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dc.contributor.authorDias, Ana Carolina Lucena
dc.date.accessioned2023-12-22T03:08:54Z-
dc.date.available2023-12-22T03:08:54Z-
dc.date.issued2018-06-25
dc.identifier.citationDias, Ana Carolina Lucena. Conhecendo as deficiências para ensinar física: uma proposta baseada na CAA. 2018. [128 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14957-
dc.description.abstractAs pessoas com deficiência sempre foram vistas, por grande parte das pessoas, como sujeitos que não podiam e nem deviam participar de todas as possibilidades existentes na sociedade. Apesar das mudanças ocorridas nas últimas décadas, o indivíduo que não enxerga ou não ouve, por exemplo, é caracterizado mais pela sua deficiência do que pelas suas potencialidades. Essa realidade também se coloca na escola, onde os professores, na maioria das vezes, relegam aos alunos com deficiência pouca ou quase nenhuma atenção. Isso ocorre pela falta de conhecimento, devido a uma formação inadequada para o trabalho dentro do atual cenário educacional brasileiro, e de empatia com o próximo. Essa prática faz com que muitos alunos, com deficiência, que chegam ao Ensino Médio terem grandes dificuldades na aprendizagem dos diversos temas presentes na grade curricular e que é acentuado no caso dos conceitos em física. Assim, nessa dissertação buscou-se desenvolver uma prancha de comunicação sobre temas da eletricidade e utiliza-la como uma atividade prática, seguida de exposição teórica e experimentos por mediação do professor em uma turma regular do terceiro ano do ensino médio. O objetivo deste material é permitir a inclusão dos temas de física de forma a aprendizagem ser significativa. Essa metodologia está baseada na Comunicação Aumentativa e Alternativa aplicada ao ensino de Física e pode ser usada com alunos com e sem deficiência. Essa visão tem como base a ideia de que se o material não serve para todos os alunos ele não é não é inclusivo, mas sim uma ferramenta de perpetuação da exclusãopor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de físicapor
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectComunicação Aumentativa e Alternativapor
dc.subjectphysicsteachingeng
dc.subjectinclusive educationeng
dc.subjectaugmentative and alternative communication.eng
dc.titleConhecendo as deficiências para ensinar física: uma proposta baseada na CAApor
dc.title.alternative...eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherPeople with disabilities were always seen by most people as subjects who could not and should not participate in all of the possibilities that exist in society. Despite the changes that have occurred in the last decades, the individual who does not see or not hear, for example, is characterized more by its deficiency than by its potentialities. This reality is also in school, where teachers, for the most part, relegate little or no attention to students with disabilities. This is due to the lack of knowledge, due to inadequate training for work within the current Brazilian educational scenario, and empathy with the next. This practice causes many students with disabilities coming to high school have great difficulty in learning the different themes present in the curriculum and that is accentuated in the case of physics concepts. Thus, this dissertation sought to develop a communication board on electricity topics and use it as a practical activity, followed by theoretical exposure and experiments through the teacher's mediation in a regular class of the third year of high school. The purpose of this material is to allow the inclusion of the physics subjects so that learning is meaningful. This methodology is based on the Incremental and Alternative Communication applied to physics teaching and can be used with disabled and non-disabled students. This view is based on the idea that if the material does not fit all students it is not not inclusive, but a tool to perpetuate exclusioneng
dc.contributor.advisor1Cruz, Frederico Alan de Oliveira
dc.contributor.advisor1ID03733244729por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7657422977567514por
dc.contributor.advisor-co1Goulart, Silvia Moreira
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0346538916616057por
dc.contributor.referee1Cruz, Frederico Alan de Oliveira
dc.contributor.referee2Camargo, Eder Pires de
dc.contributor.referee3Medeiros Junior, Luciano Gomes de
dc.contributor.referee4Moraes, Marco Antonio de
dc.creator.ID05833542707por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3787915604799423por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
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