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dc.contributor.authorRibeiro, Estefanie Rodrigues
dc.date.accessioned2023-12-22T03:02:04Z-
dc.date.available2023-12-22T03:02:04Z-
dc.date.issued2021-01-29
dc.identifier.citationRIBEIRO, Estefanie Rodrigues. Queixa escolar e alfabetização: contribuições para um modelo de avaliação e intervenção. 2021. 77 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Instituto de Educação, Departamento de Psicologia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2022.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14530-
dc.description.abstractO presente estudo visa discutir as contribuições da Psicologia frente às dificuldades de aprendizagem na leitura e escrita e, adicionalmente, descrever um modelo de avaliação e intervenção nos casos de dificuldades de leitura e escrita. A partir de um trabalho de campo, pautado em entrevistas semiestruturadas, abordamos um modelo de avaliação e intervenção neste processo de aprendizagem, construído no projeto Oficinas de Leitura e Escrita do curso de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Torna-se necessário compreender, de forma ampla, as demandas de queixas escolares no período da alfabetização. Queixa escolar é entendida, na literatura nacional em Psicologia Escolar e Educacional, como as demandas referentes às dificuldades escolares, que são em grande parte formuladas pelas famílias, professores e corpo pedagógico das escolas. A queixa no período da alfabetização é das mais frequentes entre as apresentadas como motivo de encaminhamento de crianças e adolescentes aos setores de atendimentos psicológico às crianças. Compreendemos a alfabetização, neste trabalho, como uma etapa do processo de escolarização na qual se dá a aquisição dos conhecimentos e das habilidades de leitura e escrita. Muitas pesquisas apontam a participação das habilidades metalinguísticas neste aprendizado, assim como outros conhecimentos e habilidades. Os dados coletados no presente trabalho revelaram a existência de um protocolo que pode servir de modelo para outros trabalhos, além de ratificar a importância do desenvolvimento de outros protocolos que possam contribuir com o trabalho dos profissionais envolvidos nas avaliações e intervenções nas queixas escolares que circunscrevem o período da alfabetização. Os resultados apontam a necessidade de a formação do psicólogo incluir conhecimentos básicos sobre a natureza da leitura e da escrita, assim como das demandas cognitivas e linguísticas deste aprendizado, de modo que em um processo de avaliação e intervenção contribua de fato para a não perpetuação das histórias de fracasso escolar.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectQueixa escolarpor
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectHabilidades metalinguísticaspor
dc.subjectSchool complainteng
dc.subjectLiteracyeng
dc.subjectAssessmenteng
dc.subjectMetalinguistic skillseng
dc.titleQueixa escolar e alfabetização: contribuições para um modelo de avaliação e intervençãopor
dc.title.alternativeSchool complaints and literacy: contributions to an evaluation and intervention modeleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe present study aims to discuss the contributions of Psychology in the face of learning difficulties in reading and writing and, additionally, to describe a model of evaluation and intervention in cases of reading and writing difficulties. From a field work, based on semi-structured interviews, we will approach an evaluation and intervention model in this learning process, built within the Federal University of Rio de Janeiro, in the Reading and Writing Workshops project, developed by the Psychology course. It is necessary to understand, in a broad way, the demands of school complaints during the literacy period. School complaint is understood, in the national literature on School and Educational Psychology, as demands related to school difficulties, which are largely formulated by families, teachers and the pedagogical body of schools. The complaint during the literacy period is one of the most frequent among those presented as a reason for referring children and adolescents to the sectors of psychological care for children. We understand literacy, in this work, as a stage of the schooling process in which the acquisition of knowledge and reading and writing skills takes place. Many studies point to the participation of metalinguistic skills in this learning, as well as other knowledge and skills. In general, the results revealed the existence of a protocol that can serve as a model for other works and ratified the importance of developing and describing more protocols that can contribute to the work of professionals in the moments of evaluations and interventions in school complaints during the period of literacy. The results also pointed to the importance that the work of professionals in the face of reading and writing difficulties takes into account the multiple factors that may be behind them. And that these works can have as a model a practice that does not contribute to the perpetuation of stories of school failure.eng
dc.contributor.advisor1Melo, Rosane Braga de
dc.contributor.advisor1ID917.478.727-68por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3912419521668113por
dc.contributor.referee1Melo, Rosane Braga de
dc.contributor.referee2Marques, Priscila do Nascimento
dc.contributor.referee3Gomes, Ana Lucia Sampaio Ferreira
dc.creator.ID149.793.637-33por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5677150039862214por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.departmentPró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapor
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