trabajo precario en el campo estructural. En el campo superestructural, hay una redefinición de la relación entre el Estado y la Sociedad, su papel y sus modelos de gestión, propagando así un nuevo modelo de gestión pública que alabanzas la ideología del Estado Mínimo. Es en este contexto que la educación secundaria se ha reformado para satisfacer de manera más inmediata las demandas de capacitación de un nuevo tipo de trabajador, más apropiado tanto para las demandas de productividad y competitividad de las empresas como para las demandas éticas y morales de un modo de regulación social orientado por la lógica mercantil. Tales reformas apuntan a cambios no solo en la gestión de los sistemas y unidades escolares, sino también en la gestión del currículo, con referencias estructurales a la ideología de sostenibilidad, emprendimiento y empleabilidad. En vista de este contexto, hemos elegido objeto de análisis los cambios curriculares promovidos por la asociación público-privada entre el Instituto Ayrton Senna y la Secretaría de Estado de Educación de Río de Janeiro, donde la ideología privada se institucionalizó a partir de la Deliberación Nº 344 de 2014, del Consejo de Educación del Estado, como una especie de "laboratorio" para la Reforma de la Educación Secundaria que posteriormente ocurrió a nivel federal. Para este análisis, tomamos como referencia empírica, la propuesta de "Escuela secundaria a tiempo completo, con énfasis en emprendimiento aplicado al mundo del trabajo" implementada a partir de la Resolución SEEduc/RJ Nº 5.508/2017. Nuestro objetivo es explicar la relación entre el concepto de Educación Secundaria contenido en la asociación de "Solución Educativa" establecida entre el Instituto Ayrton Senna y SEEduc/RJ y la Reforma de la Educación Secundaria instituida por la Ley Nº 13.415/2017. Esta es una investigación básica, con un enfoque cualitativo, de carácter explicativo, que se encuadra en la categoría de investigación científica tipo levantamiento cuya fuente de recolección de datos son entrevistas semiestructuradas aplicadas a los administradores escolares, aunque también utiliza fuentes bibliográficas primarias y secundarias (legislación, documentos gubernamentales, proyectos pedagógicos, etc.). El análisis nos permitió verificar que la nueva pedagogía política del capital, basada en la pedagogía de las competencias y la idea de la tercera vía, parte de propuestas difundidas por las organizaciones internacionales como la UNESCO, la OCDE, la CEPAL y el BID, para construir el concepto de “New High School” está presente no solo en la asociación establecida entre el Instituto Ayrton Senna y SEEduc / RJ, sino también en la asociación de esto con SEBRAE. Tales resultados nos llevaron a la conclusión de que la reforma de la escuela secundaria en curso en Brasil tiene como uno de sus laboratorios la experiencia del Estado de Río de Janeiro y que, a pesar de lo que aparece en el discurso oficial, dicha reforma corrobora el mantenimiento de la desigualdad condiciones sociales y sociometabólicas del capital al capturar la subjetividad del trabajador y conformarlo, sea en el aspecto psicofísico, sea en el aspecto ético y moral.spa
dc.contributor.advisor1Souza, José dos Santos
dc.contributor.advisor1ID886.568.297-34por
dc.contributor.referee1Souza, José dos Santos
dc.contributor.referee2Andrade, Rodrigo Coutinho
dc.contributor.referee3Silveira, Zuleide Simas da
dc.contributor.referee4Silva, Tânia Maria Almenara da
dc.creator.ID118.589.737-24por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2166901116621860por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
dc.relation.referencesALVES, Giovanni. Dimensões da globalização: o capital e suas contradições. Londrina: Praxis, 2001. ALVES, Giovanni. Dimensões da Reestruturação Produtiva: ensaios de sociologia do trabalho. 2ª edição – Londrina: PraxisPráxis; Bauru: Canal 6, 2007. ALVES, Giovanni. Trabalho e mundialização do capital: a nova degradação do trabalho na era da globalização. 2. ed. Londrina: Praxis, 1999. ANDRADE, Rodrigo C.; SOUZA, José dos Santos. Crise orgânica do capital, recomposição burguesa e redefinição das políticas públicas para a EJA no Brasil. In: SEMINÁRIO TRABALHO, EDUCAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS, IV, 2017, Nova Iguaçu. Anais... Nova Iguaçu(RJ): GTPS/UFRRJ, 2017. v. 1. p. 313-340. ANPED - ASSOCIAÇÃO Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. Biblioteca. Rio de Janeiro (RJ): ANPED, 2018. Disponível em: http://www.anped.org.br/biblioteca . Acesso em: 20/03/2018. ANTUNES, Ricardo. A desertificação neoliberal no Brasil (Collor, FHC e Lula). 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2005. ANTUNES, Ricardo. Os Sentidos do Trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do Trabalho. São Paulo: Boitempo, 1999. BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO - BID. Desconectados: habilidades, educação e emprego na América Latina. 2012. Disponível em: http://idbdocs.iadb.org/wsdocs/getdocument.aspx?docnum=36714635 . Acesso em 02 set. 2019. BAÚTE, Guery Tã et alii. Histórico Das Políticas Educacionais Do Ensino Médio: Um Estudo das Leis de Diretrizes e Bases da Educação. Aturá-Revista Pan-Amazônica de Comunicação, v. 2, n. 1, p. 220-249, 2018. BRASIL. CONSTITUIÇÃO da REPÚBLICA FEDERATIVA do BRASIL de 1988. Brasília, DF, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm . Acesso em: 14/10/2019. BRASIL. Decreto Nº 2.208, de 17 de abril de 1997. Regulamenta o § 2 º do art. 36 e os arts. 39 a 42 da Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1997. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D2.208.htm . Acesso em 18/10/2018. BRASIL. Decreto Nº 5.154, de 23 de julho de 2004a. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei Nº dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 jul. 2004. Seção 1. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004- 2006/2004/decreto/d5.154.htm . Acesso em 18/10/2018. BRASIL. Emenda Constitucional Nº 95, de 15 de dezembro de 2016. Altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o Novo Regime Fiscal, e dá outras providências. Brasília, DF, 2016b. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/Emendas/Emc/emc95.htm . Acesso em: 07/09/2018. BRASIL. INEP. Resultados finais do Censo Escolar (redes estaduais e municipais) 2019. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, 2019a. Disponível em: http://portal.inep. gov.br/web/guest/resultados-e-resumos. Acesso em: 05/05/2020. BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Consulta Matrícula. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, 2019b. Disponível em: https://inepdata.inep.gov.br/analytics/saw.dll?Dashboard&PortalPath=%2Fshared %2FIntegra%C3%A7%C3%A3o%20- %20Consulta%20Matr%C3%ADcula%2F_portal%2FConsulta%20Matr%C3%ADcula &Page=Consolidado%20por%20UF . Acesso em: 05/05/2020. BRASIL. Lei Nº 11.079, de 30 de dezembro de 2004b. Institui normas gerais para licitação e contratação de parceria público-privada no âmbito da administração pública. Brasília, DF, 2004. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2004/Lei/L11079.htm . Acesso em 18/10/2018. BRASIL. Lei Nº 12.766, de 27 de dezembro de 2012. Altera as Leis Nº s 11.079, de 30 de dezembro de 2004, que institui normas gerais para licitação e contratação de parceria público-privada no âmbito da administração pública, para dispor sobre o aporte de recursos em favor do parceiro privado, 10.637, de 30 de dezembro de 2002, 10.833, de 29 de dezembro de 2003, 12.058, de 13 de outubro de 2009, 9.430, de 27 de dezembro de 1996, 10.420, de 10 de abril de 2002, 10.925, de 23 de julho de 2004, 10.602, de 12 de dezembro de 2002, e 9.718, de 27 de novembro de 1998, e a Medida Provisória Nº 2.158-35, de 24 de agosto de 2001, e dá outras providências. Brasília, DF, 2012. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011- 2014/2012/Lei/L12766.htm . Acesso em 18/10/2018. BRASIL. Lei Nº 13.204, de 14 de dezembro de 2015. Altera a Lei Nº 13.019, de 31 de julho de 2014, “que estabelece o regime jurídico das parcerias voluntárias, envolvendo ou não transferências de recursos financeiros, entre a administração pública e as organizações da sociedade civil, em regime de mútua cooperação, para a consecução de finalidades de interesse público; define diretrizes para a política de fomento e de colaboração com organizações da sociedade civil; institui o termo de colaboração e o termo de fomento; e altera as Leis n º 8.429, de 2 de junho de 1992, e 9.790, de 23 de março de 1999”; altera as Leis n º 8.429, de 2 de junho de 1992, 9.790, de 23 de março de 1999, 9.249, de 26 de dezembro de 1995, 9.532, de 10 de dezembro de 1997, 12.101, de 27 de novembro de 2009, e 8.666, de 21 de junho de 1993; e revoga a Lei Nº 91, de 28 de agosto de 1935. Brasília, DF, 2012. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13204.htm . Acesso em 18/10/2018 BRASIL. Lei Nº 13.415, de 16 de Fevereiro de 2017. Altera as Leis nos 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e 11.494, de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, a Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, e o Decreto-Lei Nº 236, de 28 de fevereiro de 1967; revoga a Lei no 11.161, de 5 de agosto de 2005; e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Brasília, DF, 2017a. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/Lei/L13.415.htm. Acesso em 05/09/2018. BRASIL. Lei Nº 13.529, de 4 de dezembro de 2017. Dispõe sobre a participação da União em fundo de apoio à estruturação e ao desenvolvimento de projetos de concessões e parcerias público-privadas; altera a Lei Nº 11.079, de 30 de dezembro de 2004, que institui normas gerais para licitação e contratação de parceria públicoprivada na administração pública, a Lei Nº 11.578, de 26 de novembro de 2007, que dispõe sobre a transferência obrigatória de recursos financeiros para a execução pelos Estados, Distrito Federal e Municípios de ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e a Lei Nº 12.712, de 30 de agosto de 2012, que autoriza o Poder Executivo a criar a Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias S.A. (ABGF). Brasília, DF, 2017b. Disponível em: . http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015- 2018/2017/Lei/L13529compilado.htm . Acesso em 18/10/2018 BRASIL. Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm . Acesso em: 05/09/2018. BRASIL. MEC. Portaria Nº 649, de 10 de Julho de 2018. Institui o Programa de Apoio ao Novo Ensino Médio e estabelece diretrizes, parâmetros e critérios para participação. Disponível em http://www.imprensanacional.gov.br/materia/- /asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/29495231/do1-2018-07-11-portarian- 649-de-10-de-julho-de-2018-29495216. Acesso em 05/11/2018. BRASIL. MEC. Portaria Nº 727, de 13 de Junho de 2017. Estabelece novas diretrizes, novos parâmetros e critérios para o Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral - EMTI, em conformidade com a Lei no 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Brasília, DF, 2017b. Disponível em http://portal.mec.gov.br/docman/outubro-2017-pdf/74121-portaria727-2017-emtipdf/ file Acesso em 05/09/2018. BRASIL. Medida Provisória Nº 746, de 22 de setembro de 2016. Institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, altera a Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e a Lei Nº 11.494 de 20 de junho 2007, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos profissionais da Educação, e dá outras providências. Brasília, DF, 2016. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/Mpv/mpv746.htm. Acesso em 05/09/2018. BRASIL. Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação, Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/CEB Nº 6, de 20 de setembro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, DF, 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=11 663-rceb006-12-pdf&category_slug=setembro-2012-pdf&Itemid=30192 . Acesso em 18/10/2018 BRASIL. Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação, Conselho de Educação Básica. Resolução CNE/CEB n. 03, de 26 de junho de 1998. Institui as Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio. Brasília: MEC, 1998. BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 1999. BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Resolução CNE/CEB Nº 2, de 30 de janeiro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília, DF, 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=98 64-rceb002-12&category_slug=janeiro-2012-pdf&Itemid=30192 . Acesso em 18/10/2018 BRASIL. Projeto de Lei Nº 6840 de 2013. Brasília: Câmara dos Deputados/Comissão Especial destinada a promover Estudos e Proposições para a Reformulação do Ensino Médio – CEENSI, 2013. Altera a Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para instituir a jornada em tempo integral no Ensino Médio, dispor sobre a organização dos currículos do Ensino Médio em áreas do conhecimento e dá outras providências. Disponível em https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=120042 8&filename=PL+6840/2013 . Acesso em 18/10/2018. BRASIL. Proposta de Emenda à Constituição Nº 287, de 2016. Brasília: Senado Federal. Altera os arts. 37, 40, 109, 149, 167, 195, 201 e 203 da Constituição, para dispor sobre a seguridade social, estabelece regras de transição e dá outras providências. Brasília, DF, 2016ª. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=151497 5&filename=PEC+287/2016 . Acesso em: 07/09/2018. BUNGENSTAB, Gabriel Carvalho; LAZZAROTTI FILHO, Ari. A Educação Física no “novo” Ensino Médio: a ascensão do notório saber e o retorno da visão atlética e “esportivizante” da vida. Motrivivência, Florianópolis, v. 29, n. 52, p. 19-37, set. 2017. ISSN 2175-8042. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/50199 . Acesso em: 03 jan. 2019. CÂMARA DE DEPUTADOS. Notícias – Educação e Cultura. Deputados e especialistas divergem sobre reforma do Ensino Médio via MP. Brasília (DF): 29/09/2016. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/EDUCACAO-ECULTURA/ 516920-DEPUTADOS-E-ESPECIALISTAS-DIVERGEM-SOBRE-REFORMADO- ENSINO-MEDIO-VIA-MP. html, acesso em 16/07/2019. CAPES - COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Catálogo de Teses e Dissertações. Brasília (DF): CAPES, 2018. Disponível em: http://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses/#!/ . Acesso em 20/03/2018. CEPAL – COMISSÃO ECONÔMICA PARA AMERICA LATINA E CARIBE. Educação e capacitação técnica e profissional no Brasil, 2019. Disponível em: https://repositorio.cepal.org/bitstream/handle/11362/44696/1/S1900443_pt.pdf . Acesso em 02 set. 2019. CEPAL – COMISSÃO ECONÔMICA PARA AMERICA LATINA E CARIBE. Espaços Ibero- Americanos: A uma nova arquitetura do Estado para o desenvolvimento, 2011. Disponível em: https://repositorio.cepal.org/bitstream/handle/11362/3134/1/S2011998_pt.pdf . Acesso em 02 set. 2019. CEPAL – COMISSÃO ECONÔMICA PARA AMERICA LATINA E CARIBE. Mercados do empreendedorismo de pequeno porte no Brasil, 2003. Disponível em: https://repositorio.cepal.org/bitstream/handle/11362/28345/1/LCbrsR137_pt.pdf . Acesso em 02 set. 2019. CHESNAIS, François. A mundialização do capital. São Paulo: Xamã, 1996. 335 p. CIAVATTA, Maria. A REFORMA DO ENSINO MÉDIO: uma leitura crítica da Lei n. 13.415/2017 – adaptação ou resistência? HOLOS, [S.l.], v. 4, p. 207-222, nov. 2018. ISSN 1807-1600. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/7152 . Acesso em: Acesso em: 03 jan. 2019. COSTA, Igor Andrade. Reforma gerencial e seus impactos no currículo mínimo da educação básica: uma análise da gestão curricular na Rede Pública de Ensino do Estado do Rio de Janeiro. Seropédica/Nova Iguaçu (RJ): 2019. 204 f. Dissertação [Mestrado em Educação] – Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. COUTINHO, Carlos Nelson. A época neoliberal: revolução passiva ou contrareforma? Revista Novos rumos, Marilia, v. 49, n. 1, p.117-126, 2012. DA SILVA, Monica Ribeiro; SCHEIBE, Leda. Reforma do Ensino Médio: pragmatismo e lógica mercantil. Retratos da Escola, v. 11, n. 20, p. 19-31, 2017. ISSN 1982-131X. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/769/721 . Acesso em: 27 mar. 2019. DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. 1ª Ed. São Paulo: Boitempo, 2016. DELORS, Jacques et alii. Educação: um tesouro a descobrir – Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. São Paulo: Cortez, 1998. Disponível em: http://dhnet.org.br/dados/relatorios/a_pdf/r_unesco_educ_tesouro_descobrir.pdf. Acesso em 02 set. 2019. DIEESE – DEPARTAMENTO INTERSINDICAL DE ESTATÍSTICA E ESTUDOS SOCIOECONÔMICOS. Pesquisa nacional da Cesta Básica de Alimentos - Salário mínimo nominal e necessário. São Paulo (SP): DIEESE, 2020. Disponível em: https://www.dieese.org.br/analisecestabasica/salarioMinimo.html . Acesso em 21/03/2020. EDUC@ – INDEXADOR ONLINE DE PERIÓDICOS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO. Pesquisa de artigos. São Paulo (SP): EDUC@, 2018. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/cgibin/ wxis.exe/iah/?IsisScript=iah/iah.xis&base=article%5Edlibrary&fmt=iso.pft&lang =p. Acesso em 20/03/2018. ENGELS, Friedrich. O papel do trabalho na transformação do macaco em homem. Ed. Ridendo Castigat Mores. 1990 FERRETTI, Celso João. A REFORMA DO ENSINO MÉDIO: DESAFIOS À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. HOLOS, [S.l.], v. 4, p. 261-271, nov. 2018. ISSN 1807-1600. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6975 . Acesso em: 03 jan. 2019. FÓRUM INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS. Competências para o progresso social. Fórum de Ministros, São Paulo, 2014b. Disponível em: http://www.educacaosec21.org.br/foruminternacional2014/wpcontent/ uploads/2014/01/Sao-Paulo-Forum_issues-paper-Portugues_final.pdf. Acesso em 02 set. 2019. FÓRUM INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS. Educar para as competências do século 21. Agenda. Comunicado de imprenssaimprensa. São Paulo, 2014a. Disponível em: http://www.educacaosec21.org.br/foruminternacional2014/wpcontent/ uploads/2014/01/comunicado-de-imprensa-f%C3%B3rum.pdf. Acesso em 02 set. 2019. FÓRUM INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS. Sumário. Fórum de Ministros, São Paulo, 2014c. Disponível em: http://www.educacaosec21.org.br/foruminternacional2014/wpcontent/ uploads/2014/01/SummaryPolicyMakersESPForum2014-PORT_v2.pdf. Acesso em 02 set. 2019. FREITAG, Barbara. Escola, estado e sociedade. Moraes, 1980. 4. ed. São Paulo: Moraes, 1980. FRIGOTTO, Gaudêncio. A produtividade da escola improdutiva: um (re) exame das relações entre educação e estrutura econômico-social e capitalista 8. ed. São Paulo: Cortez, 2006. FRIGOTTO, Gaudêncio. Contexto e sentido ontológico, epistemológico e político da inversão da relação educação e trabalho para trabalho e educação. Revista Contemporânea de Educação, [S.l.], v. 10, n. 20, p. 228 a 248, dez. 2015. ISSN 1809- 5747. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/2729 . Acesso em 05/11/2018. FRIGOTTO, Gaudêncio. Novos fetiches mercantis da pseudoteoria do capital humano no contexto do capitalismo tardio. In: ANDRADE, Juarez de; PAIVA. Lauriana G. de Paiva.(Org.). As políticas públicas para a educação no Brasil contemporâneo: limites e contradições. Juiz de Fora: Ed. UFJF, p. 18-36, 2011. GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 2ª°. Ed. São Paulo: Atlas, 1989. GONÇALVES, Suzane da Rocha Vieira. Interesses mercadológicos e o “novo” Ensino Médio. Retratos da Escola, v. 11, n. 20, p. 131-145, 2017. ISSN 1982-131X. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/753/pdf . Acesso em: 27 mar. 2019. GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere, volume 1: Introducao ao estudo da filosofia. A filosofia de Benedetto Croce. Tradução de: Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999. GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere, volume 2: Os intelectuais. O princípio educativo. Jornalismo. Tradução de: Carlos Nelson Coutinho. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001. GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere, volume 3: Maquiavel. Notas sobre o Estado e a política. Tradução de: Carlos Nelson Coutinho. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007. GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere, volume 5: O Risorgimento. Notas sobre a História da Itália. Tradução de Luiz Sérgio Henriques. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002. HARVEY, David. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. Traduzido por: Adail Ubirajara Sobral e Maria Stela Gonçalves. 17ª edição. São Paulo: Edições Loyola, 2008. HARVEY, David. O enigma do capital: e as crises do capitalismo. Traducão: João Alexandre Peschanski. São Paulo: Boitempo, 2011. HENRIQUE, Ana Lúcia Sarmento. O PROEJA E A REFORMA DO ENSINO MÉDIO (LEI Nº 13.415/2017). HOLOS, [S.l.], v. 3, p. 289-302, set. 2018. ISSN 1807-1600. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/7024. Acesso em: 03 jan. 2019. IBICT – INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA. BDTD – BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA DE TESES E DISSERTAÇÕES. Acesso e visibilidade às teses e dissertações brasileiras. Brasília (DF): IBICT, 2018. Disponível em: http://bdtd.ibict.br/vufind/ . Acesso em 20/03/2018. INEP – INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Thesaurus Brasileiro da Educação. Brasília (DF): 2018. Disponível em: http://ine p. gov.br/thesaurus-brasileiro-da-educacao . Acesso em: 07/02/2019. INSTITUTO AYRTON SENNA. Como o Instituto Ayrton Senna atua? São Paulo: IAS, 2020b. Disponível em: https://www.institutoayrtonsenna.org.br/pt-br/comoatuamos. html . Acesso em 05/05/2020. INSTITUTO AYRTON SENNA. Educação Integral. São Paulo: IAS, 2018b. Disponível em: http://www.institutoayrtonsenna.org.br/pt-br/educacao.html#educacaointegral. Acesso em 02/11/2018. INSTITUTO AYRTON SENNA. Educação Integral. São Paulo: IAS, 2020a. Disponível em: https://www.institutoayrtonsenna.org.br/pt-br/a-causa.html . Acesso em 05/05/2020. INSTITUTO AYRTON SENNA. Estatuto Social do Instituto Ayrton Senna. São Paulo: IAS, 2016. Disponível em https://www.institutoayrtonsenna.org.br/content/dam/institutoayrtonsenna/static_ files/pdf/Estatuto-Social-Instituto-Ayrton-Senna.pdf. Acesso em 02 set. 2019. INSTITUTO AYRTON SENNA. Nossa História. São Paulo: IAS, 2018a. Disponível em: http://www.institutoayrtonsenna.org.br/pt-br/instituto.html#a-proposta. Acesso em 02/11/2018. INSTITUTO AYRTON SENNA. Relatório Anual de Resultados. São Paulo: IAS, 2012. Disponível em: https://www.institutoayrtonsenna.org.br/content/dam/institutoayrtonsenna/docu mentos/relat%C3%B3rios-anuais/Relatorio-Institucional-2012.pdf. Acesso em 02 set. 2019. INSTITUTO AYRTON SENNA. Relatório Anual de Resultados. São Paulo: IAS, 2013. Disponível em: https://www.institutoayrtonsenna.org.br/content/dam/institutoayrtonsenna/docu mentos/relat%C3%B3rios-anuais/Relatorio-Institucional-2013.pdf. Acesso em 02 set. 2019. INSTITUTO AYRTON SENNA. Relatório Anual de Resultados. São Paulo: IAS, 2014. Disponível em: https://www.institutoayrtonsenna.org.br/content/dam/institutoayrtonsenna/docu mentos/relat%C3%B3rios-anuais/Instituto-Ayrton-Senna-Relatorio-Anual-de- Resultados-2014.pdf.pdf. Acesso em 02 set. 2019. INSTITUTO AYRTON SENNA. Relatório Anual de Resultados. São Paulo: IAS, 2015. Disponível em: https://www.institutoayrtonsenna.org.br/content/dam/institutoayrtonsenna/docu mentos/relat%C3%B3rios-anuais/Instituto-Ayrton-Senna-Relatorio-Anual-de- Resultados-2015-1.pdf. Acesso em 02 set. 2019. INSTITUTO AYRTON SENNA. Relatório Anual de Resultados. São Paulo: IAS, 2016. Disponível em: https://www.institutoayrtonsenna.org.br/ptbr/ instituto/Relatorio_2016.html. Acesso em 02 set. 2019. INSTITUTO AYRTON SENNA. Relatório Anual de Resultados. São Paulo: IAS, 2017. Disponível em: https://www.institutoayrtonsenna.org.br/pt-br/instituto/relatorio- 17.html. Acesso em 02 set. 2019. INSTITUTO AYRTON SENNA. Relatório Anual de Resultados. São Paulo: IAS, 2018. Disponível em: http://institutoayrtonsenna.org.br/relatorioanual2018. Acesso em 02 set. 2019. INSTITUTO AYRTON SENNA. Relatório Anual de Resultados. São Paulo: IAS, 2019. Disponível em: https://institutoayrtonsenna.org.br/content/dam/institutoayrtonsenna/instituto/re latorio2019/instituto-ayrton-senna-relatorio-anual- 2019.pdf?utm_source=site&utm_medium=carrossel-relatorio-anual-2019. Acesso em 14/04/2020 INSTITUTO GPA. NATA – Educação técnica profissional em panificação e laticínios para alunos do ensino médioEnsino Médio. 2020. Disponível em: http://institutogpa.org.br/projeto/nata/ . Acesso em 27/04/2020. KOSIK, Karel. Dialética do concreto. Tradução: Célia Neves e Alderico Toríbio. 2°. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976. KRAWCZYK, Nora; FERRETTI, Celso João. Flexibilizar para quê? Meias verdades da “reforma”. Retratos da Escola, v. 11, n. 20, p. 33-44, 2017. ISSN 1982-131X. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/757/pdf . Acesso em: 27 mar. 2019. KUENZER, Acácia Zeneida. A pedagogia da fabricafábrica: as relações de produção e a educa ção do trabalhador. 6. Ed. São Paulo: Cortez, 2002. KUENZER, Acácia Zeneida. Exclusão includente e inclusão excludente: a nova forma de dualidade estrutural que objetiva as novas relações entre educação e trabalho. In: SAVIANI, D.; SANFELICE, J.L.; LOMBARDI, J.C. (Org.). Capitalismo, trabalho e educação. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2005. p. 77-96. KUENZER, Acácia Zeneida. Trabalho e escola: a flexibilização do Ensino Médio no contexto do regime de acumulação flexível. Educação & Sociedade, Campinas, v. 38, Nº. 139, p. 331-354, abr.-jun., 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v38n139/1678-4626-es-38-139-00331.pdf Acesso em: 02 jan. 2019. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5°. ed. São Paulo: Atlas 2003. LEAO, Geraldo. O QUE OS JOVENS PODEM ESPERAR DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO? Educação em Revista. Belo Horizonte (MG), vol.34, 2018. ISSN 1982-6621. