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dc.contributor.authorFerreira, Alan Serafim
dc.date.accessioned2023-12-22T02:43:15Z-
dc.date.available2023-12-22T02:43:15Z-
dc.date.issued2018-05-18
dc.identifier.citationFerreira, Alan Serafim. Cartografias “Outra” na EJA: por uma prática decolonial no ensino de Geografia. 2018. [181 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica - RJ] .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13253-
dc.description.abstractEste trabalho visa estabelecer aproximações entre o ensino de Geografia na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e uma prática pedagógica decolonial, mediado pela cartografia, tendo em vista que a leitura e compreensão de mapas é uma habilidade necessária para todo cidadão, não somente durante o aprendizado escolar, mas ao longo de toda a vida. Busquei ainda, a superação da utilização cartesiana dos mapas, os quais se baseiam na linguagem matemática como única forma de descrição do espaço geográfico, e a desinvisibilização de conhecimentos e saberes adquiridos ao longo da vida por esses sujeitos em suas diferentes práticas sociais. Tratou-se de uma de pesquisa-ação com vista à elaboração de uma prática pedagógica pela Cartografia Social, que possibilitou aos educandos cartografar elementos presentes em seus cotidianos e em suas comunidades, suas carências, angústias e frustrações. Nesse processo, os estudantes, enquanto cidadãos inconformados com situações que ferem sua dignidade humana, se reconheceram como agentes transformadores da realidade individual e comunitária. Por meio da Cartografia participativa dos sujeitos da EJA, buscou-se trazer a existência desses sujeitos em seus mapeamentos, o cotidiano de suas gentes, seus lugares, suas rotinas, tradições, culturas e suas necessidades; a vida de fato como ela é, espacialmente distribuída no território.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteducação de jovens e adultospor
dc.subjectcartografia socialpor
dc.subjectpedagogia decolonialpor
dc.subjectyouth and adult educationeng
dc.subjectsocial cartographyeng
dc.subjectdecolonial pedagogyeng
dc.titleCartografias “Outra” na EJA: por uma prática decolonial no ensino de Geografiapor
dc.title.alternativeCartographys “Other” in the EJA: by decolonial practice in the teaching of Geographyeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis work seeks to establish approximations between the teaching of Geography in the Education of Young People and Adults (EJA) and a decolonial pedagogical practice, mediated by cartography, since reading and understanding maps is a necessary skill for every citizen, not only during school learning, but throughout life. I also sought to overcome the Cartesian use of maps, which are based on mathematical language as the only way of describing geographic space, and the disinvisibilization of knowledge and knowledge acquired throughout life by these subjects in their different social practices. It was an action research aimed at the elaboration of a pedagogical practice by Social Cartography, which enabled the students to map elements present in their daily lives and in their communities, their needs, anguishes and frustrations. In this process, students, as citizens dissatisfied with situations that hurt their human dignity, have recognized themselves as transforming agents of individual and community reality. Through the participatory Cartography of the subjects of the EJA, it was sought to bring the existence of these subjects in their mappings, the daily life of their people, their places, their routines, traditions, cultures and their needs; life in fact as it is, spatially distributed in the territory.eng
dc.contributor.advisor1Sales, Sandra Regina
dc.contributor.advisor1ID183268462-87por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6700481146248917por
dc.contributor.referee1Sales, Sandra Regina
dc.contributor.referee2Paiva, Jane
dc.contributor.referee3Guimarães, Mauro
dc.creator.ID076306967-10por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1488827016724635por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
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