Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14470
Tipo do documento: Dissertação
Title: Avaliação da percepção ambiental de estudantes do ensino médio em Seropédica-RJ
Authors: Silva, Edneusa Lima
Orientador(a): Oliveira, Valéria Marques de
Primeiro membro da banca: Oliveira, Valéria Marques de
Segundo membro da banca: Souza, Marcos Aguiar de
Terceiro membro da banca: Alves, Priscila Pires
Quarto membro da banca: Ursi, Suzana
Keywords: Percepção ambiental;Ambiente;Environmental perception;Environment
Área(s) do CNPq: Psicologia
Idioma: por
Issue Date: 29-Apr-2014
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citation: SILVA, Edneusa Lima. Avaliação da percepção ambiental de estudantes do ensino médio em Seropédica-RJ. 2014. 90 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia).Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2014.
Abstract: Percepção ambiental pode ser definida como um processo mental de interação do indivíduo com o meio ambiente e acontece por meio dos processos perceptivos e cognitivos. Quando se relaciona, cada indivíduo percebe, reage e responde diferentemente às ações sobre o ambiente em que vive. Respostas ou manifestações daí decorrentes são resultado das percepções (individuais e coletivas), dos processos cognitivos, julgamentos e expectativas de cada pessoa. O objetivo deste trabalho é investigar a percepção ambiental, voltada para o âmbito geral e, em especial, sobre o ambiente marinho de estudantes do Ensino Médio do CIEP 155 de Seropédica/RJ. Participaram da pesquisa 98 estudantes com idade entre 15 e 19 anos, ambos os sexos, participante e não participante do projeto de educação ambiental chamado “Mergulho e ideias, inovação e ideais” desenvolvido no CIEP 155. Os dados foram coletados em uma sessão única utilizando o questionário e os mapas afetivos. Os resultados dos questionários demonstraram que as concepções de ambiente são: reducionista, romântica e utilitarista e; nos mapas afetivos, as categorias utilitarista, reducionista e romântica surgiram com maior frequência. Conclui-se que o conceito de ambiente está restrito ao de meio ambiente e que a relação homem-ambiente se apresenta predominantemente utilitarista.
Abstract: Environmental perception can be defined as a mental process of the individual's interaction with the environment and happens through the perceptual and cognitive processes. When relating each individual perceives, reacts and responds differently to actions on the environment in which he lives. Responses or events arising therefrom are the result of perceptions , cognitive processes , judgments and expectations of each person (individual and collective). The objective of this study is to investigate the environmental perception, facing the broad scope and, in particular, on the marine environment of high school students CIEP 155 Seropédica/RJ. Participated in the survey 98 students aged between 15 and 19 years , both sexes without disabilities participating and not participating in a project of environmental education called "Diving and ideas , innovation and ideals" developed previously in this school. Data were collected through a questionnaire and affective map in one session. The results of the questionnaires showed how conceptions of environment are the most frequent categories: reductionist, romantic and utilitarian; in love maps, categories utilitarian, reductionist and romantic. It is concluded that the concept of environment is restricted to the environment and the human-environment relationship is predominantly utilitarian.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14470
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014 - Edneusa Lima Silva.pdfDocumento principal1.19 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.