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/edur/v34/1982-6621-edur- 34-e177494.pdf . Acesso em: 02 out. 2018. LIMA SILVA, Marcus Vinicius. Marcus Vinicius de Lima Silva, Coordenador Pedagógico do Colégio Estadual Brigadeiro Castrioto (CEBRIC) - Niterói, RJ: depoimento. [em 25/11/2019]. Entrevistador: Alex Kossak. Nova Iguaçu: GTPS, 2019. Arquivo sonoro de tipo MP3, de 84446,48 KB, com duração de 58’,38”. Entrevista concedida para o Projeto de Pesquisa “Mediações entre a escola e o mundo do trabalho” do GTPS/UFRRJ. LIMA, Marcelo; MACIEL, Samanta Lopes. A reforma do Ensino Médio do governo Temer: corrosão do direito à educação no contexto de crise do capital no Brasil. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, v. 23, 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413- 24782018000100245&lng=en&nrm=iso . Acesso em: 02 jan. 2019. LINO, Lucília Augusta. As ameaças da reforma: desqualificação e exclusão. Retratos da Escola, v. 11, n. 20, p. 75-90, 2017. ISSN 1982-131X. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/756/pdf . Acesso em: 27 mar. 2019. MARINI, Ruy Mauro. Dialética da dependência. Tradução de Marcelo Dias Carcanholo. In: STÉDILE, João Pedro; TRASPADINI, Roberta (Orgs.). Ruy Mauro Marini: vida e obra. São Paulo: Expressão Popular, 2005. MARX, Karl. Contribuição à crítica da economia política. Tradução: Florestan Fernandes. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2008. MARX, Karl. Manifesto Do Partido Comunista. São Paulo: Expressão Popular, 2008. MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. Tradução: Jesus Ranieri. São Paulo: Boitempo. 2010. MARX, Karl. O capital: crítica da economia política: livro I: o processo de produção do capital. Tradução: Rubens Enderle. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2017. MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã: crítica da mais recente filosofia alemã em seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Stirner, e do socialismo alemão em seus diferentes profetas (1845-1846). Tradução: Rubens Enderle, Nélio Schneider, Luciano Cavini Martorano. São Paulo: Boitempo, 2007 MELO, Adriana Almeida Sales. Os organismos internacionais na condução de um novo bloco histórico. In. NEVES, Lúcia Maria Wanderley (org.). A nova pedagogia da hegemonia: estratégias do capital para educar o consenso. São Paulo: Xamã, 2005. MÉSZÁROS, István. A crise estrutural do capital. Tradução: Francisco Raul Cortejo [et al.]. 2°. ed. São Paulo: Boitempo, 2011a. MÉSZÁROS, István. Para Além do Capital. São Paulo: Boitempo, 2011b. MOEHLECKE, Sabrina. Políticas de Educação Integral para o Ensino Médio no Rio de Janeiro: uma ampliação do direito à educação? Currículo sem Fronteiras, v. 18, n. 1, p. 145-169, 2018. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol18iss1articles/moehlecke.pdf Acesso em 14/08/2019. MOLL, Jaqueline. Reformar para retardar: a lógica da mudança no EM. Retratos da Escola, v. 11, n. 20, p. 61-74, 2017. ISSN 1982-131X. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/771/725 . Acesso em: 27 mar. 2019. MOTTA, Vânia Cardoso da; FRIGOTTO, Gaudêncio. POR QUE A URGÊNCIA DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO? MEDIDA PROVISÓRIA Nº 746/2016 (LEI Nº 13.415/2017). Educação & Sociedade, Campinas, v. 38, n. 139, p. 355-372, June 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v38n139/1678-4626-es-38-139- 00355.pdf . Acesso em: 02 jan. 2019. MOURA, Dante Henrique; LIMA FILHO, Domingos Leite. A reforma do Ensino Médio: regressão de direitos sociais. Retratos da Escola, v. 11, n. 20, p. 109-129, 2017. ISSN 1982-131X. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/760/pdf . Acesso em: 27 mar. 2019. OIFUTURO. Programas. NAVE - Núcleo Avançado em Educação. 2020. Disponível em: https://oifuturo.org.br/programas/nave/ . Acesso em 27/04/2020. OLIVEIRA, Amurabi; BINSFELD, Willian; TRINDADE, Tayná. A Reforma do Ensino Médio e suas Consequências: O que pensam os professores de sociologia? Revista Espaço do Currículo, v. 2, n. 11, 2018. Disponível em: http://www.periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/download/ufpb.1983- 1579.2018v2n11.36073/20849 . Acesso em: 03 jan. 2019. OLIVEIRA, Nélia Paula. Nélia Paula Oliveira Diretora do CIEP 498 - Irmã Dulce, Itaguaí, RJ: depoimento. [em 09/03/2020]. Entrevistador: Alex Kossak. Nova Iguaçu: GTPS, 2020. Arquivo sonoro de tipo MP3, de 80887,349 KB, com duração de 56’,10”. Entrevista concedida para o Projeto de Pesquisa “Mediações entre a escola e o mundo do trabalho” do GTPS/UFRRJ. ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO - OCDE. Estudos da OCDE sobre competências : competências para o progresso social : o poder das competências socioemocionais. Tradução de Maria Carbajal. São Paulo: Fundação Santillana, 2015. Disponível em: https://www.moderna.com.br/lumis/portal/file/fileDownload.jsp?fileId=8A808A82 511476410151158EF501439E. Acesso em 02 set. 2019. POULANTZAS, Nicos. Poder político e classes sociais. Traduzido por: Francisco Silva; Revisado por: Carlos Roberto F. Nogueira. São Paulo: Martins Fontes, 1977. RAMOS, Marise Nogueira. A Pedagogia das Competências: autonomia ou adaptação? 3°. ed. São Paulo: Cortez, 2006. RAMOS, Marise Nogueira. Concepção do Ensino Médio Integrado. In: ARAÚJO, Ronaldo; TEODORO, Elinilze. (Org.). Ensino Médio Integrado no Pará como Política Pública. Belém: SEDUC-PA, 2009, p. 144-182. REAL, Michelle Ismael Ferreira; CASTRO, Sonia de Oliveira; ARRUDA, Elaine Cristina de. Michelle Ismael Ferreira Real, Sonia de Oliveira Castro e Elaine Cristina de Arruda, Coordenadora Pedagógica, Diretora e Diretora adjunta respectivamente do CIEP 240 - Professor Haroldo Teixeira Valladão – São Gonçalo, RJ: depoimento. [em 29/11/2019]. Entrevistador: Alex Kossak. Nova Iguaçu: GTPS, 2019. Arquivo sonoro de tipo MP3, de 83536,165 KB, com duração de 58’,00”. Entrevista concedida para o Projeto de Pesquisa “Mediações entre a escola e o mundo do trabalho” do GTPS/UFRRJ. REVISTA PRELAC, ano 1, n.0/agosto de 2004. Tradução: Leda Beck. Santiago, Chile, 2014. – Projeto Regional de Educação para a América Latina e o Caribe, PRELAC. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000137293_por . Acesso em 02 set. 2019. RIO DE JANEIRO. CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO – CEE/RJ. Deliberação Nº 344, de 22 de julho de 2014. Define Diretrizes Operacionais para a Organização Curricular do Ensino Médio na Rede Pública de Ensino do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: 2014a. Disponível em http://www.cee.rj.gov.br/coletanea/d344.pdf. Acessado em 8 dez. 2016. RIO DE JANEIRO. CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO – CEE/RJ. Portaria Nº 3756 de 26 de novembro de 2019. Homologa Parecer que menciona. Rio de Janeiro, 2019. Disponível em http://www.ioerj.com.br/portal/modules/conteudoonline/mostra_edicao.php?sessi on=VVZSV1FrMTZWVEpQUkZsMFRYcG9SMDE1TURCUFZVVjNURlZKTWxKRVZYUk9 hMFV4VWtSVk5VOVZVa0pPVkUweA==&p=MzM=&tb=c2VlZHVjIGNvbSDDqm5mYX NlIGVtIGVtcHJlZW5kZWRvcmlzbW8mIzAxMzs=. Acesso em 26/02/2020. RIO DE JANEIRO. Decreto Estadual Nº 46.685 de 02 de Julho de 2019. Altera e consolida, sem aumento de despesa, a Estrutura Organizacional da Secretaria de Estado de Educação, e dá outras providências. Rio de Janeiro, 2019. Disponível em: http://www.fazenda.rj.gov.br/sefaz/content/conn/UCMServer/path/Contribution% 20Folders/site_fazenda/Subportais/PortalGestaoPessoas/Legisla%C3%A7%C3%B5 es%20SILEP/Legisla%C3%A7%C3%B5es/2019/Decretos/DECRETO%20N%C2%BA %2046.685%20DE%2002%20DE%20JULHO%20DE%202019_Altera%20estrutura %20SEEDUC%20.pdf . Acesso em 17/10/2019. RIO DE JANEIRO. Decreto Nº 25.959 de 12 de janeiro de 2000. Institui o Programa Estadual de Reestruturação da Educação Pública – Programa Nova Escola e dá outras providências. Rio de Janeiro, 2000. Disponível em http://alerjln1.alerj.rj.gov.br/decest.nsf/a912a1deb5407d36832569d0006f99d9/01 7a484213a0913603256c37006112ba?OpenDocument . Acesso em 09/09/2018. RIO DE JANEIRO. Decreto Nº 43.263 de 27 de outubro de 2011. Regulamenta o Conselho Gestor do Programa Estadual de Parcerias Público-privadas - CG, previsto no art.6º, § 5º, da lei Nº 5.068, de 10 de Julho de 2007, e dá outras providências. Rio de Janeiro: 2011a. Disponível em http://www.fazenda.rj.gov.br/sefaz/content/conn/UCMServer/path/Contribution% 20Folders/tesouro/Relat%C3%B3rios/Parceria%20P%C3%BAblico%20Privada/De creto%2043263%20%2027%20Out%202011.pdf. Acesso em 09/09/2018. RIO DE JANEIRO. Lei Nº 4528 de 28 de março de 2005. ESTABELECE AS DIRETRIZES PARA A ORGANIZAÇÃO DO SISTEMA DE ENSINO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Rio de Janeiro, 2005. Disponível em http://alerjln1.alerj.rj.gov.br/CONTLEI.NSF/c8aa0900025feef6032564ec0060dfff/c5 4d45eaf75d9ffb83256fd60065e520?OpenDocument. Acessado em 09/09/2018. RIO DE JANEIRO. Lei Nº 5068 de 10 de julho de 2007. INSTITUI O PROGRAMA ESTADUAL DE PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS - PROPAR. Rio de Janeiro, 2007. Disponível em http://alerjln1.alerj.rj.gov.br/contlei.nsf/c8aa0900025feef6032564ec0060dfff/465e 374d41ace5468325732100704436?OpenDocument. Acessado em 09/09/2018. RIO DE JANEIRO. Lei Nº 6089, de 25 de novembro de 2011. Cria O Fundo Fluminense De Parcerias (FFP), altera dispositivos da lei Nº 5.068, de 10 de julho de 2007, que institui o programa estadual de parcerias público-privadas, e dá outras providências..providências. Rio de Janeiro, 2011b. Disponível em: http://alerjln1.alerj.rj.gov.br/CONTLEI.NSF/c8aa0900025feef6032564ec0060dfff/b9 19b2b39727fce78325795d00701b73?OpenDocument . Acesso em 09/09/2018. RIO DE JANEIRO. Lei Nº 6864, de 15 de agosto de 2014. Altera dispositivos da Lei Nº 4.528, de 28 de março de 2005, e dá outras providências. Rio de Janeiro, 2014b. Disponível em: http://alerjln1.alerj.rj.gov.br/CONTLEI.NSF/c8aa0900025feef6032564ec0060dfff/72 974c34fa710fb583257d3500639431?OpenDocument . Acesso em 09/09/2018. RIO DE JANEIRO. Lei Nº 7043 de 15 de Julho de 2015. Altera A Lei Nº 5.068, de 10 de Julho de 2007, que Institui o Programa Estadual De Parcerias Público-privadas - PROPAR, e revoga a lei Nº 6.089, de 25 de Novembro de 2011, que cria o Fundo Fluminense De Parcerias (FFP). Rio de Janeiro, 2015. Disponível em: http://alerjln1.alerj.rj.gov.br/contlei.nsf/c8aa0900025feef6032564ec0060dfff/e34d 0b31ba85a7cf83257e89006bdbd6?OpenDocument . Acesso em 09/09/2018. RIO DE JANEIRO. Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação. Fundação de Apoio à Escola Técnica - FAETEC. Ensino Médio Técnico Integrado. EMI em Administração Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: http://www.faetec.rj.gov.br/index.php/planosde- curso-medio-tecnico/60-ensino-medio-tecnico-integrado . Acesso em 03/05/2020. RIO DE JANEIRO. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. Resolução Nº 4.842, de 3 de dezembro de 2012. Fixa diretrizes para implantação das Matrizes Curriculares para Educação Básica nas Unidades Escolares de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Ensino Médio Experimental, e dá outras providências. Rio de Janeiro, 2012a. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/diarios/43991470/doerjpoder- executivo-06-12-2012-pg-18?ref=serp . Acesso em 09/09/2018. RIO DE JANEIRO. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. Resolução SEEDUC Nº 4843 de 03 de dezembro de 2012. Fixa diretrizes para implantação das Matrizes Curriculares para a Educação Básica nas Unidades Escolares da Rede Pública e dá outras providência. Rio de Janeiro, 2012b. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/diarios/43991479/doerj-poder-executivo-06-12- 2012-pg-27?ref=next_button . Acesso em 09/09/2018. RIO DE JANEIRO. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. Resolução SEEDUC Nº 5.330 de 10 de setembro de 2015. Fixa diretrizes para implantação das matrizes curriculares para a Educação Básica nas unidades escolares da rede pública, e dá outras providências. Rio de Janeiro: 2015. Disponível em: http://www.silep. planejamento.rj.gov.br/resolucao_seeduc_n_5_330_-_102.htm , acesso em 02/11/2018. RIO DE JANEIRO. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. Resolução SEEduc Nº 5424, de 02 de maio de 2016. Estabelece o conceito para a implementação do programa de educação integral, no âmbito da Secretaria de Estado de Educação do Estado do Rio de Janeiro, e dá outras providências. Rio de Janeiro: 2016. Disponível em: https://seguro.mprj.mp. br/documents/112957/15506385/RESOLUCAO_SEEDUC_N_5424_DE_02_DE_MAIO_ DE_2016.pdf , acesso em 02/11/2018. RIO DE JANEIRO. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. Resolução SEEduc Nº 5.508 de 01 de fevereiro de 2017. Implanta o Ensino Médio em tempo integral, com ênfase em empreendedorismo aplicado ao mundo do trabalho, nas unidades escolares que menciona, e dá outras providências. Rio de Janeiro: 2017. Disponível em: http://www.rj.gov.br/c/document_library/get_file?uuid=aeb94680-ea6b-4446- abba-45f77b045cdf&groupId=91317, acesso em 02/11/2018. RIO DE JANEIRO. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. Resolução SEEDUC Nº 5586 de 24 de novembro de 2017. Altera a Seção I do Capítulo VI e inclui Matrizes no Anexo V da Resolução SEEDUC Nº 5330, de 10 de setembro de 2015, que fixa Diretrizes para a Implantação das Matrizes Curriculares para a Educação Básica, e dá outras providências. Rio de Janeiro, 2017. Disponível em: http://www.fazenda.rj.gov.br/sefaz/content/conn/UCMServer/path/Contribution% 20Folders/site_fazenda/Subportais/PortalGestaoPessoas/Legisla%C3%A7%C3%B5 es%20SILEP/Legisla%C3%A7%C3%B5es/2017/Resolu%C3%A7%C3%B5es/Resolu %C3%A7%C3%A3o%20SEEDUC%20n%C2%BA%205.586,%20de%2024%20de%2 0novembro%20de%202017.pdf , acesso em 02/02/2019. RIO DE JANEIRO. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. Resolução SEEDUC Nº 5.596 de 04 de janeiro de 2018. Altera a Seção III do Capítulo VI e inclui Matriz no Anexo V da Resolução SEEDUC Nº 5330, de 10 de setembro de 2015, que fixa diretrizes para a implantação das Matrizes Curriculares para a Educação Básica, e dá outras providências. Rio de Janeiro, 2018a. Disponível em: http://www.ioerj.com.br/portal/modules/conteudoonline/mostra_edicao.php?k=4B 06F691-9ECD5-4A73-8DF6-291A3045009213 . Acesso em 02/02/2019. RIO DE JANEIRO. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. Resolução SEEduc Nº 5.597 de 04 de janeiro de 2018. Altera Matriz do Anexo V, da Resolução SeeducSEEduc Nº 5.330, de 10 de setembro de 2015, que fixa diretrizes para a implantação das Matrizes Curriculares para a Educação Básica, e dá outras providências. Rio de Janeiro, 2018b. Disponível em: http://www.ioerj.com.br/portal/modules/conteudoonline/mostra_edicao.php?k=4B 06F691-9ECD5-4A73-8DF6-291A3045009214 . Acesso em 02/02/2019. RIO DE JANEIRO. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. Resolução SEEDUC Nº 5627 de 12 de abril de 2018. Altera o anexo único da Resolução SEEDUC Nº 5508, de 01 de fevereiro de 2017, que implanta o Ensino Médio em Tempo Integral com Ênfase em Empreendedorismo Aplicado ao Mundo do Trabalho, nas Unidades Escolares que menciona, e da dá outras providências. . Rio de Janeiro, 2018c. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/diarios/186246859/doerj-poderexecutivo- 16-04-2018-pg-8?ref=previous_button . Acesso em 02/02/2019. RIO DE JANEIRO. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. Resolução SEEduc Nº 5698 de 12 de novembro de 2018d. Transforma o Ensino Médio em Tempo Integral, com ênfase em Empreendedorismo Aplicado ao Mundo do Trabalho em Curso Técnico em Administração nas unidades escolares que menciona, e dá outras providências. Rio de Janeiro, 2018d. Disponível em: http://www.ioerj.com.br/portal/modules/conteudoonline/mostra_edicao.php?sessi on=VFZWUk1FMXJUVEZPUkUxMFRtdEZNazlETURCTlZVbDVURlJuTWs1RlVYUk9lbF UxVGtSQ1JFOUZSVFJOYW1ONg==&p=MjI=&tb=c2VlZHVjIGNvbSDDqm5mYXNlIGVtI GVtcHJlZW5kZWRvcmlzbW8mIzAxMzs= . Acesso em 02/02/2019. RIO DE JANEIRO. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. Resolução SEEDUC Nº 5812 de 27 de dezembro de 2019. Fixa diretrizes para implantação das Matrizes Curriculares para a Educação Básica nas unidades escolares da Rede Pública e dá outras providências. Rio de janeiro, 2019. Disponível em: http://www.ioerj.com.br/portal/modules/conteudoonline/mostra_edicao.php?sessi on=VFZWWk1FNVZWWHBSVkdOMFRrVkplVTFUTURCUFJWRjRJVURlZKZVU1VlVYUl NSVWswVFVWSk0xSkVWWGxSZWxFeQ==&p=MzQ=&tb=UmVzb2x1w6fDo28gU0VF RFVDIE7CuiA1ODEyJiMwMTM7 . Acesso em 26/02/2020. RIO DE JANEIRO. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. Solução educacional para o Ensino Médio. Rio de Janeiro: SEEduc/RJ, 2015. DisponivelDisponível em: http://rj.gov.br/web/seeduc/exibeconteudo?article-id=2299715, acesso em 02/11/2018 SANTOS, Daniel; PRIMI, Ricardo. Desenvolvimento socioemocional e aprendizado escolar: uma proposta de mensuração para apoiar políticas públicas – Resultados preliminares do Projeto de medição de competências socioemocionais no Rio de Janeiro. São Paulo: OCDE; IAS; SEEduc/RJ, 2014. 87 p. Disponível em: http://educacaosec21.org.br/wp-content/uploads/2013/07/desenvolvimentosocioemocional- e-aprendizado-escolar.pdf. Acesso em 02 set. 2019. SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos históricos e ontológicos. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 34, p. 152-65. São Paulo, 2007. SCIELO – SCIENTIFIC ELETRONIC LIBRARY ONLINE. Scielo 20 anos. São Paulo: 2018. Disponível em: http://www.scielo.org/php/index.php . Acesso em 20/03/2018. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; INSTITUTO AYRTON SENNA. Solução Educacional para o Ensino Médio - Uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro e o Instituto Ayrton Senna – Volume 1- Conceitos. Rio de Janeiro: SEEduc/RJ; IAS, 2012. 28 p. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; INSTITUTO AYRTON SENNA. Caderno 1: resumo executivo. Diretrizes para a Política de Educação Integral: solução Educacional para o Ensino Médio. Rio de Janeiro: SEEduc/RJ; IAS, [2015?]. 52 p. Disponível em: https://issuu.com/agencialete/docs/cadernoexecutivo_seem. Acesso em 02 set. 2019. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; INSTITUTO AYRTON SENNA. Caderno 2: Modelo Pedagógico – Princípios, Metodologias Integradoras e Avaliação da Aprendizagem. Rio de Janeiro: SEEduc/RJ; IAS, [2015?]. 152 p. Disponível em: https://issuu.com/agencialete/docs/ias_caderno2. Acesso em 02 set. 2019. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; INSTITUTO AYRTON SENNA. Narrativas PROEMI: Tramas e Tecituras das Escolas Parceiras. Rio de Janeiro: SEEduc/RJ; IAS, [2015?]. Disponível em: https://issuu.com/rleite3/docs/arquivo_revisado_03-03_singlepage. 114 p. Acesso em 02 set. 2019. SENNA, Instituto Ayrton; OCDE. Desenvolvimento da criatividade e do pensamento crítico dos estudantes: o que significa na escola. Coordenação geral Instituto Ayrton Senna. Traduzido por: Carbajal Traduções. São Paulo: Fundação Santillana, 2020. SENNA, Instituto Ayrton; UNESCO. Competências Socioemocionais: Material de Discussão. 28 p. Disponível em https://institutoayrtonsenna.org.br/content/dam/institutoayrtonsenna/radar/estan te-educador/COMPET%C3%8ANCIAS-SOCIOEMOCIONAIS_MATERIAL-DEDISCUSS% C3%83O_IAS_v2.pdf . Acesso em 02 set. 2019. SILVA, Edna Lúcia da; MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. – 3°. ed. Rev. Atual.– Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância da UFSC. 2001. SILVA, Karen Cristina; BOUTIN, Aldimara Catarina. Novo Ensino Médio e educação integral: contextos, conceitos e polêmicas sobre a reforma. Educação (UFSM), Santa Maria, p. 521-534, jul. 2018. ISSN 1984-6444. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/30458 . Acesso em: 02 jan. 2019. SILVA, Márcio Magalhães da. A formação de competências socioemocionais como estratégia para captura da subjetividade da classe trabalhadora. 2018. 169 f. Tese (Doutorado em Educação Escolar) — Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Ciências e Letras (Campus Araraquara). SILVEIRA, Emerson Lizandro Dias; SILVA, Roberto Rafael Dias da. A flexibilização como um imperativo político nas políticas curriculares para o Ensino Médio no Brasil: uma leitura crítica. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, [S.l.], p. 1759-1778, oct. 2018. ISSN 1982-5587. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp. br/iberoamericana/article/view/11226/7690 . Acesso em: 03 jan. 2019. SILVEIRA, Zuleide Simas da. A Relação Estado Supranacional e Estado Ampliado: contribuições à crítica dos processos de integração, regionalização e internacionalização da economia, das políticas de ciência, tecnologia e inovação e de educação. In: Anais do X Simpósio Estado e Poder: Estado Ampliado. Niterói: Núcleo de Pesquisa sobre Estado e Poder no Brasil, 2018. p. 1081-1094. SIMÕES, Willian. O lugar das Ciências Humanas na “reforma” do Ensino Médio. Retratos da Escola, v. 11, n. 20, p. 45-59, 2017. ISSN 1982-131X. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/752/pdf . Acesso em: 27 mar. 2019. SOUZA, José dos Santos. A educação profissional no contexto da reengenharia institucional da política pública de trabalho, qualificação e geração de renda: novos e velhos mecanismos de manutenção da hegemonia burguesa no governo FHC. Revista Trabalho Necessário, v. 11, n. 16, 2018c. SOUZA, José dos Santos. A formação do trabalhador no contexto da reconfiguração do trabalho, da produção e dos mecanismos de mediação do conflito de classe. Revista Contemporânea de Educação, Vol. 10, n. 20, p p. 273-290, jul.-dez./2015b. SOUZA, José dos Santos. A qualificação do trabalhador no contexto da construção de nova regularidade para a produção social da vida material no capitalismo contemporâneo. In: Trabalho, Economia e Educação: Perspectivas do Capitalismo Global. Maringá: Práxis, Massoni, pp. 313-341, 2008. SOUZA, José dos Santos. Crise orgânica do capital, recomposição burguesa e intensificação da precariedade do trabalho docente: fundamentos sócio-históricos da (des)configuração do trabalho docente. REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 38ª, de 01 a 05 de outubro de 2017, UFMA, São Luís/MA. Anais... São Luís (MA): 2017. Disponível em: http://38reuniao.anped.org.br/sites/default/files/resources/programacao/sessoes_ 38anped_2017_4_desconfiguracao_do_trabalho_docente_texto_jose_dos_santos.pdf Acesso em: 05/11/2018. SOUZA, José dos Santos. Cursos superiores de tecnologia: a materialidade da formação enxuta e flexível para o precariado no Brasil. Trabalho Necessário, Vol. 18, nº 36, p. 320-342, mai.-ago./2020 (maio-ago). SOUZA, José dos Santos. Estado, sociedade civil e políticas públicas para a formação humana no capitalismo: algumas referências analíticas acerca da política educacional. In: SARTÓRIO, Lúcia. A. V.; LINO, Lucília A.; SOUZA, Nádia M. p. (Org.). Política Educacional e Dilemas do Ensino em Tempo de Crise. São Paulo: Livraria da Física, 2018b. SOUZA, José dos Santos. Mediação entre a escola e o mundo do trabalho na formação de técnicos de nível médio. Revista Trabalho, Educação e Saúde, v. 16, n. 1, p. 123- 140, jan./abr. 2018a, Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/1981-7746- sol00095. Acesso em 05/11/2018. SOUZA, José dos Santos. O Recrudescimento da Teoria do Capital Humano. Cadernos CEMARX, v. 3, p. 159-172, 2006. SOUZA, José dos Santos. O sindicalismo brasileiro e a qualificação do trabalhador. 2ª Edição. Bauru: Editora Práxis, 2015a. 198 p. SOUZA, José dos Santos. Trabalho, Educação e Luta de Classes na Sociabilidade do Capital. In: SOUZA, José dos Santos; ARAÚJO, Renan. (Org.). Trabalho, Educação e Sociabilidade. 1. ed. Maringá: Práxis; Massoni, 2010. v. 1, p. 133-157. SOUZA, José dos Santos. Trabalho, Educação e Luta de Classes na Sociabilidade do Capital. In: SOUZA, José dos Santos; ARAÚJO, Renan. (Org.). Trabalho, Educação e Sociabilidade. 1. ed. Maringá: Práxis; Massoni, 2010. v. 1, p. 133-157. SOUZA, José dos Santos. Trabalho, Educação e Sindicalismo no Brasil. Campinas: Ed. Autores Associados, 2002. 240 p. SOUZA, José dos Santos. Trabalho, qualificação, ciência e tecnologia no mundo contemporâneo: fundamentos teóricos para uma análise da política de educação profissional. Revista FAEEBA, Salvador, v. 13, no 22, p. 1-15, Jul-Dez/2004. SOUZA, Maristela da silva; RAMOS, Fabrício Krusche. Educação Física e o mundo do trabalho: um diálogo com a atual reforma do Ensino Médio. Motrivivência, Florianópolis, v. 29, n. 52, p. 71-86, set. 2017. ISSN 2175-8042. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/50342 . Acesso em: 03 jan. 2019. SOUZA, Úrsula Cláudia de; FIGUEIRA, Morgana Alves Coutinho. Úrsula Cláudia de Souza e Morgana Alves Coutinho Figueira, Diretora Adjunta e Coordenadora Pedagógica respectivamente do CIEP 500 - Antonio Botelho - Paracambi, RJ: depoimento. [em 22/11/2019]. Entrevistador: Alex Kossak. Nova Iguaçu: GTPS, 2019. Arquivo sonoro de tipo MP3, de 91319,61 KB, com duração de 63’,24”. Entrevista concedida para o Projeto de Pesquisa “Mediações entre a escola e o mundo do trabalho” do GTPS/UFRRJ. VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da práxis. Tradução: María Encarnación Moya. 3°. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2011.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/70111/2020%20-%20Alex%20Kossak.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5839
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2022-08-02T17:13:44Z No. of bitstreams: 1 2020 - Alex Kossak.pdf: 7073344 bytes, checksum: 440140079ee1ab3c91d2b5ec9ea92db9 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2022-08-02T17:13:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020 - Alex Kossak.pdf: 7073344 bytes, checksum: 440140079ee1ab3c91d2b5ec9ea92db9 (MD5) Previous issue date: 2020-08-18eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020 - Alex Kossak.pdf6.91 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.