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dc.contributor.authorGomes, Rafael Madureira
dc.date.accessioned2023-12-22T03:01:56Z-
dc.date.available2023-12-22T03:01:56Z-
dc.date.issued2019-10-09
dc.identifier.citationGOMES, Rafael Madureira. O que a escola demanda do psicólogo? contribuições à psicologia escolar e educacional. 2019. 141f.. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14520-
dc.description.abstractA proposta do presente estudo é compreender o que os profissionais da educação demandam do trabalho do psicólogo na escola. Aposta-se no trabalho do psicólogo na escola como um campo de atuação que está em constante construção, e ouvir dos educadores as suas demandas e questões pode constituir um caminho para a construção do fazer psicológico no cotidiano escolar. Os pressupostos teóricos adotados no presente estudo se aproximam de uma perspectiva crítica, o que permitiu fornecer subsídios para pensar na dinâmica e nos motivos dos encaminhamentos de queixas escolares que são feitas no âmbito do município de Seropédica. Realizou-se um estudo qualitativo através de uma busca documental e entrevistas semi-estruturadas com 50 professores atuantes no Ensino Fundamental das redes de ensino pública e privada. Os dados foram coletados, transcritos e posteriormente analisados por meio da análise temática. A partir das enunciações, observou-se que o cenário educativo se revela enquanto um campo com demandas complexas e amplas possibilidades de atuação para o psicólogo escolar e educacional. Sobre as expectativas dos educadores em relação à função do psicólogo, observa-se um caminho aberto de atuação a partir de algumas demandas dos educadores a medida que, dentre outros profissionais da saúde ele foi o mais evocado. Majoritariamente foi destacada a importância de uma atuação do psicólogo que priorize o alunado e sua família, e minoritariamente foi mencionado um trabalho do psicólogo que seja voltado para o educador visando auxiliá-lo em sua prática. O atendimento clínico e individual para alunos e professores foi o tipo de trabalho do psicólogo na escola mais evocado. No que tange aos encaminhamentos das queixas escolares de crianças e adolescentes, nota-se menções e endereçamento aos serviços de saúde públicos. Os resultados corroboram pesquisas nacionais com o mesmo tema nas quais a queixa escolar é apresentada como um problema da família ou da criança. Concluímos que todo trabalho do psicólogo atravessado pela queixa escolar deve incluir em suas intervenções uma devolutiva desses profissionais para o campo da educação, de modo a fazer Rede dentro de uma perspectiva atual do campo da Saúdepor
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectQueixa escolarpor
dc.subjectPsicologia escolar e educacionalpor
dc.subjectSchooleng
dc.subjectSchool complainteng
dc.subjectSchool and educational psychologyeng
dc.titleO que a escola demanda do psicólogo? contribuições à psicologia escolar e educacionalpor
dc.title.alternativeWhat does the school demand of the psychologist? contributions to educational scholl psychologyeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe purpose of the present study is to understand what educational professionals demand from the psychologist's work in school. Placing himself in the work of the psychologist at school as a field of activity that is constantly being built, and listening to educators about their demands and questions can constitute a pathway for the construction of psychological doing in school everyday. The theoretical assumptions adopted in the present study are approaching a critical perspective, which allowed us to provide subsidies to think about the dynamics and reasons for referrals of school complaints that are made within the municipality of Seropédica. A qualitative study was carried out through a documental search and semi-structured interviews with 50 teachers working in the Elementary School of public and private education networks. The data were collected, transcribed and later analyzed through the thematic analysis. From the enunciations, it was observed that the educational scenario reveals itself as a field with complex demands and broad possibilities of performance for the school and educational psychologist. On the educators'expectations regarding the role of the psychologist, an open path of action can be observed based on some of the educators' demands, as he was the most evoked among other health professionals. Most importantly, it was emphasized the importance of a psychologist who prioritized the student and his family, and a minority of the psychologist's work was mentioned that is aimed at the educator in order to assist him in his practice. Clinical and individual care for students and teachers was the type of work of the psychologist in the school most evoked. Regarding the referrals of children's and adolescents' school complaints, mentions and addresses to public health services. The results corroborate national surveys with the same theme in which the school complaint is presented as a family or child problem. We conclude that all the work of the psychologist crossed by the school complaint must include in their interventions a devolution of these professionals to the field of education, in order to make Network within a current perspective of the field of Health.eng
dc.contributor.advisor1Melo, Rosane Braga de
dc.contributor.advisor1ID917.478.727-68por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3912419521668113por
dc.contributor.referee1Melo, Rosane Braga de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3912419521668113por
dc.contributor.referee2Gomes, Ana Lucia Sampaio Ferreira
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6128797233024732por
dc.contributor.referee3Sanchez, Liliane Barreira
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7875754985048131por
dc.creator.ID103.149.256-94por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6866716910208121por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapor
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dc.subject.cnpqPsicologiapor
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