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dc.contributor.authorSantana, Tamires Gonçalves
dc.date.accessioned2023-12-22T02:50:46Z-
dc.date.available2023-12-22T02:50:46Z-
dc.date.issued2018-12-12
dc.identifier.citationSANTANA, Tamires Gonçalves. A identidade do lugar: as percepções dos estudantes do Ensino Fundamental sobre o município de Belford Roxo, RJ. 2018. 91f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Instituto de Agronomia, Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2018.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13765-
dc.description.abstractO conceito de lugar é importante para o estudo da realidade imediata dos alunos e da escola, sobretudo, da disciplina de geografia, que tem um papel crucial no estudo deste conceito. A pesquisa tem como objetivo geral analisar como o conceito de lugar auxilia na construção da identidade dos estudantes do Ensino Fundamental em Belford Roxo, RJ. Em termos de metodologia, partiu-se do estudo de caso, que investiga de forma particular uma determinada situação. A pesquisa foi realizada com uma turma de 6º ano de escolaridade do Ensino Fundamental, do Centro Educacional Elion, escola que fica localizada no município de Belford Roxo. As bases teóricas e metodológicas dessa investigação seguiram os princípios da pesquisa qualitativa, com o levantamento bibliográfico pautado em Tuan, Leite, Carlos, Cavalcanti, Brasil, Cardoso, Lefebvre, Woodward, Silva, Hall, André, Lüdke, Deus, Cunha, Maciel, Chizzotti, Magalhães et al., Matain e Simões. Para perceber o sentimento de pertencimento dos estudantes ao município de Belford Roxo, foram realizadas oficinas pedagógicas com as temáticas voltadas para o município estudado. Os dados coletados nas oficinas e a relação destes com o referencial teórico foram cruciais para compreender a identidade que os estudantes têm com relação ao município de Belford Roxo. De acordo com os resultados obtidos, notou-se a dificuldade dos estudantes em reconhecer o município como um lugar de pertencimento; a maioria retratou a cidade como um local extremamente violento e com poucas áreas de interesse. Após as oficinas, houve mudanças significativas nesses tipos de pensamento, e os alunos passaram a observar mais atentamente o município, percebendo também suas potencialidades e áreas de lazer.por
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLugarpor
dc.subjectIdentidadepor
dc.subjectEnsino de Geografiapor
dc.subjectPlacepor
dc.subjectIdentitypor
dc.subjectGeography teachingpor
dc.titleA identidade do lugar: as percepções dos estudantes do ensino fundamental sobre o município de Belford Roxo, RJ.por
dc.title.alternativeThe identity of the place: perceptions from elementary school students about the municipality of Belford Roxo, RJ.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe concept of place is important for the study of immediate student's reality and of the school, and especially of the Geography subject, which has a crucial role in the study of this concept. The research has as general objective to analyze how the concept of place helps in the construction of Elementary School students' identity in Belford Roxo, RJ. In terms of methods, it started with the case study, which investigates in a specific form a determined situation. The research was carried out with a 6th grade group of Elementary School, from Centro Educacional Elion, a school located in the municipality of Belford Roxo. The theoretical and methodological basis of this investigation followed the principles of qualitative research, with the literature review guided by Tuan, Leite, Carlos, Cavalcanti, Cardoso, Lefebvre, Woodward, Silva, Hall, André, Lüdke, Deus, Cunha, Maciel, Chizzotti, Magalhães et al., Matain and Simões. In order to understand the sense of belonging the students have with the municipality of Belford Roxo, pedagogical workshops were carried out with the agenda focused on the studied municipality. The data collected in the workshops and the relation of these with the theoretical reference were crucial to understand the identity that the students have with the municipality of Belford Roxo. According to the results obtained, it was observed the difficulty of the students in recognizing the municipality as a place of belonging; most of them portrayed the city as an extremely violent place with few areas of interest. After the workshops, there were deep changes on their thoughts and the students began to look more closely at the municipality, and also realizing its potential and its leisure areas.eng
dc.contributor.advisor1Salles, Cristiane Martins Cardoso de
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-7301-357Xpor
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9808125440949096por
dc.contributor.referee1Santos, Clézio dos
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-8491-1802por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3525247325350570por
dc.contributor.referee2Simões, Manoel Ricardo
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2207577229135073por
dc.creator.ID129.704.907-14por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5888759586514481por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapor
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dc.subject.cnpqGeografiapor
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