Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14369
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCarvalho, Karla Cristina Gomes de
dc.date.accessioned2023-12-22T03:00:22Z-
dc.date.available2023-12-22T03:00:22Z-
dc.date.issued2021-07-30
dc.identifier.citationCARVALHO, Karla Cristina Gomes. As possíveis relações arquitetônicas entre o Barroco Luso-Brasileiro e o Barroco Hispano-americano no período do Brasil colonial. 2021. 162 f. Dissertação (Mestrado em Patrimônio, Cultura e Sociedade) - Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, RJ, 2021.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14369-
dc.description.abstractA presente dissertação, intitulada “As possíveis relações arquitetônicas entre o Barroco Luso-Brasileiro e o Barroco Hispano-americano no período do Brasil colonial”, tem por objetivo geral analisar as relações arquitetônicas e artísticas, sejam, semelhanças ou diferenças, entre o Barroco Português e o Espanhol, na arquitetura religiosa do Brasil no período colonial, lançando luz sob a edificação da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco em Salvador – Bahia, datada de 1703. Dito isso, o estudo considera o conjunto artístico do seu interior e de sua fachada principal, leva-se em consideração os benefícios e a importância do bem cultural relacionado ao estudo. Além disso compreender a conservação das igrejas como um legado para a História, Arte e o Patrimônio Cultural do Brasil. Igualmente, o estudo almeja ainda debater a funcionalidade dos processos de conservação e restauro da igreja. Relacionada a investigação feita, a metodologia adotada foi baseada em pesquisa de campo, fontes bibliográficas e documentais, no intuito de alcançar os objetivos propostos. Espera-se que o estudo, empreendido no campo multidisciplinar, possa trazer à tona questões que impliquem em contribuições teóricas e metodológicas no campo dos estudos sobre patrimônio.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectArquiteturapor
dc.subjectPatrimônio Culturalpor
dc.subjectBarrocopor
dc.subjectArquitecturaspa
dc.subjectPatrimonio Culturalspa
dc.titleAs possíveis relações arquitetônicas entre o Barroco Luso-Brasileiro e o Barroco Hispano-americano no período do Brasil colonialpor
dc.title.alternativePosibles relaciones arquitectónicas entre el barroco luso-brasileño y el barroco hispanoamericano en el Brasil colonialspa
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherEsta disertación, titulada "Las posibles relaciones arquitectónicas entre el barroco luso-brasileño y el barroco hispanoamericano en el período del Brasil colonial", tiene como objetivo analizar las relaciones arquitectónicas y artísticas, sean semejanzas o diferencias, entre el barroco portugués y el español, en arquitectura religiosa de Brasil en el período colonial, arrojó luz sobre el edificio de la Iglesia de la Tercera Orden de São Francisco en Salvador - Bahía, de 1703. Dicho esto, el estudio considera el conjunto artístico de su interior y su fachada principal, la Se tienen en cuenta los beneficios y la importancia de los bienes culturales relacionados con el estudio. Además, entender la conservación de las iglesias como un legado para la Historia, el Arte y el Patrimonio Cultural de Brasil. Asimismo, el estudio también tiene como objetivo debatir la funcionalidad de los procesos de conservación y restauración de la iglesia. En relación con la investigación realizada, la metodología adoptada se basó en investigaciones de campo, fuentes bibliográficas y documentales, con el fin de alcanzar los objetivos propuestos. Se espera que el estudio, realizado en el campo multidisciplinar, pueda sacar a la luz cuestiones que implican aportes teóricos y metodológicos en el campo de los estudios patrimoniales.spa
dc.contributor.advisor1Macêdo, Fabio Ricardo Reis de
dc.contributor.advisor1ID814.968.267-87por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6904450078250156por
