Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13253
Tipo do documento: Dissertação
Title: Cartografias “Outra” na EJA: por uma prática decolonial no ensino de Geografia
Other Titles: Cartographys “Other” in the EJA: by decolonial practice in the teaching of Geography
Authors: Ferreira, Alan Serafim
Orientador(a): Sales, Sandra Regina
Primeiro membro da banca: Sales, Sandra Regina
Segundo membro da banca: Paiva, Jane
Terceiro membro da banca: Guimarães, Mauro
Keywords: educação de jovens e adultos;cartografia social;pedagogia decolonial;youth and adult education;social cartography;decolonial pedagogy
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 18-May-2018
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: Ferreira, Alan Serafim. Cartografias “Outra” na EJA: por uma prática decolonial no ensino de Geografia. 2018. [181 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica - RJ] .
Abstract: Este trabalho visa estabelecer aproximações entre o ensino de Geografia na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e uma prática pedagógica decolonial, mediado pela cartografia, tendo em vista que a leitura e compreensão de mapas é uma habilidade necessária para todo cidadão, não somente durante o aprendizado escolar, mas ao longo de toda a vida. Busquei ainda, a superação da utilização cartesiana dos mapas, os quais se baseiam na linguagem matemática como única forma de descrição do espaço geográfico, e a desinvisibilização de conhecimentos e saberes adquiridos ao longo da vida por esses sujeitos em suas diferentes práticas sociais. Tratou-se de uma de pesquisa-ação com vista à elaboração de uma prática pedagógica pela Cartografia Social, que possibilitou aos educandos cartografar elementos presentes em seus cotidianos e em suas comunidades, suas carências, angústias e frustrações. Nesse processo, os estudantes, enquanto cidadãos inconformados com situações que ferem sua dignidade humana, se reconheceram como agentes transformadores da realidade individual e comunitária. Por meio da Cartografia participativa dos sujeitos da EJA, buscou-se trazer a existência desses sujeitos em seus mapeamentos, o cotidiano de suas gentes, seus lugares, suas rotinas, tradições, culturas e suas necessidades; a vida de fato como ela é, espacialmente distribuída no território.
Abstract: This work seeks to establish approximations between the teaching of Geography in the Education of Young People and Adults (EJA) and a decolonial pedagogical practice, mediated by cartography, since reading and understanding maps is a necessary skill for every citizen, not only during school learning, but throughout life. I also sought to overcome the Cartesian use of maps, which are based on mathematical language as the only way of describing geographic space, and the disinvisibilization of knowledge and knowledge acquired throughout life by these subjects in their different social practices. It was an action research aimed at the elaboration of a pedagogical practice by Social Cartography, which enabled the students to map elements present in their daily lives and in their communities, their needs, anguishes and frustrations. In this process, students, as citizens dissatisfied with situations that hurt their human dignity, have recognized themselves as transforming agents of individual and community reality. Through the participatory Cartography of the subjects of the EJA, it was sought to bring the existence of these subjects in their mappings, the daily life of their people, their places, their routines, traditions, cultures and their needs; life in fact as it is, spatially distributed in the territory.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13253
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018 - Alan Serafim Ferreira.pdf2018 - Alan Serafim Ferreira3.11 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.