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Tipo do documento: Dissertação
Title: Direito à sexualidade de adolescentes acolhidas institucionalmente
Other Titles: Right to sexuality of institutionally institutionally sheltered
Authors: Oliveira, Grazielly Ribas de
Orientador(a): Peixoto, Ana Cláudia de Azevedo
Primeiro coorientador: Silva Junior, Aureliano Lopes da
Primeiro membro da banca: Peixoto, Ana Cláudia de Azevedo
Segundo membro da banca: Ericeira, Ronald Clay dos Santos
Terceiro membro da banca: Princeswal, Marcelo
Quarto membro da banca: Silva, Iolete Ribeiro da
Keywords: Direito à sexualidade;Adolescentes acolhidas;Equipe técnica;Revisão Integrativa da literatura;Inserção Ecológica;Right to sexuality;Sheltered adolescents;Technical team;Integrative literature review;Ecological Insertion
Área(s) do CNPq: Psicologia
Idioma: por
Issue Date: 31-Jan-2022
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citation: OLIVEIRA, Grazielly Ribas de. Direito à sexualidade de adolescentes acolhidas institucionalmente. 2022. 130 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Instituto de Psicologia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, Seropédica, 2020.
Abstract: Este trabalho se propôs a fomentar uma reflexão dos direitos sexuais de adolescentes acolhidas institucionalmente. Objetivou-se nesta pesquisa compreender como a sexualidade na adolescência é entendida por parte da Equipe Técnica e de Educadoras de uma instituição de acolhimento, bem como entender como as adolescentes acolhidas vivenciam seus direitos sexuais. Foi desenvolvida uma Revisão Integrativa da Literatura Internacional, por meio das bases de dados BVS, SCIELO e PSYCINFO. O intuito da pesquisa bibliográfica foi subsidiar o acesso a respeito das publicações feitas nos últimos 20 anos dentro da temática dos direitos sexuais de adolescentes. A pesquisa de campo foi realizada por meio de encontros remotos e presenciais em uma Casa de Acolhimento da Baixada Fluminense/RJ. Os dados da pesquisa foram recolhidos através de entrevistas semiestruturadas com profissionais da Instituição Acolhedora e também por meio de um grupo focal desenvolvido com adolescentes residentes da mesma Instituição. O material coletado foi registrado no Diário de Campo da Equipe de Pesquisa. A análise dos dados foi realizada pelo método de Análise de Conteúdo de Bardin (2011) e através da Inserção Ecológica. Algumas problemáticas encontradas no contexto institucional foram: a) falta de letramento racial da equipe técnica para heteroidentificar as adolescentes; b) processos de escolarização das adolescentes insuficientes; c) pouco lazer e dificuldade em inserir as adolescentes em projetos de desinstitucionalização; d) desatualização dos diagnósticos relacionados à saúde das adolescentes. Por meio deste trabalho, compreendeu-se que existem três aspectos fundamentais para a educação sexual na adolescência, sendo eles: o interesse de adolescentes na temática da sexualidade, encontros com qualidade de informação e interação e, profissionais qualificados sobre os direitos sexuais. O campo de pesquisa apresentou que a Equipe Técnica e a rede de assistência possuem forte influência na garantia dos direitos sexuais das adolescentes acolhidas - isso significa dizer que o investimento em formação profissional e políticas públicas poderia contribuir para ações a respeito da sexualidade de forma ampla, compreensiva e plural. Os resultados mostraram que os direitos sexuais na adolescência são atravessados por um processo multifacetado e interseccional. Conclui-se que é preciso defender que adolescentes possam estar comprometidos, envolvidos, ativos e participantes na construção da sua própria identidade e autonomia sexual.
Abstract: This study aimed to foster a reflection on the sexual rights of institutionalized adolescent girls. This research aimed to understand how sexuality in adolescence is understood by the Technical Team and Educators of a host institution, as well as to understand how adolescent girls experience their sexual rights. An Integrative Review of International Literature was developed using the BVS, SCIELO and PSYCINFO databases. The purpose of the bibliographical research was to subsidize the access to the publications made in the last 20 years on the theme of sexual rights of adolescents. The field research was carried out through remote and face-to-face meetings in a Reception House in Baixada Fluminense/RJ. The research data was collected through semi-structured interviews with professionals from the Receiving Institution and also through a focus group developed with adolescent residents of the same Institution. The collected material was registered in the Research Team's Field Diary. Data analysis was performed using Bardin's Content Analysis method (2011) and through the Ecological Insertion. Some problems found in the institutional context were: a) lack of racial literacy of the technical team to heteroidentify the adolescents; b) insufficient schooling processes of the adolescents; c) little leisure time and difficulty in inserting the adolescents in deinstitutionalization projects; d) outdated diagnoses related to the adolescents' health. Through this work, it was understood that there are three fundamental aspects for sexual education in adolescence, namely: the interest of adolescents in the theme of sexuality, meetings with quality information and interaction, and professionals qualified in sexual rights. The field research showed that the Technical Team and the assistance network have a strong influence in guaranteeing the sexual rights of the adolescents that are sheltered - this means that the investment in professional training and public policies could contribute to actions regarding sexuality in a broad, comprehensive and plural way. The results showed that sexual rights in adolescence are crossed by a multifaceted and intersectional process. We conclude that it is necessary to advocate for adolescents to be committed, involved, active and participating in the construction of their own sexual identity and autonomy.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14531
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia

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