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dc.contributor.authorSilva, Vanessa Fernandes da
dc.date.accessioned2023-12-22T03:00:25Z-
dc.date.available2023-12-22T03:00:25Z-
dc.date.issued2019-08-28
dc.identifier.citationSILVA, Vanessa Fernandes da. “Música e lugar de memória: registros de memórias do bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, em canções”. 2019. 109 f. Dissertação (Mestrado em Patrimônio, Cultura e Sociedade) – Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14380-
dc.description.abstractMúsica inspira e provoca sensações, proporciona reflexões, articulando-se em diferentes contextos. Importante elemento para a construção da cultura de um grupo ou lugar; propicia a formação de referências e representações culturais de tal grupo ou lugar, sendo, também, um meio de registro de suas memórias. Nesse sentido, propomos aqui analisar letras de canções sobre a Lapa no Rio de Janeiro, a fim de identificar algumas das memórias do bairro, aspectos culturais e compreender a relação da música com a cultura, a memória e o “lugar de memória”. As canções analisadas foram “Lapa em Três Tempos”, samba-enredo da Portela, do ano de 1971; “A Lapa”, composta por Benedito Lacerda e Herivelto Martins, em 1950; “Lapa na Década de 30” de Moreira da Silva, composta em 1977; “Eu vou pra Lapa”, interpretada por Alcione; “Flor da Lapa”, de Wilson Batista e Cesar Brasil, em 1950; e, “Beijo Sem”, composta por Adriana Calcanhotto, em 2009 e “Mapa da Lapa” de Rogê em 2010. Desse modo, tomamos como objetivo geral discutir sobre a música, enquanto um elemento capaz de evocar memórias e, também, de valorizar e criar lugares de memória. Para tal, usamos como metodologia o levantamento bibliográfico, os métodos de análise de conteúdo e textual. Como resultado, percebemos que as letras podem evocar memórias, exaltar características do bairro da Lapa, e também podemos compreender a importância de aparatos, como a música, que possibilita a conservação, a valorização e a continuidade de uma cultura.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMúsicapor
dc.subjectMemóriapor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectPatrimôniopor
dc.subjectLugar de Memóriapor
dc.subjectLapa-RJpor
dc.subjectMusiceng
dc.subjectMemoryeng
dc.subjectCultureeng
dc.subjectPatrimonyeng
dc.subjectPlace of Memoryeng
dc.subjectLapa-RJeng
dc.title“Música e lugar de memória: registros de memórias do bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, em canções”por
dc.title.alternativeMúsica e lugar de memória: registros de memórias do bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, em canções”eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherMusic inspires and provokes sensations, it provides reflections, articulating itself in different contexts. An important element for the construction of the culture of a group or place, it provides the formation of references and cultural representations of such group or place, being also a means of recording their memories. In this sense, the aim of this paper is to analyze song lyrics about Lapa in Rio de Janeiro, in order to identify some of the neighborhood memories, cultural aspects and to understand how music, culture, memory and the “place of memory” are related. The songs that were chosen to be analized represent “Lapa em Três Tempos”, Portela samba-plot, from 1971; “A Lapa”, composed by Benedito Lacerda and Herivelton Martins, in 1950; “Lapa na Década de 30” by Moreira da Silva, composed in 1977; “Eu vou pra Lapa”, played by Alcione; “Flor da Lapa”, by Wilson Batista and Cesar Brasil, in 1950; and “Beijo Sem”, composed by Adriana Calcanhotto, in 2009 and “Mapa da Lapa” by Rogê in 2010. Thus, we aim to discuss music as an element capable of evoking memories and also valuing and creating places of memory. For such, we use as methodology, the bibliographical survey, the methods of content and textual analysis. As a result, we could realize that lyrics can evoke memories, exalt characteristics of the Lapa neighborhood, and also understand the importance of apparatuses, such as music, which enables the conservation, enhancement and continuity of a cultureeng
dc.contributor.advisor1Fogaça, Isabela de Fátima
dc.contributor.advisor1ID292.789.768-90por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1731543706249446por
dc.contributor.referee1Fogaça, Isabela de Fátima
dc.contributor.referee1ID292.789.768-90por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1731543706249446por
dc.contributor.referee2Angelo, Elis Regina Barbosa
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-1799-3910por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2597395193689428por
dc.contributor.referee3Guimaraes, Valeria Lima
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5344912790840208por
dc.creator.ID036.212.071-47por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1129479197103305por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto Multidisciplinar de Nova Iguaçupor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Patrimônio, Cultura e Sociedadepor
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