Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14947
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Daniela Mendes Vieira da
dc.date.accessioned2023-12-22T03:08:50Z-
dc.date.available2023-12-22T03:08:50Z-
dc.date.issued2017-01-27
dc.identifier.citationSILVA, Daniela Mendes Vieira da. Comparação de sequências: uma proposta para conceituar logaritmos e descobrir suas propriedades. 2017. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2017.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14947-
dc.description.abstractEsta pesquisa discute produções escritas de estudantes do Ensino Médio acerca de propriedades de logaritmos em um ambiente investigativo. Para o desenvolvimento deste trabalho apoiamo-nos no Experimento de design. Dentro deste aporte teórico fazemos a fundamentação Teórico Metodológica desta pesquisa e estabelecemos o quadro de ensino aprendizagem de logaritmos a partir da análise de um livro de referência no tema para a formação de professores, duas coleções de livros didáticos adotadas pela escola que sedia esta pesquisa e dissertações sobre o ensino do tema e um estudo conceitual do objeto matemático logaritmo. Em um segundo momento, utilizamos os cenários para investigação aliados à investigação em sala de aula para elaborar um conjunto de tarefas que facilitasse a introdução do tema logaritmos. Conjunto esse que testamos e reelaboramos em um ciclo de aplicações e aplicamos como instrumento de coleta das produções textuais dos participantes da pesquisa em um segundo ciclo. Os dados analisados com o apoio da Teoria dos Registros de Representação Semiótica -TRRS indicam o alcance de diversas propriedades dos logaritmos a partir das tarefas propostas aos participantes assim como a adesão dos mesmos à investigação proposta. O produto resultante desta dissertação é um guia didático para professores contendo reflexões sobre o aporte teórico desta pesquisa em conjunto com um conjunto de tarefas para o aprendizado de logaritmos elaborado a partir da análise dos dados do presente trabalho.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectlogarithmeng
dc.subjectMathematics researcheng
dc.subjectTheory of Semiotics Representation Registerseng
dc.subjectLogaritmopor
dc.subjectInvestigação matemáticapor
dc.subjectTeoria dos Registros de Representação Semióticapor
dc.titleComparação de sequências: uma proposta para conceituar logarítmos e descobrir suas propriedadespor
dc.title.alternativeSequence comparison: a proposal to concept logarithms and discover their propertieseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis research discusses written productions of high school students about logarithmic properties in an investigative environment. For the development of this work, we rely on the Design Experiment. Within this theoretical contribution: we make the Theoretical Methodological basis of this research and establish the teaching framework learning logarithms from the analysis of a reference book on the theme for teacher training, two collections of textbooks adopted by the school that hosts this research And dissertations on the teaching of the subject and a conceptual study of the logarithm mathematical object. Second, we used the research scenarios associated with classroom research to elaborate a set of tasks that facilitated the introduction of the logarithms theme. This set we tested and reworked in a cycle of applications and applied as a tool for collecting the textual productions of the research participants in a second cycle. The data analyzed with the support of Theory of Registers of Semiotic Representation - TRRS indicate the scope of several properties of the logarithms from the tasks proposed to the participants as well as their adherence to the proposed research. The resulting product of this dissertation is a didactic guide for teachers containing reflections on the theoretical contribution of this research together with a set of tasks for the learning of logarithms elaborated from the data analysis of the present workeng
dc.contributor.advisor1Kindel, Dora Soraia
dc.contributor.referee1Bairral, Marcelo Almeida
dc.contributor.referee2Oliveira, Rosana
