Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13264
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dc.contributor.authorMuniz, Diogo Dias de Paula
dc.date.accessioned2023-12-22T02:43:30Z-
dc.date.available2023-12-22T02:43:30Z-
dc.date.issued2021-04-28
dc.identifier.citationMUNIZ, Diogo Dias de Paula. A construção da identidade docente de estagiários de Educação Física no estágio curricular supervisionado: uma pesquisa bibliográfica. 2021. 372 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2021.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13264-
dc.description.abstractO presente estudo bibliográfico discorre sobre a construção da identidade docente dos estagiários de Educação Física (EF) no estágio curricular supervisionado (ECS). A questão central a ser respondida é como os estudos científicos selecionados a partir da revisão de literatura desta pesquisa estão problematizando e discutindo a construção e reconstrução da identidade docente dos estagiários de EF no ECS, bem como, quais os motivos que levam pesquisadores a investigarem a temática. Na tentativa de responder essa questão central, esta dissertação tem como objetivo investigar a construção da identidade docente dos estagiários de EF no ECS, a partir de uma revisão bibliográfica. Especificadamente procurou-se (a) identificar os problemas motivadores dos estudos e as causas que levaram os pesquisadores a investir em suas pesquisas; (b) conhecer os conceitos, metodologias e perspectivas teóricas adotadas nesses estudos; ( c) descrever os elementos evidenciados na literatura como importantes no processo de construção da identidade docente dos estagiários; ( d) apresentar os desenhos metodológicos dos estudos levantados; (e) identificar, categorizar e discutir criticamente os resultados desses estudos. A fundamentação do estudo contará com o aporte teórico de autores que tradicionalmente tratam a temática da identidade, como Anthony Giddens (1991); Antônio Ciampa (1987); Claude Dubar (2005; 2009); Erik Erikson (1972); Freud (1923); George Mead (1932); Jean-Claude Kaufmann (2005); Lacan (1949); Nóvoa (1991); Pimenta (2012); Stuart Hall (2006); Tardif (2014); Zygmunt Bauman (2001). Metodologicamente trata-se de uma pesquisa qualitativa, bibliográfica, do tipo exploratória, tendo como técnicas de coletas de dados a revisão sistemática de literatura e análise de natureza interpretativa. A revisão sistemática ocorreu a partir da busca de estudos na língua portuguesa publicados até o ano de 2018, nas bases de indexação Web of Science, Catálogo de Teses e Dissertações, SCOPUS (Elsevier) e SPORTDiscus. O rol de literaturas selecionados para análise interpretativa foram 16 estudos, sendo 03 teses, 06 dissertações e 07 artigos: Malaco (2004), Silva (2009), Bezerra (2012), Souza (2012), Montenegro et al., (2014), Razeira et al., (2014), Cardoso; Batista; Graça (2016a), Pires (2016), Cardoso; Batista; Graça (2016b ), Rocha (2017), Vanzuita; Raitz; Garanhani (2017), Pereira et al., (2018), Barros; Pacheco; Batista (2018), Plotegher (2018), Da Silva (2018) e Flores (2018). Entre alguns resultados apresentamos a seleção dos estudos com os respectivos problemas, objetivos, método e considerações finais; desenvolveu discussões dos conceitos e algumas terminologias da(s) identidade(s) docente(s); os instrumentos metodológicos e de coleta de dados adotados nas pesquisas foram apresentados; o panorama do ECS como motivador das questões dos estudos e as categorias de dimensões biográficas, relacionais e simultâneas sobre o conjunto de problemas dos estudos; por fim, foram apresentados cinco perspectivas teóricas e doze elementos para construção da identidade docente dos estagiários de EF no ECS. Embora ainda sejam escassas as publicações sobre a identidade docente no âmbito do ECS em EF, estas foram incrementadas até o ano 2018 no contexto científico brasileiro.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectIdentidade docentepor
dc.subjectEstágio Curricular Supervisionadopor
dc.subjectEstagiáriospor
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectSocialização profissionalpor
dc.subjectTeacher identityeng
dc.subjectSupervised intemshipeng
dc.subjectIntemseng
dc.subjectPEeng
dc.subjectProfessional socializationeng
dc.titleA construção da identidade docente de estagiários de Educação Física no estágio curricular supervisionado: uma pesquisa bibliográficapor
dc.title.alternativeThe construction of the teaching identity of Physical Education trainees in the supervised internship: a bibliographic researcheng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis bibliographical study discusses the construction of the teacher identity of Physical Education (PE) intems in the supervised curricular intemship (ECS). The central question to be answered is how the scientific studies selected from the literature review of this research are problematizing and discussing the construction and reconstruction of the teaching identity of PE intems at ECS, as well as what the reasons are that lead researchers to investigate the thematic. ln an attempt to answer this central question, this dissertation aims to investigate the construction of the teaching identity of PE intems at ECS, based on a literature review. Specifically, it sought to (a) identify the motivating problems of the studies and the causes that led researchers to invest in their research; (b) know the concepts, methodologies and theoretical perspectives adopted in these studies; ( c) describe the elements evidenced in the literature as important in the process of constructing the trainees' teaching identity; ( d) present the methodological designs of the studies surveyed; (e) identify, categorize and critically discuss the results of these studies. The foundation of the study will rely on the theoretical contribution of authors who traditionally deal with the theme of identity, such as Anthony Giddens (1991); Antônio Ciampa (1987); Claude Dubar (2005; 2009); Erik Erikson (1972); Freud (1923); George Mead (1932); Jean-Claude Kaufmann (2005); Lacan (1949); Nóvoa (1991); Pepper (2012); Stuart Hall (2006); Tardif (2014); Zygmunt Bauman (2001). Methodologically, this is a qualitative, bibliographical, exploratory research, using systematic literature review and interpretive analysis as data collection techniques. The systematic review was based on the search for studies in Portuguese published until 2018, in the Web of Science, Theses and Dissertations Catalog, SCOPUS (Elsevier) and SPORTDiscus indexing bases. The list of literatures selected for interpretive analysis were 16 studies, with 03 theses, 06 dissertations and 07 articles: Malaco (2004), Silva (2009), Bezerra (2012), Souza (2012), Montenegro et al., (2014), Razeira et al., (2014), Cardoso; Batista; Graça (2016a), Pires (2016), Cardoso; Batista; Graça (2016b), Rocha (2017), Vanzuita; Raitz; Garanhani (2017), Pereira et al., (2018), Barros; Pacheco; Batista (2018), Plotegher (2018), Da Silva (2018) e Flores (2018). Among some results, we present the selection of studies with their respective problems, objectives, method and final considerations; developed discussions of concepts and some terminology of the teacher's identity(ies); the methodological and data collection instruments adopted in the surveys were presented; the panorama of the ECS as a motivator of the questions of the studies and the categories of biographical, relational and simultaneous dimensions on the set of problems of the studies; finally, tive theoretical perspectives and twelve elements for the construction of the teaching identity of PE intems at ECS were presented. Although publications on teacher identity within the scope of ECS in PE are still scarce, they were increased by the year 2018 in the Brazilian context.eng
dc.contributor.advisor1Santos, José Henrique dos
dc.contributor.advisor1ID769.753.207-72por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3330684865751520por
dc.contributor.referee1Santos, José Henrique dos
dc.contributor.referee2Bragança, Inês Ferreira de Souza
dc.contributor.referee3Masson, Maximo Augusto Campos
dc.contributor.referee4Araújo, Mairce da Silva
dc.creator.ID052.215.217-17por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3850276390040560por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Popularespor
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