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Tipo do documento: Dissertação
Title: Relação entre cenestesia e percepção de Si mesmo a partir da fenomenologia: narrativas da corporeidade humana
Other Titles: Relationship between cenesthesia and self-perception starting from the principle of phenomenology: narratives of human corporeity
Authors: Dal-Col, Patrícia Simone
Orientador(a): Oliveira, Valéria Marques de
Primeiro membro da banca: Damasceno, Allan Rocha
Segundo membro da banca: Alves, Priscila Pires
Keywords: Cenestesia;Corporeidade;Fenomenologia;Si mesmo;Narrativa;Cenesthesia;Corporeity;Phenomenology;Oneself;Narrative
Área(s) do CNPq: Psicologia
Idioma: por
Issue Date: 29-Nov-2018
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citation: DAL-COL, Patrícia Simone. Relação entre cenestesia e percepção de si mesmo a partir da fenomenologia: narrativas da corporeidade humana. 2018.134 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2018.
Abstract: O objetivo do presente estudo foi compreender a relação entre a cenestesia e a percepção de Si mesmo a partir da fenomenologia, mediante vivência da prática integrativa de Biodanza, desenvolvida com acadêmicos em Universidade Pública do Rio de Janeiro. Cenestesia é um fenômeno da corporeidade humana que integra poucos estudos científicos ao longo da hermenêutica do corpo, sendo um conceito inconcusso à medicina. Assim sendo, o fenômeno se caracteriza por ser uma sensibilidade geral interna, ou de outro modo, uma sensação orgânica intracorpo que reflete um estado endógeno de bem-estar ou mal-estar. Para além dessa concepção, constitui-se em um elo de conexão e integração corpo-alma, uma evidência para o sentido de existência; mais ainda, a percepção da própria existência. No outro extremo desta relação temos a percepção de Si-Mesmo, ponto de chegada nessa incursão pela corporeidade humana em que concebe o Si-Mesmo como um construto da interação com o outro, com a cultura e como produto da narrativa. Nesse sentido, esta pesquisa atribui a visibilidade devida a este fenômeno, ao apresentar a mixórdia semântica entre a cenestesia e dois outros vocábulos homofônicos, cinestesia e sinestesia, conferindo ao objeto o grau de aprofundamento necessário à sua compreensão no contexto da filosofia e da psicologia. Cooperaram com esta pesquisa cinco acadêmicos acima de 18 anos de diferentes cursos que participaram da oficina de Biodanza. Dentre os participantes, três universitários se autodeclararam como uma pessoa com deficiência: uma com deficiência auditiva, com implante coclear e duas com deficiência visual (uma com baixa visão e outra com cegueira).Apoiados na triangulação metodológica, utilizamos o relato pessoal do participante, a observação direta e a observação externa na coleta de dados e a análise narrativa para compreendê-los. A partir de uma experiência vivenciada na corporeidade, pela Biodanza, a abordagem fenomenológica se mostrou a via metodológica adequada para o estudo desse fenômeno. A análise dos dados se desdobrou nas seguintes categorias: 1) A cenestesia na percepção da própria existência; 2) Corpo próprio: via de acesso à corporeidade e à cenestesia; 3) Narrativas que apontam cenestesia e percepção de Si mesmo. A primeira categoria tratou de identificar, nas narrativas, sentimentos e emoções que correspondiam a cenestesia, bem como destacar que este fenômeno é constituinte da corporeidade. A segunda categoria reuniu as narrativas e os conhecimentos relativos à dissociação corpo - sujeito -mundo e à relação disto com a percepção do próprio corpo. A terceira categoria agrupou narrativas que indicavam a vivência introspectiva como via de acesso ao fenômeno cenestesia e ao Si mesmo, podendo ser estimulados por fatores externos e internos ao sujeito. A análise dos dados pela via fenomenológica permitiu observar que a relação entre cenestesia e percepção de Si mesmo foi obtendo forma com as narrativas expressas na dinâmica da Biodanza e nos possibilitou inferir que a cenestesia é uma vivência subjetiva da corporeidade concebida como um processo interno que impulsiona à percepção do outro, do mundo e de Si mesmo.
Abstract: This study has focused on understanding the relation between cenesthesia and perception of oneself starting from the principle of phenomenology, through the integrative experience of Biodanza carried out with scholars at the Public University of Rio de Janeiro. Cenesthesia is a human corporeity phenomenon, actually there are few limited scientific studies throughout the hermeneutics of the body, a concept undeniably inherent to medicine. Thus, this phenomenonis characterized by an overall internal feeling, in other words, an organic inner-body sensation reflecting an endogenous state of well- being or distress. To a greater extend, this concept represents a link for a body-soul relation, an evidence of existence, furthermore, perception of existence itself. At the other end of this relationship we find sense of self perception , destination of this journey through human corporeity where oneself is understood as a personal construct of interaction with others ,with culture and as product of narrative. In this regard, this research provided legitimate relevance to this phenomenon, revealing a semanticunrest between cenesthesia and two other homophonous words, kinesthesia and synesthesia, endorsing a more in-depth study, essential for its understanding within the philosophical and psychological context. Contributed to the research, five scholars over 18 years of age attending different programs engaged in Biodanza workshops. Among the participants, three college students declared certain physical disabilities: one with cochlear implant due to hearing loss and two others with visual impairment (one with low vision). Supported by methodological triangulation, we worked with the participant`s personal statement, direct and external observation for data collection and a narrative analysis for a better understanding. Based on a corporeity experience through Biodanza, a phenomenological approach proved to be the appropriate methodology to study this phenomenon. Data analysis was carried out in the following categories: 1) Cenesthesia within perception of its very existence; 2) Own body: pathway to corporeity and cenesthesia; 3) Narratives focusing on cenesthesia and self perception. The first category attempted to identify, among the narratives, feelings and emotions attributed to cenesthesia, as well as pointing out this phenomenon as an element of corporeity. The second category compiled narratives and knowledge concerning dissociation body-man-world and its relationship with body self-perception. The third category brought together narratives that identified introspective experience as a gateway to the cenesthesia phenomenon and to the sense of oneself, that might be stimulated by external and internal factors. Analysis of data by phenomenological means found that relationship between cenesthesia and self-perception emerged with narratives expressed throughout the dynamics of Biodanza enabling us to conclude that cenesthesia is a subjective corporeal experience conceived as an internal process stimulating person perception, of the world and of oneself.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14452
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia

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