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Tipo do documento: Dissertação
Title: Transformar informação em formação na problematização da gravidez na adolescência
Other Titles: Transforming information into training in the problematization of teen pregnancy
Authors: Silva, Flavia Cristina Flores da
Orientador(a): Moraes, Marco Antonio de
Primeiro membro da banca: Goulart, Silvia Moreira
Segundo membro da banca: Anjos, Maylta Brandão dos
Keywords: Questões Sociocientíficas;Reprodução Humana;Gravidez;Socio-Scientific Issues;Human Reproduction;Pregnancy
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 3-Jul-2019
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Citation: SILVA, Flávia Cristina Flores da. Transformar informação em formação na problematização da gravidez na adolescência. 2019. 78 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.
Abstract: Este estudo começa com o problema da gravidez na adolescência em um contexto em que o alto índice de gravidez de estudantes da Educação Básica tem se mantido, ao logo dos anos, com grande incidência em jovens de baixa renda, mesmo tendo acesso a informações sobre métodos contraceptivos de forma mais ampla do que em décadas passadas. As adolescentes estão engravidando em uma fase da vida em que se encontram despreparadas para assumir as responsabilidades de ser mãe, com todas as consequências da maternidade e, no caso dos jovens, as implicações da paternidade. A situação agrava-se quando são impelidos, pelas necessidades de subsistência, a abandonar os estudos escolares e procurar trabalho sem a devida qualificação profissional. Apesar de muitas informações sobre reprodução humana e gravidez, as mesmas não geram uma formação significativa para os(as) adolescentes no sentido de sensibilizá-los e conscientizá-los dos perigos de iniciarem uma vida sexual ativa de modo precoce. Este trabalho, a partir desta realidade, é resultado de pesquisa bibliográfica e, também, da minha vivência em sala de aula lecionando Ciências, com conteúdos relacionados a sexualidade e gravidez na adolescência, para estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental e fundamenta-se na perspectiva de Paulo Freire que entende a educação escolar como: dialogada, problematizadora crítico-reflexiva e conscientizadora; na educação significativa de Ausubel e no enfoque nas Questões Sociocientíficas – QSC. O enfoque nas QSC no ensino de Ciências ocorre a partir das controvérsias sobre questões sociais e científicas, tem características transversais e permite conexões das várias áreas do conhecimento científico com valores culturais, éticos e até religiosos. Estas abordagens podem auxiliar os estudantes na tomada de decisões responsáveis em suas vidas. Neste sentido visa propor atividades pedagógicas que transformem informações em formação e que promova a sensibilização, o entendimento, a empatia e até a possibilidade de prevenção da gravidez na adolescência. O resultado desta pesquisa tem como produto uma sequência didática que possui conteúdos curriculares relacionados com a gravidez na adolescência que poderão ser trabalhados pedagogicamente com os estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental. Mais do que aprender conceitos e teorias sobre a fisiologia da reprodução humana, doenças sexualmente transmissíveis e métodos contraceptivos, o objetivo da elaboração deste material é auxiliar o/a professor/a no desenvolvimento de dinâmicas educativas que ajudem na formação consciente dos estudantes, para que possam ter condições de tomarem decisões em suas vidas de modo responsável e ético nas ações relacionadas a sexualidade e a gravidez.
Abstract: This study begins with the problem of teen pregnancy, in a context where the high rate of pregnancy for students of basic education has been maintained over the years, with great impact on young people of low income. Even having access to information about contraceptive methods more broadly than in past decades. Thus, the teens are becoming pregnant at a stage of life in which they find themselves unprepared to take on the responsibilities of being a mother, with all the consequences of motherhood. And in the case of young people, the implications of parenthood. The situation worsens when they're driven by the needs of subsistence, to abandon his school studies and seek work without proper professional qualification. Although many information on human reproduction and pregnancy, they do not generate a significant training to teenagers, in order to make them aware and make them aware of the dangers of starting an active sexual life so early. From this context, this work is the result of a bibliographical research and my experience in the classroom teaching Sciences, with contents related to sexuality and teen pregnancy, for students of the 8th year of Elementary School. This work is based on the perspective of Paulo Freire who understands how school education: through dialogue, critical-reflexive problem and conscientization; significant Ausubel education and focus on issues Sociocientíficas – QSC. The focus on QSC in science education occurs from the controversies about scientific and social issues, cross-cutting features and allows connections from various areas of scientific knowledge with cultural values, ethical and even religious. These approaches can assist students in making responsible decisions in their lives. In this sense, this paper aims to propose pedagogical activities that transform information in training and promotes awareness, understanding, empathy and even the possibility prevention of teen pregnancy. The result of this research has as produce a didactic sequence, with curricular contents related to teen pregnancy, that can be worked pedagogically with students of the 8th grade of Elementary School. More than learn concepts and theories about the physiology of human reproduction, sexually transmitted diseases and birth control, the aim of this material is to assist the teacher in developing educational dynamics help in shaping conscious of students, so that they can be able to make decisions in their lives responsibly and ethically in the actions related to sexuality and pregnancy.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14965
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática

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