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Tipo do documento: Dissertação
Title: Da imagem à imagem: Porto Maravilha e Museu do Amanhã no empreendedorismo urbano carioca no início do século XXI
Other Titles: From image to image: Porto Maravilha and Museum of Tomorrow in the Rio de Janeiro urban entrepreneurship at the beginning of the 21st century
Authors: Nascimento, Júlio César Dias do
Orientador(a): Ribeiro, Guilherme da Silva
Primeiro membro da banca: Silva, Márcio Rufino
Segundo membro da banca: Aragão, Luciano Ximenes
Keywords: Museu do Amanhã;Porto Maravilha;Empreendedorismo urbano;Imagem;Contradições sócio-espaciais;Museum of Tomorrow;Urban entrepreneurship;Image;Social and spatial contradictions
Área(s) do CNPq: Geografia
Idioma: por
Issue Date: 31-Oct-2018
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Citation: NASCIMENTO, Júlio César Dias do. Da imagem à imagem: Porto Maravilha e Museu do Amanhã no empreendedorismo urbano carioca no início do século XXI. 2018. 101 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Instituto de Agronomia/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2018.
Abstract: O objetivo desse trabalho é analisar as relações entre o Museu do Amanhã e a dinâmica urbana do centro do Rio de Janeiro no contexto do empreendedorismo urbano, de parcerias público-privadas e de estratégias de marketing. Amparado pelo materialismo histórico-dialético, investigo aspectos políticos, sociais e geográficos a fim de explorar a produção do espaço e suas contradições históricas. Envolvendo Governo Federal, Prefeitura Municipal e a Fundação Roberto Marinho, o Museu do Amanhã é parte de um projeto de desenvolvimento urbano nomeado Porto Maravilha cuja finalidade foi a de reconstruir a antiga área portuária do Pier Mauá para atrair o capital imobiliário. Às margens da Baía de Guanabara, o lugar foi escolhido para fundar um ambicioso edifício arquitetônico caracterizado por formas pós-modernas e por um acervo interativo particularmente consagrado à sustentabilidade ambiental. Entretanto, além de sofrer as consequências da poluição na própria Baía, esse espaço foi um dos mais importantes mercados mundiais de escravos até a segunda metade do século XIX. Atualmente, é cercado de favelas como o Morro da Conceição, Morro da Providência e Morro do Pinto, cujos moradores consistem em migrantes pobres, traficantes de drogas, descentes de quilombos e trabalhadores negros que sempre foram negligenciados pelo poder público. Em face dessas questões, minha conclusão é a de que o Museu do Amanhã não somente oculta a história, mas embranquece-a. Sua arquitetura e seu acervo não são mais que imagens vazias forjadas em nome do espetáculo. Nele, não há espaço para contradições.
Abstract: The aim of this work is to analyze the links between the Museum of Tomorrow and the Rio de Janeiro downtown urban dynamic in the context of the urban entrepreneurship, public-private partnerships and marketing strategies. Based on the historical and dialectical materialism, I investigate politics, social and geographical aspects in order to explore the production of space and its historical contradictions. Involving Federal Government, Municipality and the Roberto Marinho Foundation, Museum of Tomorrow is part of a project of urban development called Porto Maravilha whose goal was to restructure the Pier Mauáancient port area for attracting the real estate capital. On the shores of Guanabara Bay, thissitewas chosen to found an ambitious architectural building characterized by postmodern forms and aninteractivecollectionparticularlydevoted to environmental sustainability. But as well as suffering the consequences of pollution, this site was also one of the most important worldwide market slaves until the second half of the XIXth century.Actually, it is surrounding by slums (favelas) as Morro da Conceição, Morro da Providência and Morro do Pinto whose inhabitants consist of poor migrants, drug dealers, descending from maroons (quilombolas), and black workers that were always neglected by public authorities. In front of these issues, my conclusion is that the Museum of Tomorrow not only obliterates History but whiten it.Their architecture and their collection are nothing else than empty images forged in the name of spectacle.In it, there is no place for contradictions.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13753
Appears in Collections:Mestrado em Geografia

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