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dc.contributor.authorNascimento, Júlio César Dias do
dc.date.accessioned2023-12-22T02:50:42Z-
dc.date.available2023-12-22T02:50:42Z-
dc.date.issued2018-10-31
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Júlio César Dias do. Da imagem à imagem: Porto Maravilha e Museu do Amanhã no empreendedorismo urbano carioca no início do século XXI. 2018. 101 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Instituto de Agronomia/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2018.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13753-
dc.description.abstractO objetivo desse trabalho é analisar as relações entre o Museu do Amanhã e a dinâmica urbana do centro do Rio de Janeiro no contexto do empreendedorismo urbano, de parcerias público-privadas e de estratégias de marketing. Amparado pelo materialismo histórico-dialético, investigo aspectos políticos, sociais e geográficos a fim de explorar a produção do espaço e suas contradições históricas. Envolvendo Governo Federal, Prefeitura Municipal e a Fundação Roberto Marinho, o Museu do Amanhã é parte de um projeto de desenvolvimento urbano nomeado Porto Maravilha cuja finalidade foi a de reconstruir a antiga área portuária do Pier Mauá para atrair o capital imobiliário. Às margens da Baía de Guanabara, o lugar foi escolhido para fundar um ambicioso edifício arquitetônico caracterizado por formas pós-modernas e por um acervo interativo particularmente consagrado à sustentabilidade ambiental. Entretanto, além de sofrer as consequências da poluição na própria Baía, esse espaço foi um dos mais importantes mercados mundiais de escravos até a segunda metade do século XIX. Atualmente, é cercado de favelas como o Morro da Conceição, Morro da Providência e Morro do Pinto, cujos moradores consistem em migrantes pobres, traficantes de drogas, descentes de quilombos e trabalhadores negros que sempre foram negligenciados pelo poder público. Em face dessas questões, minha conclusão é a de que o Museu do Amanhã não somente oculta a história, mas embranquece-a. Sua arquitetura e seu acervo não são mais que imagens vazias forjadas em nome do espetáculo. Nele, não há espaço para contradições.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMuseu do Amanhãpor
dc.subjectPorto Maravilhapor
dc.subjectEmpreendedorismo urbanopor
dc.subjectImagempor
dc.subjectContradições sócio-espaciaispor
dc.subjectMuseum of Tomorroweng
dc.subjectUrban entrepreneurshipeng
dc.subjectImageeng
dc.subjectSocial and spatial contradictionseng
dc.titleDa imagem à imagem: Porto Maravilha e Museu do Amanhã no empreendedorismo urbano carioca no início do século XXIpor
dc.title.alternativeFrom image to image: Porto Maravilha and Museum of Tomorrow in the Rio de Janeiro urban entrepreneurship at the beginning of the 21st centuryeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe aim of this work is to analyze the links between the Museum of Tomorrow and the Rio de Janeiro downtown urban dynamic in the context of the urban entrepreneurship, public-private partnerships and marketing strategies. Based on the historical and dialectical materialism, I investigate politics, social and geographical aspects in order to explore the production of space and its historical contradictions. Involving Federal Government, Municipality and the Roberto Marinho Foundation, Museum of Tomorrow is part of a project of urban development called Porto Maravilha whose goal was to restructure the Pier Mauáancient port area for attracting the real estate capital. On the shores of Guanabara Bay, thissitewas chosen to found an ambitious architectural building characterized by postmodern forms and aninteractivecollectionparticularlydevoted to environmental sustainability. But as well as suffering the consequences of pollution, this site was also one of the most important worldwide market slaves until the second half of the XIXth century.Actually, it is surrounding by slums (favelas) as Morro da Conceição, Morro da Providência and Morro do Pinto whose inhabitants consist of poor migrants, drug dealers, descending from maroons (quilombolas), and black workers that were always neglected by public authorities. In front of these issues, my conclusion is that the Museum of Tomorrow not only obliterates History but whiten it.Their architecture and their collection are nothing else than empty images forged in the name of spectacle.In it, there is no place for contradictions.eng
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Guilherme da Silva
dc.contributor.advisor1IDCPF: 086.955.947-85por
dc.contributor.referee1Silva, Márcio Rufino
dc.contributor.referee2Aragão, Luciano Ximenes
dc.creator.IDCPF: 105.678.547-01por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0910085332750838por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapor
dc.subject.cnpqGeografiapor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/65849/2018%20-%20Julio%20C%c3%a9sar%20Dias%20do%20Nascimento.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4828
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2021-07-05T18:45:48Z No. of bitstreams: 1 2018 - Julio César Dias do Nascimento.pdf: 2560573 bytes, checksum: 040cea34de4fb87a912fbacb6ae39e66 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2021-07-05T18:45:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018 - Julio César Dias do Nascimento.pdf: 2560573 bytes, checksum: 040cea34de4fb87a912fbacb6ae39e66 (MD5) Previous issue date: 2018-10-31eng
Appears in Collections:Mestrado em Geografia

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