dc.contributor.referee1Macêdo, Fabio Ricardo Reis de
dc.contributor.referee2Sampaio, Julio Cesar Ribeiro
dc.contributor.referee3Motta Junior, Edson
dc.creator.ID033.672.207-95por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1205360480921197por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Patrimônio, Cultura e Sociedadepor
dc.relation.referencesABREU, Capistrano de. 1853-1924. Capítulos de história colonial: 1500-1800, Brasília: Conselho Editorial do Senado Federal, 1998. ALBERNAZ, Maria Paula; LIMA, Cecília Modesto. Dicionário ilustrado de arquitetura. 1a ed. São Paulo: Pro Editores, 1998. ALCAIDE, Víctor Manuel Nieto; MORALES, Alfredo José; CREMADES, Fernando Checa, Arquitectura del Renacimiento en España, 1488-1599, Cátedra, 2009. ALVES, Marieta, História da Venerável Ordem 3ª da Penitência do seráfico Pe. São Francisco da Congregação da Bahia, Gráfica Nacional da Cidade do Rio de Janeiro, 1948. ALVIM, Sandra Poleshuck de Faria, Arquitetura religiosa colonial no Rio de Janeiro: as três fases. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ-Faperj. 2014. ANDRADE, Mario de. A arte Religiosa no Brasil, São Paulo: ed. Experimento; Giordano, 1993. ARGAN, Giulio Carlo. FAGIOLO, Maurizio. Guia de História da Arte. Tradução: M. F. Gonçalves de Azevedo. 1ª edição. Lisboa: Editorial Estampa, 1992, p. 39. ÁVILA, Affonso, Barroco: Teoria e Análise, editora: Perspectiva. Coleção: Stylus – Vol.10, 1997. BAETA, Rodrigo Espina. Teoria do Barroco, Salvador: EDUFBA: PPGAU, 2012. 214 p. BAZIN, Germain, Arquitetura religiosa barroca no Brasil. Vol.1, Rio de Janeiro: Record, 1984. ______________, Arquitetura religiosa barroca no Brasil. Vol.2, Rio de Janeiro: Record, 1984 ______________, Barroco e Rococó, editora: Martins Fontes, São Paulo, 1993. BRASIL. Decreto-Lei nº25, de 30 de novembro de 1937 – Organiza a proteção do patrimônio histórico e artístico nacional. Disponível em: Acesso em: 12 de mai. 2020. BURY, John, Arquitetura e arte no Brasil Colônia. São Paulo: Nobel, 1991. CASIMIRO, Ana Palmira Bittencourt Santos, Mentalidade e Estética na Bahia Colonial: a Venerável Ordem Terceira de São Francisco de Assis da Bahia, Empresa Gráfica da Bahia – Salvador, 1996. CHOAY, Françoise, 1925- A alegoria do patrimônio/Françoise Choay; tradução de Luciano Vieira Machado. 4ª ed. – São Paulo: estação Liberdade: UNESP, 2006. CLOULAS, Annie. Origines et évolution de terme "plateresco": a propos d'un article de J. B. Bury. In: Mélanges de la Casa de Velázquez, tome 16, 1980. pp. 151-161. COSTA, Sebastião Héber Vieira da. Alguns aspectos da religiosidade afro-brasileira em vista de uma adequada pastoral da iniciação cristão. In: BRANDÃO, Sylvana (Org.) História das religiões no Brasil, Recife: UFPE, 2001. v. 1. CUSTÓDIO, Luiz Antonio Bolcato, Soberania e administração do Novo mundo: das leis. Revista da Faculdade de Direito da UFRGS, Porto Alegre, n.39, p 65-75, 2018. ETZEL, Eduardo, O Barroco no Brasil, Ed. Melhoramentos, 1974. FAUSTO, Boris. História do Brasil - 14ª Ed. Edusp 2012. FILHO, Nestor Goulart Reis, Quadro da Arquitetura no Brasil, Ed. Perspectiva, 1970. FILHA, Maria Berthilde Moura e Ivan Cavalcanti Filho. Ordens Terceiras Franciscanas Setecentistas: três casos de emancipação espacial na arquitetura brasileira, Downloads/Ordens%20Terceiras%20Franciscanas%20Setecentistas%20três%20casos%20de%20emancipação%20espacial%20na%20arquitetura%20brasileira%20(2).pdf. FLEXOR, Maria Helena Ochi. Igrejas e conventos da Bahia –Brasília, DF: Iphan /vol. 2. Iphan /Programa Monumenta, 2010. FREIRE, José Ribamar Bessa, Aldeamentos Indígenas do Rio de Janeiro, Ed. Eduerj, 2009. FREIRE, Gilberto, Casa Grande e Senzala: Formaçao da familia brasileira sob o regime Patriarcal, 48º ed. São Paul: Global, 2003. FREIRE, Luiz. A talha na Bahia do século XVIII. In: Cultura Visual, n. 13, maio/2010, Salvador: EDUFBA, p. 137-151. Associação Nacional de Pesquisa em Artes Plásticas. História da arte e restauro: um diálogo necessário, 25º Encontro da ANPAP. Arte: seus espaços e/em nosso tempo, Porto Alegre- RS, 2016. FRIDMAN, Fania. Freguesias Fluminenses ao final do setecentos, artigo publicado: Anais do X Seminario de Historia da Cidade e do Urbanismo – ANPUR/UFP, 2008. GARCEZ, Angelina Nobre Rolim, Ordem Terceria de Sao Francisco de Assis da Bahia, Salvador. EDUFBA, 2007. GOMBRICH, E.H. A História da Arte, 16ª edição. Editora: LTC, 2000. HALBWACHS, Maurice. A memória Coletiva, Edições Vértice, 1990. HANI, Jean. O Simbolismo do templo Cristão, capa de Ed. 70, 1998. HOLANDA, Sergio Buarque de. