Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13748
Tipo do documento: Dissertação
Title: A cidade histórica na pós-modernidade: a produção do urbano para o consumo visual – olhares sobre Paraty e a flip
Other Titles: The historic city in postmodernity. the urban production to the visual consumption – looks over Paraty and the flip
Authors: Vinco, Jefferson de Oliveira
Orientador(a): Botelho, Maurilio Lima
Primeiro membro da banca: Botelho, Maurilio Lima
Segundo membro da banca: Oliveira, Leandro Dias de
Terceiro membro da banca: Costa, Maria de Fátima Tardin
Keywords: Espetacularização;Patrimonialização;Festivalização;Pós-modernidade;Paraty;Spectacularization;Patrimonialization;Festivalization;Post-modernity;Paraty
Área(s) do CNPq: Geografia
Idioma: por
Issue Date: 26-Sep-2017
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Instituto de Tecnologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Citation: Vinco, Jefferson de Oliveira. A cidade histórica na pós-modernidade: a produção do urbano para o consumo visual – olhares sobre Paraty e a flip. 2017. [119 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Instituto de Agronomia/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .
Abstract: O urbano pós-moderno apresenta desafios interpretativos que já foram enfrentados por importantes autores dentro da geografia. Entretanto, o quadro elucidativo foi construído visando explicar os processos observados em grandes metrópoles financeiras, nas cidades que são o coração da economia capitalista contemporânea. Nossa intenção se volta para as cidades consideradas históricas, em geral, cidades pequenas ou médias, que possuem um considerável nível de preservação de seus monumentos. Essas cidades-patrimônio ascendem no, século XX, como importantes espaços destinados a cultura, a história, a memória e ao lazer e seus perímetros urbano-históricos são produzidos para se tornarem espaços de consumo visual. A pós-modernidade chega ao urbano a partir da culturalização do planejamento citadino, uma série de preservações, restaurações e invenções são aplicadas na cidade objetivando desenvolver formas e histórias que sejam atrativas aos olhos e assim mobilizem desejos de consumo. Patrimonialização, espetacularização e festivalização são processos que se unem e formam uma tríade, que constrói cenários utilizando a valorização estética do passado, ou do que se imagina e se quer produzir como passado, para constituir rendas de monopólio através da exploração de características urbanas distintivas, únicas em todo país. Logo, é Paraty e sua festa literária que aguçam nossos olhares e nos motivam a interpretar os intensos processos que incidem sobre o urbano e acabam assim por fragmentá-lo e esfacelá-lo devido à produção desigual do espaço. A intensa periferização a qual a cidade foi submetida, no momento em que seu centro histórico começou a ser produzido como uma mercadoria-cultural de luxo, responde aos ideais da constituição de simulacros urbanos pós-modernos em que tudo e todos são transformados em imagem e rendidos ao império do dinheiro, degradando toda sociabilidade, outrora tão efusiva e extasiante na pacata cidade isolada entre a planície e a serra
Abstract: Post-modern urban presents interpretative challenges that were faced by important authors within Geography. However, the elucidated framework was constructed looking forward to explain the observed processes in large financial metropolis, in the cities that are the heart of the contemporary capitalist economy. Our intention turns to the considered historic cities, in general, small or medium- sized cities, that has a considerable level of preservation of its monuments. These Heritage cities ascends, in 20th century, as important spaces destined to culture, history, memory and leisure and its urbans-historical perimeters are produced to become spaces of visual consumption. The post-modernity comes to the urban from the culturalization of city planning, a series of preservation, restorations and inventions are applied in the city in order to develop forms and stories that can be attractive to the eyes and this way mobilizing the desires of consumption. Patrimonialization, spectacularization and festivalization are processes that unites together and form a triad which builds scenarios using the aesthetic valorization of the past and of what is imagined and is wanted to be produced as past, to constitute a monopoly's income through the exploration of distinctives urbans characteristics, unique in all the country. Therefore, is Paraty and its literally party that sharpens our eyes and motivate us to interpret the intense processes that incur on the urban and ends up fragmenting and crushing itself, due to the unequal production of the space. The intense peripherisation of which the city was submitted, in the very moment where its historic center started to be produced as a luxury cultural-merchandise, which responds to the ideals of the constitution of urbans postmodern simulacrums in which everything and everyone are transformed in images and surrendered to the empire of money, degradating all sociability, formerly so effusive and ravishing in the quiet isolated city between the lowland and the mountain range
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13748
Appears in Collections:Mestrado em Geografia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017 - Jefferson de Oliveira Vinco.pdfJefferson de Oliveira Vinco2.73 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.