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Tipo do documento: Dissertação
Title: Análise crítica da Educação Ambiental na Reserva Biológica do Tinguá/RJ: iniciativas, ações, desafios e potencialidades
Authors: Guimarães, Guilherme Preato
Orientador(a): Richter, Monika
Primeiro coorientador: Queiroz, Edileuza Dias de
Primeiro membro da banca: Richter, Monika
Segundo membro da banca: Queiroz, Edileuza.Dias de
Terceiro membro da banca: Santos, Ana Maria Marques
Quarto membro da banca: Guimarães, Mauro
Quinto membro da banca: Vallejo, Luiz Renato
Keywords: educação ambiental;unidades de conservação;educação crítica;environmental education;protection areas;critical education
Área(s) do CNPq: Geografia
Idioma: por
Issue Date: 6-Feb-2020
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Citation: GUIMARÃES, Guilherme Preato. Análise crítica da Educação Ambiental na Reserva Biológica do Tinguá/RJ: iniciativas, ações, desafios e potencialidades. 2020. 103 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Instituto de Agronomia/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2020.
Abstract: O uso de Unidades de Conservação (UC) para a promoção da Educação Ambiental (EA) é um dos pilares de criação, implantação e gestão desses territórios. Pensar a Educação Ambiental in loco significa, acima de tudo, possibilitar a gestão democrática. Com base nessas assertivas, a pesquisa que se apresenta busca analisar a promoção da Educação Ambiental na Reserva Biológica do Tinguá (Rebio do Tinguá) pela própria Unidade em parcerias com outras instituições, incluindo as diversas instituições que compõem seu conselho consultivo. Tem por embasamento teórico a abordagem crítica e utiliza-se por metodologia a aplicação de questionários semiestruturados, aplicados aos membros do conselho, aos técnicos da Rebio e à gestão da UC; realiza-se também análises documentais com os registros das ações de EA na UC. A pesquisa apresenta-se no campo quanti-qualitativo, e utiliza para a sistematização e análise dos dados a Análise Textual Discursiva, com a finalidade de compreender como a Educação Ambiental é trabalhada nesta Unidade de Conservação localizada na Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro. Ao lançar o olhar sobre esses espaços, a geografia muito tem a contribuir com o olhar clínico ao analisar as dinâmicas locais e territoriais às quais as UC estão inseridas. A pesquisa evidencia que a EA promovida pela Rebio alcança, em sua maior parte, o público escolar do município de Nova Iguaçu, carecendo de maior divulgação para com os demais municípios aos quais está inserida. A parceria com as entidades que compõem o conselho gestor apresenta-se como uma proposta para a descentralização das ações de EA na Rebio Tinguá, uma vez que estes conselheiros são atores sociais que atuam nos demais territórios aos quais a UC está inserida. Apesar de ser discutida no conselho, a EA encontra-se em estado incipiente com algumas ações pontuais, necessitando maior comunicação e parcerias entre as instituições que o compõem bem como maior aproximação das secretarias de educação e de meio ambiente dos municípios aos quais a Rebio do Tinguá está inserida.
Abstract: Abstract The use of Protected Areas (PA) for the promotion of environmental education (EE) is one of the pillars of creation, implementation and management of these territories. Think Environmental Education in loco means, above all, enable democratic management. Based on these assertions, the research presents seeks to analyze the promotion of environmental education in Biological Reserve Tinguá (Rebio Tinguá) by the unit in partnership with other institutions, including the various institutions that make up its advisory board. It has a theoretical basis the critical approach and methodology used by the application of semi-structured questionnaires administered to board members, the technicians Rebio and management of UC; documentary analysis with records of EE shares in PA. The research is presented in quantitative and qualitative field, and uses for the systematization and analysis of the data analysis Textual Discourse, in order to understand how environmental education is crafted in this protected area located in the State of Greater Rio de Janeiro. By launching the look on these spaces, geography has much to contribute to the clinical look to analyze local and regional dynamics to which the PA are inserted. Research shows that EE promoted by Rebio reaches, for the most part, the public school in the city of Nova Iguaçu, lacking wider dissemination to other municipalities with which it operates. The partnership with the entities that make up the management board is presented as a proposal for decentralization of EE shares in Rebio Tinguá, as these counselors are social actors of the other territories to which the PA is inserted. Despite being discussed in the council, EE is in incipient state with some specific actions, requiring greater communication and partnerships among the institutions that compose it as well as closer ties between education departments and the environment of the municipalities to which Rebio the Tinguá is inserted.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13784
Appears in Collections:Mestrado em Geografia

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