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 26ª Ediçao.1995. JABOATÃO, Frei Antônio de Santa Maria, OFM, 1858-62 – Novo Orbe Seráfico Brasílico ou Chronica dos Frades Menores da Provincia do Brasil. Rio de Janeiro: Typografia Brasiliense de Maximiano Gomes Ribeiro. JANSON. H.W, Iniciação à História da Arte, Ed. Martins Fontes, 2ª Edição, 1996. JIMÉNEZ, José Miguel Muñoz, La arquitectura del Plateresco en la provincia de Guadalajara", en Wad-al-hayara, nº 21, 1994. pp. 141. KUBLER, George. A Arquitectura Portuguesa Chã. Entre as Especiarias e os Diamantes: 1521 - 1706, Lisboa: Editorial Vega, 1988. LE GOFF, Jacques. História. In: LE GOFF, Jacques História e Memória. 5ª. Campinas, SP: UNICAMP, 2003. LINS, Eugênio de Ávila, O trabalho do Mestre Carpinteiro Gabriel Ribeiro na Ordem Terceira de São Francisco de Salvador, https://www.cepese.pt/portal/pt/publicacoes/obras/os-franciscanos-no-mundo-portugues-ii-as-veneraveis-ordens-terceiras-de-sao-francisco/o-trabalho-do-mestre-carpinteiro-gabriel-ribeiro-na-ordem-terceira-de-sao-francisco-de-salvador, 2012. MAIA, Pedro Moacir, Vistas e Festas Lisboeta em Azulejos na Bahia: Ordem Terceira de São Francisco – Salvador: IPAC, 2002. MACEDO, Emiliano Unzer, Religiosidade popular brasileira colonial: um retrato sincrético, revista Ágora, Vitoria, n.7, 2008, p. 1-20. MARAVALL, José Antônio. A cultura do Barroco como conceito da época: análise de uma estrutura histórica. São Paulo, editora da Universidade de São Paulo: Edusp, 1997. MARTINEZ, Socorro Targino. Ordens Terceiras: Ideologia e Arquitetura, UFBA, 1969. MARX, Murillo. Nosso chão: do sagrado ao profano. São Paulo: Edusp, 1989. MAZA, Francisco de la, El Churrigueresco em la ciudad de México. Mexico, 1969. Disponível: https://nanopdf.com/download/barroco-churrigueresco_pdf. MELLO, Suzy de. Barroco, Ed. Brasiliense, 1983. MENDES, Francisco; VERÍSSIMO, Francisco; BITTAR, William. Arquitetura no Brasil: de Cabral a D. João VI. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 2009. (Coleção Arquitetura no Brasil; v. 1). NIEVES, Román Hernández. Reflexiones en torno al Plateresco em Extremadura. Revista: NORBA-ARTE XVI, págs. 57-82, 1996. NICOLINI, Alberto. La ciudad hispanoamericana, medieval, renacentista y americana, Atrio: Revista de História del Arte, nº 10-11, 2005. NORA, Pierre. Entre história e memória: a problemática dos lugares. Revista Projeto História. São Paulo, v. 10, p. 7-28, 1993. OLIVEIRA, Lucia Lippi, Cultura é Patrimônio, Um Guia, Rio de Janeiro: Editora FGV, 2008. OLIVEIRA, Myriam Andrade Ribeiro de; PEREIRA, Sonia Gomes; LUZ, Ângela Ancora da História da arte no Brasil. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 3. Ed. 2013. OLIVERIA, Myriam Andrade Ribeiro de; CAMPOS, Adalgisa Arantes. Barroco e Rococó nas igrejas de Ouro Preto e Mariana /. – Brasília, DF: Iphan / Programa Monumenta, 2010. 