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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13516
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Reis, Leonardo dos Santos | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T02:47:55Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T02:47:55Z | - |
dc.date.issued | 2023-03-02 | |
dc.identifier.citation | REIS, Leonardo dos Santos. Entre a disciplina e o desempenho: uma reflexão sobre a educação escolar e suas controvérsias. 2023. 79 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2023. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13516 | - |
dc.description.abstract | O objetivo do presente trabalho é, essencialmente, refletir sobre as novas problemáticas que estão relacionadas à educação que é empreendida nas instituições escolares das sociedades capitalistas e neoliberais da contemporaneidade. Não deixando os “antigos” problemas de lado, nosso interesse aqui será buscar novas ferramentas conceituais para compreender as mutações que essas instituições e estabelecimentos vêm sofrendo e a relação dessas mudanças com outras que têm ocorrido em setores variados das sociedades nas últimas décadas. Para levar essa tarefa a cabo, no primeiro capítulo, refletiremos, principalmente através de Michel Foucault, sobre a íntima relação que existe entre o surgimento e o desenvolvimento das instituições escolares e a consolidação das disciplinas enquanto tecnologia de poder. Dessa forma, teremos uma visão geral dos objetivos principais dessas instituições no momento em que elas surgiram e se difundiram no tecido social. No segundo capítulo, refletiremos, principalmente a partir de Byung-Chul Han, sobre o quanto as disciplinas não são mais capazes de, sozinhas, explicar a configuração das novas relações de poder das sociedades contemporâneas e neoliberais, ou seja, veremos então que, junto às disciplinas, vemos surgir um noivo paradigma de poder, que é o do “desempenho”. Por último, no terceiro capítulo, traremos uma discussão sobre como essa relação entre o paradigma disciplinar e o paradigma do desempenho influencia nos processos que ocorrem na educação escolar e como essas instituições expressam essa mudança não apenas em suas atuais metodologias de ensino/aprendizado, mas também nas “reformas” contemporâneas do ensino e na própria “contaminação” da linguagem escolar pela linguagem empresarial. Com isso, pretendemos “reproblematizar” determinados pontos relacionados à educação escolar e trazer à luz novos problemas que porventura possam estar ainda ocultados pela sombra do imperativo do desempenho. | por |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | educação | por |
dc.subject | relações de poder | por |
dc.subject | Michel Foucault | por |
dc.subject | education | eng |
dc.subject | Power relations | eng |
dc.title | Entre a disciplina e o desempenho: uma reflexão sobre a educação escolar e suas controvérsias | por |
dc.title.alternative | Between discipline and performance: a reflection on school education and its controversies | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | The objective of the present work is, essentially, to reflect on the new problems that are related to the education that is undertaken in the school institutions of contemporary capitalist and neoliberal societies. Not leaving the “old” problems aside, our interest here will be to seek new conceptual tools to understand the mutations that these institutions and establishments have been undergoing and the relationship of these changes with others that have occurred in various sectors of society in recent decades. To carry out this task, in the first chapter, we will reflect, mainly through Michel Foucault, on the intimate relationship that exists between the emergence and development of school institutions and the consolidation of disciplines as a technology of power. In this way, we will have an overview of the main objectives of these institutions at the time when they emerged and spread in the social fabric. In the second chapter, we will reflect, mainly from Byung-Chul Han, on how much disciplines are no longer able to explain the configuration of new power relations in contemporary and neoliberal societies, that is, we will see that we are no longer in a paradigm “disciplinary”, but in a “performance” paradigm. Finally, in the third chapter, we will discuss how this transition from a disciplinary paradigm to a performance paradigm influences the processes that occur in school education and how these institutions express this new paradigm not only in their current teaching/learning methodologies, but also in the contemporary “reforms” of teaching and in the “contamination” of school language by business language. With this, we intend to “reproblematize” certain points related to school education and bring to light new problems that may still be hidden by the shadow of the performance imperative. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Carvalho, Danilo Bilate de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3430633698914755 | por |
dc.contributor.referee1 | Carvalho, Danilo Bilate de | |
dc.contributor.referee2 | Chevitarese, Leandro Pinheiro | |
dc.contributor.referee3 | Carvalho e Faria, Filipe Ceppas de | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5574750691859672 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas e Sociais | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Filosofia | por |
dc.relation.references | BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018a. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf ______. RESOLUÇÃO Nº 3, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2018. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC, 2018b. Disponível em: http://portal.mec.gov .br/docman/novembro-2018-pdf/102481-rceb003-18/file _____. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional . Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm . Acesso em: 01 abr. 2022. DELEUZE, Gilles. Conversações, 1972-1990. Tradução por Peter Pál Perbart. São Paulo: Editora 34, 1992. Disponível em: https://grupodeestudosdeleuze.files.wordpress.com/2016/05/deleuze-gconversac3a7c3b5es.pdf DELUMEAU, Jean. A confissão e o perdão: as dificuldades da confissão nos séculos XIII a XVIII. Tradução por Paulo Neves. São Paulo: Companhia das Letras, 1991. DURKHEIM, Émile. Da divisão do trabalho social. In. Auguste Comte, Émile Durkheim. São Paulo: Abril Cultural, 1973. p. 303-372. (Coleção Os Pensadores, vol. XXXIII) FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 2ª ed. Organização e tradução por Roberto Machado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1981. ______. Em defesa da sociedade: curso no Collège de France (1976). 2ª ed. Tradução por Maria Ermantina Galvão. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010. ______. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 42ª ed. Tradução por Raquel Ramalhete. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. ______. História da sexualidade 1: a vontade de saber. 11ª ed. Tradução por Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2021. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 69ª ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019. HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. Tradução por Enio Paulo Giachini. 2ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017. ______. Psicopolítica: O neoliberalismo e as novas técnicas de poder. Belo Horizonte, MG: Ayiné: 2018a. ______. No enxame: perspectivas do digital. Tradução por Lucas Machado. Petrópolis, Rj: Vozes, 2018b. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/6300401/mod_resource/content/1/No%20enxame.pdf ______. O que é poder?. Tradução por Grabriel Salvi Philipson. Petrópolis, RJ: Vozes, 2019. ORWELL, George. 1984. Traduzido por Juliana Garcia. Cotia, SP: Editora Pandorga, 2021. LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. Tradução por Mariana Echalar. São Paulo: Boitempo, 2019. SANTOS, Milton. O país distorcido: o Brasil, a globalização e a cidadania. Organização, apresentação e notas de Wagner Costa Ribeiro; ensaio de Carlos Walter Porto Gonçalves. São Paulo: Publifolha, 2002. WEBER, Max. Escritos políticos. Editado por Peter Lassman e Ronald Speirs; tradução por Regis Barbosa e Karen Elsabe Barbosa. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2014. ______. A ética protestante e o “espírito” do capitalismo. Tradução por José Marcos Mariani de Macedo; revisão técnica, edição de texto, apresentação, glossário, correspondência vocabular e índice remissivo por Antônio Flávio Pierucci. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. | por |
dc.subject.cnpq | Filosofia | por |
dc.subject.cnpq | Educação | por |
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