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Tipo do documento: Dissertação
Title: Poder e adaptações culturais nas crônicas de Fernando de Alva Ixtlilxóchitl: a legitimação social e política das elites indígenas de Texcoco (final do século XVI e início do XVII)
Authors: Pereira, Dayane Menezes de Oliveira
Orientador(a): Faria, Patrícia Souza de
Primeiro coorientador: Montoro, Glaucia Cristiani
Primeiro membro da banca: Faria, Patrícia Souza de
Segundo membro da banca: Kalil, Luis Guilherme Assis
Terceiro membro da banca: Sá, Eliane Garcindo de
Keywords: Crônicas;Ixtlilxóchitl;Nova Espanha;Chronic;Ixtlilxóchitl;New Spain
Área(s) do CNPq: História
Idioma: por
Issue Date: 30-Nov-2018
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Citation: PEREIRA, Dayane Menezes de Oliveira. Poder e adaptações culturais nas crônicas de Fernando de Alva Ixtlilxóchitl: a legitimação social e política das elites indígenas de Texcoco (final do século XVI e início do XVII). 2018. 116 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2018.
Abstract: O objetivo desta pesquisa é analisar como o cronista Fernando de Alva Ixtlilxóchitl (1578-1580) elaborou seus escritos sobre o poder social e político de seus antepassados, as elites indígenas (os acolhuas de Texcoco), visando proteger seus direitos e privilégios durante o final do século XVI e início do XVII na região da Nova Espanha. Consideramos que esses textos, elaborados por Ixtlilxóchitl, apresentam as histórias sobre as elites indígenas de Texcoco, por intermédio de uma escrita peculiar ao utilizar alguns modelos de escrita europeu, como uma cronologia com base na mentalidade cristã. Estudiosos afirmam que Ixtlilxóchitl apresenta os membros das elites indígenas de Texcoco como aqueles que possuíam as características mais excepcionais – de acordo com a visão da cultura europeia – em comparação com os demais grupos étnicos locais. Em seus textos, Ixtlilxóchitl ressalta o poder social e político que essas elites indígenas de Texcoco tiveram nos tempos pré-hispânicos, principalmente. Ixtlilxóchitl destacou as diferenciações sociais e políticas que existiam entre as elites indígenas e os membros comuns dos altepeme. Contudo, as tradicionais formas de diferenciação social e política passavam por transformações no contexto histórico vivido pelo cronista, quando ocorreram diversas mudanças administrativas na região da Nova Espanha que, por exemplo, diminuiriam os privilégios das elites indígenas, por permitir que os membros comuns da sociedade pudessem ter acesso a cargos e privilégios que antes eram ocupados apenas por tais elites. Portanto, os textos desenvolvidos por Ixtlilxóchitl narram a trajetória das elites indígenas de Texcoco e preservam informações fundamentais para a comprovação e preservação dos direitos que as elites indígenas detinham desde os tempos pré-colombianos, como no caso da própria família de Ixtlilxóchitl, que tinha privilégios devido ao acesso do Cacicazgo de San Juan Teotihuacan.
Abstract: The objective of this investigation is to analyze how the chronicler, Fernando de Alva Ixtlilxochitl (1578-1580), elaborated his writings on the social and political power of his ancestors, the indigenous elites (the acolhuas of Texcoco), in order to protect their rights and privileges during the late 16th and early 17th centuries in New Spain. We consider that the texts written by Ixtlilxochitl present the histories of the indigenous elites of Texcoco follow some models of European writing, as a chronology based on the Christian thoughts. Scholars assert that Ixtlilxochitl describes members of the indigenous elites of Texcoco as having the most exceptional characteristics – according to the vision of European culture – in comparison with other local ethnic groups. In his writings, Ixtlilxochitl emphasizes the social and political power that these indigenous elites of Texcoco had in pre-Hispanic times especially. Ixtlilxochitl highlights the social and political differentiations that existed between the indigenous elites and the common members of the “altepeme”. However, the traditional forms of social and political differentiation were undergoing changes in the historical context lived by the chronicler, when several administrative changes occurred in New Spain, for example, that would diminish the privileges of the indigenous elites, for allowing the common members of society to have access to positions and privileges that were once occupied only by such elites. Therefore, the texts developed by Ixtlilxochitl narrate the trajectory of the indigenous elites of Texcoco and preserve fundamental information for the proof and protection of the rights that the indigenous elites had held since the pre-Columbian era, as in the case of the Ixtlilxochitl family itself, which had privileges due to access to the position of “San Juan Teotihuacan Cacicazgo”.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13888
Appears in Collections:Mestrado em História

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