Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13903
Tipo do documento: Dissertação
Title: Saberes históricos em Paraty e o ensino de História
Other Titles: Historical knowledge in Paraty and teaching History
Authors: Silva, Bruno Oliveira Candido da
Orientador(a): Magalhães, Felipe Santos
Primeiro membro da banca: Magalhães, Felipe Santos
Segundo membro da banca: Araújo, Cínthia
Terceiro membro da banca: Gontijo, Rebeca
Keywords: Paraty;Ensino de História;Cultura popular;History teaching;Popular culture
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 27-Oct-2016
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Citation: SILVA, Bruno Oliveira Candido da. Saberes históricos em Paraty e o ensino de História. 2016.90 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal do Rural Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2016.
Abstract: A pesquisa aqui desenvolvida apresenta uma narrativa sobre Paraty que problematiza o seu Centro Histórico envolto de patrimônio material e imaterial, com o objetivo de relacionar a História local com o desenvolvimento de uma metodologia que aproxime o estudante do conhecimento histórico escolar. Tomando como fonte discursos e documentos memorialistas que revelam a narrativa de uma Paraty como lugar de fundação da nação, aqui abordaremos uma contraposição a partir da perspectiva da cultura popular valorizando a pluralidade de narrativas no espaço público e considerando o estudante como importante parte do processo de construção do conhecimento escolar. Em um primeiro momento, é feita uma análise acerca de trabalhos que abordam perspectivas teóricas e metodológicas que foram apropriadas para esta pesquisa. Em seguida, é dedicado um capítulo para descrição e análise acerca das narrativas no espaço público de Paraty, como as representações de festas religiosas no Centro Histórico. No terceiro e último capítulo será descrita a relação professor-estudante a partir dos usos de narrativas da História local, em Paraty, com foco no Colégio Estadual Engenheiro Mário Moura Brasil – CEMBRA, maior escola desta região. Dessa forma, este texto pretende colaborar com a ação dos professores e talvez com maior aceitação dos estudantes ao ensino de História.
Abstract: The research here developed presents a narrative about Paraty that put in doubt its Historical Center wrapped as material and immaterial patrimony, objecting relate the local History with the development of a methodology wich approximates the student to the historical knowledge in school. The wellspring are speechs and memorialists documents, revealing the narrative of Paraty as an establishing place for the nation, here the approach is a contraposition starting from the perspective of popular culture prizing the plurality of narratives in public space and considering the student as an important part in the construction process of school knowledge. In a first moment, an analysis is made about productions wich approach theoretical and methodological perspectives that were useful for this research. Afterwards, a chapter is dedicated for description and analysis of narratives in Paraty’s public space, as the representations of religious celebrations in the Historical Center, for an example. The third and last chapter describes the teacher-student relationship starting from local History narratives, in Paraty, focusing in Colégio Estadual Engenheiro Mário Moura Brasil - CEMBRA, the biggest school of this zone. Therefore, this text intends to contribute with teachers actions and maybe in a bigger acceptance from the students of History’s education.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13903
Appears in Collections:Mestrado em História

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016 - Bruno Oliveira Candido da Silva.pdfDocumento principal2.32 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.