Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13903
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Bruno Oliveira Candido da
dc.date.accessioned2023-12-22T02:52:16Z-
dc.date.available2023-12-22T02:52:16Z-
dc.date.issued2016-10-27
dc.identifier.citationSILVA, Bruno Oliveira Candido da. Saberes históricos em Paraty e o ensino de História. 2016.90 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal do Rural Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2016.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13903-
dc.description.abstractA pesquisa aqui desenvolvida apresenta uma narrativa sobre Paraty que problematiza o seu Centro Histórico envolto de patrimônio material e imaterial, com o objetivo de relacionar a História local com o desenvolvimento de uma metodologia que aproxime o estudante do conhecimento histórico escolar. Tomando como fonte discursos e documentos memorialistas que revelam a narrativa de uma Paraty como lugar de fundação da nação, aqui abordaremos uma contraposição a partir da perspectiva da cultura popular valorizando a pluralidade de narrativas no espaço público e considerando o estudante como importante parte do processo de construção do conhecimento escolar. Em um primeiro momento, é feita uma análise acerca de trabalhos que abordam perspectivas teóricas e metodológicas que foram apropriadas para esta pesquisa. Em seguida, é dedicado um capítulo para descrição e análise acerca das narrativas no espaço público de Paraty, como as representações de festas religiosas no Centro Histórico. No terceiro e último capítulo será descrita a relação professor-estudante a partir dos usos de narrativas da História local, em Paraty, com foco no Colégio Estadual Engenheiro Mário Moura Brasil – CEMBRA, maior escola desta região. Dessa forma, este texto pretende colaborar com a ação dos professores e talvez com maior aceitação dos estudantes ao ensino de História.por
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectParatypor
dc.subjectEnsino de Históriapor
dc.subjectCultura popularpor
dc.subjectHistory teachingeng
dc.subjectPopular cultureeng
dc.titleSaberes históricos em Paraty e o ensino de Históriapor
dc.title.alternativeHistorical knowledge in Paraty and teaching Historyeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe research here developed presents a narrative about Paraty that put in doubt its Historical Center wrapped as material and immaterial patrimony, objecting relate the local History with the development of a methodology wich approximates the student to the historical knowledge in school. The wellspring are speechs and memorialists documents, revealing the narrative of Paraty as an establishing place for the nation, here the approach is a contraposition starting from the perspective of popular culture prizing the plurality of narratives in public space and considering the student as an important part in the construction process of school knowledge. In a first moment, an analysis is made about productions wich approach theoretical and methodological perspectives that were useful for this research. Afterwards, a chapter is dedicated for description and analysis of narratives in Paraty’s public space, as the representations of religious celebrations in the Historical Center, for an example. The third and last chapter describes the teacher-student relationship starting from local History narratives, in Paraty, focusing in Colégio Estadual Engenheiro Mário Moura Brasil - CEMBRA, the biggest school of this zone. Therefore, this text intends to contribute with teachers actions and maybe in a bigger acceptance from the students of History’s education.eng
dc.contributor.advisor1Magalhães, Felipe Santos
dc.contributor.advisor1ID024.396.507-90por
dc.contributor.referee1Magalhães, Felipe Santos
dc.contributor.referee2Araújo, Cínthia
dc.contributor.referee3Gontijo, Rebeca
dc.creator.ID115.280.617-30por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7498072054837994por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/13128/2016%20-%20Bruno%20Oliveira%20Candido%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/15568/2016%20-%20Bruno%20Oliveira%20Candido%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/21824/2016%20-%20Bruno%20Oliveira%20Candido%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/28238/2016%20-%20Bruno%20Oliveira%20Candido%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/34658/2016%20-%20Bruno%20Oliveira%20Candido%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/41074/2016%20-%20Bruno%20Oliveira%20Candido%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/47480/2016%20-%20Bruno%20Oliveira%20Candido%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/53860/2016%20-%20Bruno%20Oliveira%20Candido%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3363
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2020-03-04T18:30:52Z No. of bitstreams: 1 2016 - Bruno Oliveira Candido da Silva.pdf: 2371449 bytes, checksum: df364c04162a223d42d27942fc19bea3 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2020-03-04T18:30:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016 - Bruno Oliveira Candido da Silva.pdf: 2371449 bytes, checksum: df364c04162a223d42d27942fc19bea3 (MD5) Previous issue date: 2016-10-27eng
Appears in Collections:Mestrado em História

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016 - Bruno Oliveira Candido da Silva.pdfDocumento principal2.32 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.