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Tipo do documento: Dissertação
Title: As representações do psicólogo na socioeducação: o saber ingênuo de adolescentes em internação provisória e em cumprimento de medidas socioeducativas no DEGASE
Other Titles: The representations of the psychologist in the socioeducation: the naive knowledge of adolescents in temporary admission and in compliance with socio-educational measures in DEGASE
Authors: Taylor, Leticia Montes Penha
Orientador(a): Naiff, Luciene Alves Miguez
Primeiro membro da banca: Oliveira, Elizabeth Serra
Segundo membro da banca: Melo, Rosane Braga de
Keywords: representações sociais .;psicólogo;medidas socioeducativas;adolescentes;social representations.;psychologist;social and educational measures;teenagers
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Idioma: por
Issue Date: 29-Jun-2015
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citation: Taylor, Leticia Montes Penha. As representações do psicólogo na socioeducação: o saber ingênuo de adolescentes em internação provisória e em cumprimento de medidas socioeducativas no DEGASE. 2015. [95 f.]. Dissertação( PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .
Abstract: Alicerçado na Teoria das Representações Sociais, o presente estudo teve como objetivo primordial a identificação das representações que os adolescentes em internação provisória e em cumprimento de medidas socioeducativas de internação e semiliberdade têm do Psicólogo que atua no Departamento Geral de Ações Socioeducativas do Rio de Janeiro (DEGASE). Com este intento, o estudo apresenta o resultado obtido através de uma pesquisa de cunho quantitativo e qualitativo, pela análise dos resultados obtidos através de associação livre a partir de uma palavra indutora e pela análise do conteúdo do discurso dos adolescentes. Neste sentido, o estudo também é reflete sobre o papel do psicólogo no trabalho socioeducativo a partir dos embasamentos teóricos e dos saberes dos adolescentes acerca das ações deste profissional. A pesquisa contou com a participação de 102 adolescentes em atendimento no sistema socioeducativo e os resultados obtidos revelam que a Representação Social do Psicólogo é a de um profissional que ajuda, atende, conversa, que alivia suas angústias durante o período de permanência no DEGASE e que também é reconhecido por seu nome pelos adolescentes
Abstract: Based on the Social Representation Theory, this study had as its primary objective to identifiy the representations that teenagers in temporary internment and complying with socio-educational measures of internment and teenagers in semi-liberty, have of the Psychologist who works in the General Department of Socio-Educational Action of the State of Rio de Janeiro (DEGASE). To that end, this work presents the results obtained through a quantitative and qualitative research, by the analysis of results obtained through free association from a word inducer, and by discourse analysis. In this sense, the present study also reflects on the role of the psychologist working on socio-education from the adolescents’ theoretical foundations and knowledge about the work of this professional. The research involved the participation of 102 adolescents in the socio-educational system and the results reveal that the Social Representation of the Psychologist is of a professional who helps, answers, talks, who relieves the adolescents’ distress during the period of stay in DEGASE and who the adolescents recognize by name
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14390
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia

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