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dc.contributor.authorCosta, Ana Paula da Silva da
dc.date.accessioned2023-12-22T02:43:24Z-
dc.date.available2023-12-22T02:43:24Z-
dc.date.issued2021-03-30
dc.identifier.citationCOSTA, Ana Paula da Silva da. Política de acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência: o caso da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. 2021. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ. 2021.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13260-
dc.description.abstractA presente pesquisa foi realizada na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), com o objetivo de analisar a política de acessibilidade e inclusão e identificar os suportes oferecidos por esta Universidade para garantir a participação efetiva de estudantes com deficiência nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, mediante o apoio e o acompanhamento do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI). Dialogamos com a legislação em vigor e referenciais teóricos como, Paulo Freire (1997), Cabral e Melo (2017), Melo e Araújo (2018), Lima e Cabral (2020), Pletsch (2020, 2020b), Rabelo (2020), entre outros e outras. Em termos metodológicos a pesquisa segue por meio de pressupostos qualitativos de investigação científica, de cunho descritivo, a partir de questionário semiestruturado efetuado com os membros da equipe de trabalho do NAI e com os/as estudantes que recebem o apoio do Núcleo. Os resultados, entre outros aspectos, revelaram as diversas faces da inclusão na Educação Superior, bem como os desafios e perspectivas para a acessibilidade de pessoas com deficiência nesse nível de ensino. Também foi evidenciada, a importância do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UFRRJ, como um setor que assume um papel de protagonista fomentando as ações políticas de acessibilidade e inclusão, além de oferecer os suportes educacionais para as pessoas com deficiência matriculadas na Educação Superior desta instituição.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Superiorpor
dc.subjectNúcleo de Acessibilidade e Inclusãopor
dc.subjectPessoas com Deficiênciapor
dc.subjectHigher Educationeng
dc.subjectNucleus of Accessibility and Inclusioneng
dc.subjectPeople with Disabilitieseng
dc.titlePolítica de acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência: o caso da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.title.alternativeAccessibility policies and the inclusion of people with disabilities: the case of the Federal Rural University of Rio de Janeiroeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe following study was realized at the Federal Rural University of Rio de Janeiro (UFRRJ) with the objective of analyzing its accessibility and inclusion policies and identifying the support offered by UFRRJ to guarantee the effective participation of students with disabilities in classroom, research and extension activities through the Nucleus of Accessiblity and Inclusion (NAI). For this study, we engaged with the current legislation as well as theoretical references, such as Paulo Freire (1997), Cabral e Melo (2017), Melo e Araújo (2018), Lima e Cabral (2020), Pletsch (2020, 2020b) Rabelo (2020), among others. Methodologically, this study employs descriptive qualitative methods, using a semi-structured questionnaire among NAI faculty and staff and among students it supports. The results reveal the various sides of inclusion in higher education, as well as the challenges and prospects of accessibility for people with disabilities in this stage of education. They also show the importance of the Nucleus of Accessibility and Inclusion at UFRRJ as an organ that has assumed a leadership role in promoting policies of accessibility and inclusion, as well as offering educational support to people with disabilities enrolled in this institution of higher education.eng
dc.contributor.advisor1Pletsch, Márcia Denise
dc.contributor.advisor1ID891.622.770-49por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5622440291569151por
dc.contributor.referee1Pletsch, Márcia Denise
dc.contributor.referee2Machado, Ligia Cristina Ferreira
dc.contributor.referee3Souza, Flavia Faissal de
dc.creator.ID068.607-157-31por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8262311727099029por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
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