dc.creator.ID3279786789por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4617961312604985por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.relation.referencesBATISTA, Adriana Maria da Silva Barbosa; SPINILLO, Alina Galvão. Nem todo material concreto é igual: a importância dos referentes na resolução de problemas. Estud. psicol. (Natal), Natal, v. 13, n. 1, p. 13-21, Abr. 2008. COBB et. al. (2003). Design Experiments in Educational Research. Vol 32: pp. 9- 13. Disponível em: http://dixieching.wordpress.com/2010/08/14/designexperiments-ineducational- research-Cobb-et-al-2003/. Acesso em: 09 maio 2011. CONY, C.H. CéstlaGuerre!”. Antologia de Crônicas, org. Herberto Sales, 3ª ed., São Paulo: Ediouro, 2005, p. 13-14 CUNHA, H. OLIVEIRA, H. PONTE, J.P. Investigações Matemáticas na sala de aula. Actas do ProfMat95, Lisboa: APM, 1995 (p. 161-167) D’AMORE, B. Elementos de didática da Matemática. Tradução de Maria Cristina BonomiBarufi. São Paulo: Livraria da Física Editora, 2007. DUVAL, R..Registros de Representação Semiótica e funcionamento cognitivo da compreensão em Matemática. In: MACHADO, S. D.A. (Org.). Aprendizagem em Matemática: Registros de Representação Semiótica. Campinas: Papirus, 2013. _______, Semiósis e pensamento humano – Registros semióticos e aprendizagens intelectuais(fascículo 1) 1º Ed. São Paulo. Livraria da Física. 2009. _______, Representation, vision and visualization: Cognitive functions in mathematical thinking. Basic issues for learning (1999).Disponível em<http://eric.ed.gov/?id=ED466379 >.Acesso em nov. 2016. _______, A cognitive analysis of problems of compreehension in a learning of mathematics. Educational studies in mathematics, 2006. FIORENTINNI, D. LORENZATO, S. Investigação em educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3 ed. rev. Campinas, SP. Autores associados, 2012. GRANDO, R.C. O conhecimento Matemático e o uso de jogos na sala de aula. Campinas: FE/UNICAMP. Tese de Doutorado, 2000. 183 p. IEZZI et al. Matemática Ciência e Aplicações. 6 ed. São Paulo: Saraiva, 2010. IGLIORI, S.B.C. MARANHÃO,M.C. Registros de Representação e Números Racionais do livro: Aprendizagem de Matemática. In: Silvia Dias Alcântara Machado (org) Aprendizagem de Matemática – Registros de Representação Semiótica: Campinas SP: Papirus, 2013.p. 57- 70. KINDEL, D. S. Discutindo os racionais na 7ª série visando à noção de densidade. Dissertação de mestrado. Rio de Janeiro: USU-RJ, 1998. 111 ____________. Um Ambiente Colaborativo a Distância: Licenciandos Dialogando sobre os Infinitos/ Dora Soraia Kindel, Tese de Doutorado, São Paulo, 2012. ____________. Investigações em Sala de Aula de Matemática: a Geometria Fractal e as Sequências Numéricas Infinitas Xi Encontro Nacional de Educação Matemática Curitiba – Paraná, 20 a 23 de julho de 2013 Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática– ISSN 2178-034X. LIMA, E.L. Logaritmos. Rio de Janeiro: SBM, 1980. LIMA, F. Dica saudável, bolor no laboratório de Matemática. Revista Cálculo, São Paulo, n. 49, p. 21- 25, fev. 2014. LORENZATO, S. Laboratório de ensino de Matemática e materiais didáticos manipuláveis. O laboratório de Matemática na formação de professores. Sérgio Lorenzato (org.), 3ª ed. Campinas, SP. Autores Associados, 2010. MACHADO, S. Registros de Representação e Números Racionais do livro: Aprendizagem de Matemática. In: Silvia Dias Alcântara Machado (org) Aprendizagem de Matemática – Registros de Representação Semiótica: Campinas SP: Papirus, 2013. OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vigotski e o processo de formação de conceitos. In: Piaget, Vigotski, Wallon - Teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992. __________. Vigotski – Aprendizado e desenvolvimento Um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1998. __________. Vigotski Aprendizado E Desenvolvimento Um Processo Sócio Histórico-São Paulo: Scipione, 1997. MOYSÉS, L. Aplicações de Vigotski à educação Matemática. 11ª ed. Campinas – SP MATHIAS, C.E.M.. Programas de Geometria Dinâmica Plana:realizando construções mais avançadas no R.e.C. Unidade 4. Universidade Aberta do Brasil. Curso de Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática. Disponível em: <http://ntem.lanteuff.org/mod/folder/view.php?id=6594>. Acesso em: 29 jan. 2016. MATTA, A.E.R. et al. Design-BasedResearch Ou Pesquisa De Desenvolvimento: Metodologia Para Pesquisa Aplicada De Inovação Em Educação Do Século XXI. Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 23, n. 42, p. 23-36, jul./dez. 2014 MOUTINHO, I. PAIS, R.B. Diversificação de Recursos para o Ensino de Números nos Primeiros Anos Escolares. Anais do XII Encontro Nacional de Educação Matemática. Disponível em: <http://sbem.bruc.com.br/xiienem/pdf/7300_2967_ID.pdf>. Acesso em jul. 2016. NAVAS, M.G.M. Medidas em telecomunicações e eletrônica, Ed. SENAC, Rio de Janeiro, 2015. 112 PEREZ, G. (1993). O laboratório de ensino e os materiais didáticos no ensino de Matemática. Rio Claro, UNESP, Abr. (MANUSCRITO) Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413- 294X2008000100002&lng=en&nrm=iso>. Acesso emAgo. 2015. PONTE, J.P.; BROCADO, J.; OLIVEIRA, Investigações Matemáticas em Sala de Aula. Autêntica. Belo Horizonte. 2005. PONTE, J.P. Investigar, ensinar e aprender. In: ACTAS do ROFMAT. Lisboa: APM,.p. 25- 39, 2003. SKOVSMOSE, O. Cenários para investigação. Bolema. Ano 13, n. 14, 2000. p. 66 a 91. _______________. Desafios da reflexão em educação Matemática crítica. Tradução Orlando de Andrade Figueiredo, Jonei Cerqueira Barbosa. Campinas: Papirus, 2008. _______________. Educação Crítica: Incerteza, Matemática, Responsabilidade, tradução de Maria Aparecida Viggiani Bicudo, Cortez Editora, São Paulo, 2007. SACRISTÁN, José Gimeno. Currículo: Uma Reflexão Sobre a Prática. 3. ed. Tradução Ernani Ferreira da Fonseca Rosa. Porto Alegre: ArtMed, 1998. SCIENCE MUSEUM.Mystery Boxes: supporting resources. Disponívelem<http://www.sciencemuseum.org.uk/educators/mystery-boxes-private>.Acesso em fev. 2016 SILVA, D.M.V. A importância do ambiente para o aprendizado de Matemática. Disponível em: <http://www.laboratoriosustentaveldematematica.com/2015/02/a-importancia-doambiente- para-o-aprendizado-de-matematica.html>. Acesso em: Set. 2015. SILVA. S. F.; NÚÑEZ. I. B.. O Ensino por problemas e trabalho experimental dos estudantes - reflexões teórico-metodológicas. Revista Química Nova, v.25, n.6b, p.1197-1203, dez. 2002. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo. php?script=sci_arttext&pid=S0100- 40422002000700023. SILVA, Maria Regina Gomes da. Avaliação: um contrato de trabalho. Interface (Botucatu), Botucatu , v. 2, n. 2, p. 155-172, Feb. 1998 . Disponível em <http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414- 32831998000100009&lng=en&nrm=iso>. Acesso em abr. 2016 SIMÕES, M., SÔNEGO, D. A coisa sem sentido faz sentido há séculos. Revista Cálculo, São Paulo. Fascículo 33, p.43-54. Out, 2013. TED, Math is forever. Disponível em: <https://www.ted.com/talks/eduardo_saenz_de_cabezon_math_is_forever?language=pt-br>. Acesso em nov. 2016. TURRIONI, A.M.S., PEREZ, G. Implementando um laboratório de Educação Matemática para apoio na formação de professores. O laboratório de Matemática na formação de professores. Sérgio Lorenzato (org.), 3ª ed. Campinas, SP. Autores Associados, 2010.por
dc.subject.cnpqMatemáticapor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/6044/2017%20-%20Daniela%20Mendes%20Vieira%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/20818/2017%20-%20Daniela%20Mendes%20Vieira%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/27167/2017%20-%20Daniela%20Mendes%20Vieira%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/33614/2017%20-%20Daniela%20Mendes%20Vieira%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/39952/2017%20-%20Daniela%20Mendes%20Vieira%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/46346/2017%20-%20Daniela%20Mendes%20Vieira%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/52768/2017%20-%20Daniela%20Mendes%20Vieira%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/59252/2017%20-%20Daniela%20Mendes%20Vieira%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2230
dc.originais.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2018-03-22T12:57:35Z No. of bitstreams: 1 2017 - Daniela Mendes Vieira da Silva.pdf: 5871201 bytes, checksum: 81245529f779a84c8bcfd0d67fef3424 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-22T12:57:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017 - Daniela Mendes Vieira da Silva.pdf: 5871201 bytes, checksum: 81245529f779a84c8bcfd0d67fef3424 (MD5) Previous issue date: 2017-01-27eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017 - Daniela Mendes Vieira da Silva.pdfDaniela Mendes Vieira da Silva5.73 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.