Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14395
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dc.contributor.authorSousa, Laiza Ellen Gois
dc.date.accessioned2023-12-22T03:00:39Z-
dc.date.available2023-12-22T03:00:39Z-
dc.date.issued2021-01-26
dc.identifier.citationSOUSA, Laiza Ellen Gois. Promoção de autoestima e autocuidado em idosos: avaliação de uma intervenção psicológica online em grupo. 2021. 93 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2021.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14395-
dc.description.abstractA saúde do idoso é um tema com notório interesse na contemporaneidade, visto o crescimento exponencial desse segmento da população. Desse modo, estudos relacionados à promoção de saúde na velhice se mostram úteis e necessários. Esta pesquisa consistiu em um estudo quase experimental, com delineamento pré e pós-teste, e análises qualitativas adicionais que avaliou os efeitos de uma intervenção psicológica grupal, realizada de modo online, sobre medidas de autoestima, de autoavaliação de saúde, de autocuidado e de depressão em idosos. A intervenção teve foco na autopercepção corporal e no estímulo ao envelhecimento ativo. Participaram cinco idosos, de ambos os sexos, com idades entre 63 e 77 anos, residentes no município do Rio de Janeiro. A pesquisa foi dividida em três fases. Na Fase 1, foi realizada uma entrevista semiestruturada individual com os participantes para levantar dados sociodemográficos e clínicos e conhecer suas percepções de saúde pessoal e de imagem corporal, além de avaliar seus repertórios iniciais de autocuidado. Ademais, foram aplicadas as versões brasileiras das seguintes escalas: Escala de Autoestima de Rosenberg, Escala de Avaliação de Capacidade de Autocuidado e Escala de Depressão Geriátrica. Na Fase 2, foi implementado um Grupo de Intervenção Psicológica, com realização de dez encontros grupais e embasamento fenomenológico-existencial. Na Fase 3, após o término da intervenção grupal, o conjunto de participantes foi submetido a nova avaliação, com reaplicação dos instrumentos utilizados na Fase 1. As percepções dos participantes sobre os temas em estudo foram descritas e foram realizadas comparações dos dados alcançados nas Fases 1 e 2, com análises intragrupo e intrasujeito. Em relação à primeira avaliação, constatou-se que a média geral e os escores de idosos específicos mostraram, no pós-teste, níveis maiores de autoestima e de autocuidado, bem como diminuição dos níveis indicativos de depressão. Esses dados indicaram benefícios potenciais da intervenção, no entanto análises inferenciais, mediante uso do teste t-student de amostras em pares, apontaram que as diferenças intragrupo encontradas não foram estatisticamente significativas. Análises dos processos individuais, considerando as particularidades e contexto vivenciado por cada participante, permitiram compreender melhor os resultados obtidos. Pesquisas de avaliação de intervenções grupais com idosos são necessárias como modo de fomentar a criação de estratégias inovadoras, efetivas e eficazes de promoção de saúde na velhice, em especial com abordagem de variáveis psicossociais. Sugere-se a realização de novos estudos com intervenções psicológicas em grupos de idosos, porém com um número maior de participantes e grupo controle.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnvelhecimentopor
dc.subjectAutoestimapor
dc.subjectAutocuidadopor
dc.subjectIntervenção psicológicapor
dc.subjectAgingeng
dc.subjectSelf- esteemeng
dc.subjectSelf-careeng
dc.subjectPsychological interventioneng
dc.titlePromoção de autoestima e autocuidado em idosos: avaliação de uma intervenção psicológica online em grupopor
dc.title.alternativeSelf-esteem and self-help promotion in the elderly: evaluation of a psychological intervention in an online groupeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe health of the elderly is a theme with a notable interest in contemporary times, given the exponential growth of this segment of the population. Thus, studies related to health promotion during the old age, are shown to be useful and necessary. The present research constituted in an almost experimental study, with a pre and post-test design, and additional qualitative analysis, which evaluated the effects of a group psychological intervention, executed in an online manner, on the measures of self-esteem, self-rated health, self-care, and depression in the elderly. The intervention focused on body self-perception, and the stimulation of an active aging process. Five elderly people of both sexes, with a range of 63 to 77 years of age, residents in the municipality of Rio de Janeiro participated in this research. The study was divided in three phases. In phase 1, an individual semi structured interview with the participants was conducted, in order to gather sociodemographic and clinical data, and also to get to know their perceptions on their own personal health and body image, in addition to evaluate their initial self-care repertoires. Furthermore, the Brazilian version of the following scales were applied: Rosenberg’s Self-Esteem Scale, Appraisal of Self-care Agency Scale, and the Geriatric Depression Scale. In phase 2, a Psychological Group Intervention was implemented, which happened in ten group meetings with a phenomenological-existential basis. In phase 3, after the end of the group intervention, the group of the participants were submitted to a new evaluation, with the reapplication of the instruments that were used in Phase 1. The perceptions of the participants on the themes of the study were described, and comparisons were made between the data obtained in Phase 1 and 2, through intragroup and intrasubject analyzes. In regards to the fist evaluation, it was found that the general average and, above all, the scored of the specific elderly people showed, in the post-test, higher levels of self-esteem and self-care, as well as a decrease in the indicative levels of depression. These data indicated potential benefits of the intervention, however, inferential analyzes, using the t-student test of the samples in pairs, pointed out that the intra-group differences found, were not statistically significant. Analysis of individual processes, considering the particularities and the context experienced by each participant, allower a better understanding of the results obtained. Researches regarding the evaluation of group interventions with the elderly are necessary, as a way to encourage the creation of innovative, effective, and efficient health promotion strategies in old age, especially with the approach of psychosocial variables. Further studies with psychological interventions with groups of elderlies are suggested, however, with a larger number of participants and with a control group.eng
dc.contributor.advisor1Gonzalez, Lilian Maria Borges
dc.contributor.advisor1ID423.612.142-53por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0531526137015076por
dc.contributor.advisor-co1Vicente, Carla Cristine
dc.contributor.advisor-co1ID004.468.617-07por
dc.contributor.referee1Gonzalez, Lilian Maria Borges
dc.contributor.referee2Ericeira, Ronald Clay dos Santos
dc.contributor.referee3França, Cristineide Leandro
dc.creator.ID142.763.277-41por
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-2879-352Xpor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9754444868670321por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapor
dc.relation.referencesAlvarenga, M. R. M., Oliveira, M. A. de Campos., & Faccenda, O. (2012). Sintomas depressivos em idosos: análise dos itens da Escala de Depressão Geriátrica. Acta Paulista de Enfermagem, 25(4), 497-503. https://doi.org/10.1590/S0103-21002012000400003. Alves, P. E. R. (2013). O método fenomenológico na condução de grupos terapêuticos. Revista da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar, 16(1), 150-165. Recuperado de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-08582013000100009&lng=pt&tlng=pt. Aquino, E.M.L., Silveira, I.H., Pescarini, J.M., Aquino, R., Souza-Filho, J.A.de., Rocha, A.dos.S., Ferreira, A., Victor, A., Teixeira, C., Machado, D.B., Paixão, E., Alves, F.J.O., Pilecco, F., Menezes, G., Gabrielli, L., Leite, L., Almeida, M. da. C. C. de., Ortelan, N., Fernandes, Q.H.R.F., Ortiz, R.J.F., Palmeira, R.N... Lima, R.T.dos.R.S. (2020). 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