Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13260
Tipo do documento: Dissertação
Title: Política de acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência: o caso da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Other Titles: Accessibility policies and the inclusion of people with disabilities: the case of the Federal Rural University of Rio de Janeiro
Authors: Costa, Ana Paula da Silva da
Orientador(a): Pletsch, Márcia Denise
Primeiro membro da banca: Pletsch, Márcia Denise
Segundo membro da banca: Machado, Ligia Cristina Ferreira
Terceiro membro da banca: Souza, Flavia Faissal de
Keywords: Educação Superior;Núcleo de Acessibilidade e Inclusão;Pessoas com Deficiência;Higher Education;Nucleus of Accessibility and Inclusion;People with Disabilities
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 30-Mar-2021
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: COSTA, Ana Paula da Silva da. Política de acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência: o caso da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. 2021. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ. 2021.
Abstract: A presente pesquisa foi realizada na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), com o objetivo de analisar a política de acessibilidade e inclusão e identificar os suportes oferecidos por esta Universidade para garantir a participação efetiva de estudantes com deficiência nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, mediante o apoio e o acompanhamento do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI). Dialogamos com a legislação em vigor e referenciais teóricos como, Paulo Freire (1997), Cabral e Melo (2017), Melo e Araújo (2018), Lima e Cabral (2020), Pletsch (2020, 2020b), Rabelo (2020), entre outros e outras. Em termos metodológicos a pesquisa segue por meio de pressupostos qualitativos de investigação científica, de cunho descritivo, a partir de questionário semiestruturado efetuado com os membros da equipe de trabalho do NAI e com os/as estudantes que recebem o apoio do Núcleo. Os resultados, entre outros aspectos, revelaram as diversas faces da inclusão na Educação Superior, bem como os desafios e perspectivas para a acessibilidade de pessoas com deficiência nesse nível de ensino. Também foi evidenciada, a importância do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UFRRJ, como um setor que assume um papel de protagonista fomentando as ações políticas de acessibilidade e inclusão, além de oferecer os suportes educacionais para as pessoas com deficiência matriculadas na Educação Superior desta instituição.
Abstract: The following study was realized at the Federal Rural University of Rio de Janeiro (UFRRJ) with the objective of analyzing its accessibility and inclusion policies and identifying the support offered by UFRRJ to guarantee the effective participation of students with disabilities in classroom, research and extension activities through the Nucleus of Accessiblity and Inclusion (NAI). For this study, we engaged with the current legislation as well as theoretical references, such as Paulo Freire (1997), Cabral e Melo (2017), Melo e Araújo (2018), Lima e Cabral (2020), Pletsch (2020, 2020b) Rabelo (2020), among others. Methodologically, this study employs descriptive qualitative methods, using a semi-structured questionnaire among NAI faculty and staff and among students it supports. The results reveal the various sides of inclusion in higher education, as well as the challenges and prospects of accessibility for people with disabilities in this stage of education. They also show the importance of the Nucleus of Accessibility and Inclusion at UFRRJ as an organ that has assumed a leadership role in promoting policies of accessibility and inclusion, as well as offering educational support to people with disabilities enrolled in this institution of higher education.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13260
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021 - Ana Paula da Silva da Costa.Pdf1.61 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.