Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13879
Tipo do documento: Dissertação
Title: Irmãos de fé, irmãos hereges: a narrativa da diferença em Ireneu de Lião - século II EC
Other Titles: Brothers of faith, heretics brothers: the narrative of difference in Irenaeus of Lyon - 2nd century CE
Authors: Amaral, Nathalie Drumond Alves do
Orientador(a): Caldas, Marcos José de Araújo
Primeiro membro da banca: Caldas, Marcos José de Araújo
Segundo membro da banca: Pereira, Raquel Alvitos
Terceiro membro da banca: Coser, Miriam Cabral
Keywords: Paleocristianismos;Ireneu de Lião;Gnose Cristã;Paleochristianisms;Irenaeus of Lyons;Christian Gnosis
Área(s) do CNPq: História
Idioma: por
Issue Date: 20-Dec-2018
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Citation: AMARAL, Nathalie Drumond Alves.. Irmãos de fé, irmãos hereges: a narrativa da diferença em Ireneu de Lião - século II EC. 2018. 98 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Socias, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2018.
Abstract: A pluralidade de interpretações sobre os ensinamentos de Jesus de Nazaré era uma realidade no paleocristianismo do século II EC. Vários eram os discursos orais e escritos circulantes em meio às comunidades cristãs. Tal questão demonstra não apenas as diferentes forças intelectuais que divulgam, em meio aos seguidores do Caminho, sua visão sobre esta crença. Este fator denuncia a presença de divergências interpretativas e a necessidade de controlar estas vozes que passam a se destacar em meio às comunidades paleocristãs. Numa tentativa de construção de identidade coletiva com base, não em Jesus, mas no Jesus segundo a interpretação assumida pelas forças episcopais, lideranças ganham prestígio em meio às relações de poder presentes no campo religioso. Neste sentido, observam-se empenhos discursivos, como o do Bispo Ireneu de Lião da região da Gália, de registrar e refutar a diversidade interpretativa sobre o Nazareno em sua obra Adversus Haereses, escrita entre 180-185 EC. Sendo este escrito antigo observado enquanto literatura, será verificado o uso de um discurso performático, segundo a análise conceitual de performance desenvolvida por Paul Zumthor. Com uma percepção voltada para a transdisciplinaridade, a qual destaca as relações de descontinuidade, complexidade do tema e alteridade, torna-se latente a tensão destes vários cristianismos categorizados por Ireneu como verdadeira e falsa gnose. Nesta obra, o bispo da Gália busca, por um lado, reidentificar o diverso como herege, ou seja, não cristão, e por outro, reiterar a legitimidade do discurso de seu grupo político, sendo este tratado como único detentor da verdadeira compreensão sobre a experiência cristã. Assim, não apenas o que era escrito pelos líderes, mas também o que poderia ser lido, ensinado pelos mestres ou quem poderia ser recebido como “irmão de fé” nas comunidades também seria alvo de preocupação. Com uma escrita teatralizada visando à construção do outro, tal esforço de Ireneu de Lião busca não apenas resignificar a experiência cristã, mas também demonstrar uma estratégia discursiva em meio às relações de poder existentes neste período.
Abstract: The plurality of interpretations about the teachings of Jesus of Nazareth was a reality in early 2nd century CE. Several were oral and written discourses circulating between the Christian communities. This question demonstrates not only the different intellectual forces which divulged, in the middle of the followers of the Way, their views on this belief. This factor denounces the presence of interpretative divergences and the necessity to control these voices that pass to stand out between the paleocristan communities. In an attempt to build a collective identity based, not on Jesus, but on Jesus as interpreted by episcopal forces, leaders gain prestige in the middle of the power relations present in the religious field. In this sense, there are discursive efforts, such as that of Bishop Irenaeus of Lyon in the region of Gaul, to register and refute the interpretive diversity about the Nazarene in his work Adversus Haereses, written between 180-185 CE. Being this ancient writing observed as literature, will be verified the use of a performance speech, according to the conceptual analysis of performance developed by Paul Zumthor. With a perception focused on transdisciplinarity, which emphasizes the relations of discontinuity, complexity of the theme and alterity, the tension of these various christianisms categorized by Irenaeus as a true and false gnosis becomes latent. In this work, the bishop of Gaul seeks to reidentify the diverse as a heretic, that is to say, not a Christian, and on the other, to reiterate the legitimacy of the discourse of his political group, which is treated as the sole holder of the true understanding of the christian experience. Thus, not only what was written by the leaders, but also what could be read, taught by the masters or who could be received as a "brother of faith" in the communities would also be of concern. With a theatrical writing aimed at the construction of the other, such an effort by Irenaeus of Lyon seeks not only to re-signify the Christian experience but also to demonstrate a discursive strategy in the middle of the power relations existing in this period.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13879
Appears in Collections:Mestrado em História

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018 - Nathalie Drumond Alves do Amaral.pdf2018 - Nathalie Drumond Alves do Amaral1.75 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.