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Tipo do documento: Dissertação
Title: Entre o signo da mudança e a força da tradição: o conflito entre a Irmandade de S. Crispim e S. Crispiniano dos sapateiros e a Câmara, Rio de Janeiro, c. 1764 – c. 1821
Other Titles: Among the sign of change and the strength of tradition: the conflict between the Brotherhood of St. Crispim and St. Crispiniano Cobblers and Chamber, Rio de Janeiro, c. 1764-c. 1821
Authors: Siqueira, Mariana Nastari
Orientador(a): Gonçalves, Margareth de Almeida
Primeiro coorientador: Santos, Beatriz Catão Cruz
Primeiro membro da banca: Gandelmam, Luciana Mendes
Segundo membro da banca: Santos, Beatriz Catão Cruz
Terceiro membro da banca: Viana, Larissa Moreira
Keywords: brotherhood of office, ,;conflict;continuity and discontinuity;irmandade de ofício;conflito;continuidade e descontinuidade
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Idioma: por
Issue Date: 9-Sep-2011
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Citation: SIQUEIRA, Mariana Nastari. Entre o signo da mudança e a força da tradição: o conflito entre a Irmandade de S. Crispim e S. Crispiniano dos sapateiros e a Câmara, Rio de Janeiro, c. 1764 - c. 1821. 2011. 112 f. Dissertação (Programação de Pós-Graduação em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.
Abstract: O presente trabalho busca abordar o conflito entre a Irmandade de S. Crispim e S. Crispiniano e a Câmara do Rio de Janeiro, entre 1764 e 1821, período em que se pôde verificar o mencionado conflito. O mesmo girava em torno do comércio ambulante de calçados, o qual a irmandade buscava proibir. Dentro deste contexto, procura-se abordar a referida irmandade como uma irmandade de ofício, que tinha o modelo de organização dos ofícios mecânicos do Reino como parâmetro, mas que se constituiu de forma específica, já que se inseria numa sociedade escravista. Por outro lado, destaca-se o período abordado, chamando atenção para as continuidades e descontinuidades que o mesmo comportava. Sendo assim, verifica-se o empenho desses confrades sapateiros na manutenção de uma instituição que forjava uma estrutura monopolista para determinado setor do comércio a varejo, instituição esta que encontrava sua legitimidade tendo como referência uma matriz do corporativismo ibérico. Desta maneira, remetiam-se a valores e códigos de Antigo Regime, fosse no empenho em dissociarem o seu ofício em relação à escravidão, fosse na tentativa de manterem “pretos forros” e “pardos livres” sob seu controle, definindo gradações hierárquicas que levavam em conta o critério da cor. Ao mesmo tempo, mudanças importantes encontravam-se em curso no âmbito do Império Português e da cidade do Rio de Janeiro, fossem elas no campo político, administrativo, social, cultural, ou no campo das ideias (iluminismo, liberalismo). Assim, na década de vinte do século XIX, os vereadores apresentavam-se mais firmemente contra a intenção dos sapateiros de S. Crispim em proibir o comércio de calçados pelas ruas da cidade, o que apontava para a disseminação e adaptação das ideias liberais no seio da própria corte e entre a elite que compunha a Câmara, não obstante os princípios sociais hierarquizantes fizessem sentido, igualmente, para este segmento social. Aos confrades da Irmandade de S. Crispim e S. Crispiniano, restava lutar no interior dos mecanismos legais e institucionais que se moldavam a novos tempos, mas que ainda guardavam uma forte componente de continuidade em relação aos valores e práticas de Antigo Regime, comunicados por Portugal
Abstract: The present study attempts to address the conflict between the Brotherhood of St. Crispim and St. Crispiniano and the Chamber of Rio de Janeiro between 1764 and 1821, during which we could verify the aforementioned conflict. This conflict revolved around the street shoe trade, which sought to prohibit the brotherhood. Within this context, we seek to address such a fellowship as a brotherhood of office, wich had the organizational model of the mechanical crafts of the Kingdom as a parameter, but it was so specific, as long as it were part of a slave society. On the other hand, the period in discussion is highlighted, drawing attention to the continuities and discontinuities that was contained in it. Thus, there is the commitment of these shoemakers confreres in maintaining an institution that forged a monopolistic structure to a certain sector of the retail trade, this institution which found its legitimacy as a reference an array of Iberian corporatism. Thus, referring to the values and codes of the Ancient Regime, as a commitment to dissociate his office of the slavery, or as trying to keep "black lining" and "free mulatto" under their control, defining hierarchical gradations leading into account the criterion of color. At the same time, major changes were underway in the Portuguese Empire and the city of Rio de Janeiro, whether political, administrative, social, cultural, or in the framework of ideas (the Enlightenment, liberalism). Thus, in the twenties of the nineteenth century, the council members had become more firmly against the intention of St. Crispin´s cobblers in the prohibition of the trade in footwear through the streets of the city, which points to the adaptation and dissemination of the liberal ideas within the court itself and among the elite that made up the City Council, despite the social principles in hierarchies make sense also for this social segment. To the brothers of the Brotherhood of St. Crispim and St. Crispiniano, they only had to fight within the legal and institutional mechanisms that shaped itself to new times, but still had a strong element of continuity with the values and practices of the Ancient Regime, reported by Portugal.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/13921
Appears in Collections:Mestrado em História

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