2 v. (Roteiros do Patrimônio; 10. OLIVEIRA, Myriam Andrade Ribeiro de. Barroco e Rococó nas igrejas do Rio de Janeiro. Brasília, DF: Iphan/Programa Monumenta, 2008. (Roteiros do Patrimônio; Volumes: 1, 2 e 3). OLIVEIRA, Myriam A. Ribeiro de. O rococó religioso no Brasil e seus antecedentes europeus. São Paulo: Cosac Naify, 2003. PANOFSKY, Erwin. O significado nas artes visuais. Tradução. Maria Clara F. Kneese e J. Guinsburg. São Paulo: Editora Perspectiva, 1979, Capítulo I. PEREIRA, Sonia Gomes. Arte, ensino e academias: estudos e ensaios sobre a Academia de Belas Artes do Rio de Janeiro: Rio de Janeiro: Mauad: FAPERJ, 2016. POLLAK, Michael. Memória e identidade social. In: Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 5, nº 10, 1992. PRIORE, Mary del. Religião e Religiosidade no Brasil colonial, coleção: História em Movimento, Ed. Ática, 1994. _________________, Histórias da gente brasileira: volume 1: colônia. São Paulo: Leya, 2016. PROENÇA, Graça. Descobrindo a História da Arte, São Paul, Ed. Ática, 2005. RABELLO, Sonia. O Estado na preservação dos bens culturais: o tombamento/Sonia Rabello. – Rio de Janeiro: IPHAN, 2009. REIS FILHO, Nestor Goulart. Quadro da arquitetura no Brasil. 11. ed. São Paulo: Perspectiva, 2010. RIBEIRO, Darcy, O Povo Brasileiro. A Formação e o Sentido do Brasil. Companhia das Letras – 1995, São Paulo.2ª Edição. SALLES, Fritz Teixeira de Associações Religiosas no ciclo do Ouro: introdução ao estudo do comportamento social das Irmandades de Minas no século XVIII, 2ª edição, São Paulo: Perspectiva, 2007. SANT’ANNA, Affonso Romano de. Barroco: do quadrado à elipse, editora: Rocco, Rio de Janeiro, 2000. SANTOS, Milton. O Centro da Cidade do Salvador: Estudo de Geografia Urbana 1 - 2. ed. - São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo; Salvador: Ed. UFBA, 2008. SANTOS, Paulo Ferreira. Formação de cidades no Brasil Colonial. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2001. SILVA TELLES, Augusto C. da. Arquitetura na formação do Brasil, Edição publicada pela Representação da UNESCO no Brasil, 2006. SIMÃO, Maria Cristina Rocha. Preservação do patrimônio cultural em cidades. Belo Horizonte: Autêntica, 2001 (Turismo, Cultura e Lazer, 3, p.128). SMITH, Robert Chester. Arquitetura Civil do Período Colonial. In: FAU/USP – MEC/IPHAN: Arquitetura Civil I: textos escolhidos da Revista do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. São Paulo: FAU/USP, 1975 (p. 95-190). SOUSTELLI, Jacques, A civilização Asteca, Ed. Jorge Zahar. Ed. 1987. SOUZA, Jessé, A elite do atraso: da escravidão à Lava Jato. - Rio de Janeiro: Leya, 2017. SCOMPARIM, Almir Flavio, A iconografia na Igreja Católica, Ed. Paulus, 2008. TIRAPELLI, Percival, Arte Indígena: do Pré-colonial à Contemporaneidade, São Paulo: Companhia Editora Nacional, (Coleção Brasileira), 2006. __________________, Iconografia da Fachada da igreja da Ordem Terceira de São Francisco em Salvador, Bahia, 19º Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas “Entre Territórios”, 2010. Bahia. __________________, Patrimônio Colonial Latino-americano, Edições Sesc São Paulo, 2018. VALLADARES, Clarival do Prado, Nordeste Histórico e Monumental. Salvador, fund. Odebrecht, Vol. I. VELÁZQUEZ, Antonio Sáseta, Arte Churrigueresco el transparente de Toledo, Cuarderno de Los Amigos de Los Museos de Osuna, Nº 12, 2010. WEHLING, Arno. Wehling, Maria José C. M. Formação do Brasil Colonial. Ed. Nova Fronteira, 4ª Ed, 2005. WOLFFLIN, Heinrich, Renascença e Barroco, ed. Perspectiva, 1988. ZANINI, Walter, História geral da arte no Brasil, São Paulo, Instituto Walter Moreira Salles, 1983. Vol.2.por
dc.subject.cnpqSociologiapor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/73165/2021%20-%20Karla%20Cristina%20Gomes%20de%20Carvalho.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6574
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2023-05-08T17:25:43Z No. of bitstreams: 1 2021 - Karla Cristina Gomes de Carvalho.pdf: 4792598 bytes, checksum: 3d71d7a7786ce1781abed9e89bf57af5 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2023-05-08T17:25:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021 - Karla Cristina Gomes de Carvalho.pdf: 4792598 bytes, checksum: 3d71d7a7786ce1781abed9e89bf57af5 (MD5) Previous issue date: 2021-07-30eng
Appears in Collections:Mestrado em Patrimônio, Cultura e Sociedade

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021 - Karla Cristina Gomes de Carvalho.pdf4.68 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.