Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14972
Tipo do documento: Dissertação
Title: Conhecendo e explorando materiais manipuláveis: uma perspectiva para um laboratório de educação matemática no CEDERJ
Other Titles: Knowing and exploiting manipulable materials: a perspective for a mathematics education laboratory at CEDERJ.
Authors: Alves, Neiva Ferreira
Orientador(a): Kindel, Dora Soraia
Primeiro membro da banca: Kindel, Dora Soraia
Segundo membro da banca: Bairral, Marcelo Almeida
Terceiro membro da banca: Oliveira, Rosana de
Keywords: Educação a distância;Formação inicial de professores de Matemática;materiais manipuláveis;Distance education;Initial teacher training in Mathematics;manipulable materials
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 24-Jun-2019
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Citation: ALVES, Neiva Ferreira. Conhecendo e explorando materiais manipuláveis: uma perspectiva para um laboratório de educação matemática no CEDERJ. 2019. 127 f.. Dissertação (Mestre em Educação em Ciências e Matemática). Instituto de Educação / Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2019.
Abstract: A pesquisa consistiu em desenvolver material de apoio, tarefas para exploração e uso autônomo de materiais manipuláveis de natureza física que compõem o acervo do laboratório de Matemática nos polos do consórcio CEDERJ no curso de Licenciatura em Matemática na modalidade de Educação a distância semipresencial, pela UFF. Para tanto, estamos considerando que a utilização de materiais manipuláveis como recurso didático pode contribuir para aproximar o laboratório de ensino e aprendizagem da Matemática no processo de autoaprendizagem na formação inicial do professor de Matemática de um curso a distância. Na primeira etapa de desenvolvimento da pesquisa foi realizado um levantamento dos materiais existentes em dois polos, Angra dos Reis e Paracambi; um estudo das ementas das disciplinas obrigatórias do curso e do material didático de duas disciplinas voltadas para o ensino da Matemática na educação básica e que auxiliaram na elaboração das tarefas: Instrumentação do Ensino da Geometria e Instrumentação do Ensino da Aritmética e da Álgebra. Na segunda etapa, realizamos um curso presencial, pesquisa de campo, que subsidiou a coleta e análise de dados, considerando alguns aspectos relevantes sobre o processo de ensino e aprendizagem de um curso a distância e a importância do estudo sobre materiais didáticos manipuláveis na formação inicial de professores de Matemática. O roteiro elaborado com as fichas de tarefas para uso e exploração de cada material existente no laboratório, com a finalidade de uso independente da presença de professores ou mediadores pedagógicos, foi analisado a partir da sua aplicação para um grupo de licenciandos que participaram do curso de extensão no polo Angra dos Reis, regularmente inscritos no curso de Licenciatura em Matemática. Esse roteiro com as respectivas tarefas formam o produto educacional gerado nessa pesquisa, disponibilizado nos dois polos supracitados e foram avaliados apresentando êxito na sua utilização e atendendo aos licenciandos participantes de forma satisfatória acerca da reflexão do uso de materiais manipuláveis para o ensino da Matemática.
Abstract: The research consisted of develop supporting material, exploration tasks and autonomous use of manipulable materials of physical nature that compose the collection of the Mathematics laboratory at the poles of the CEDERJ consortium in the course of Graduation in Mathematics in the semi-presential modality of a Distance Education, by UFF. To this end, we are considering that the use of manipulable materials as a didactic resource can contribute to approach the teaching and learning laboratory of Mathematics in the process of self-learning in the initial formation of the mathematics teacher of a distance course. In the first stage of development of the research was carried out a survey of the existing materials in two poles, Angra dos Reis and Paracambi; a study of the general information of the compulsory subjects of the course and the didactic material of both disciplines directed to the teaching of Mathematics in basic education and that helped in the elaboration of the tasks: Instrumentation of the Geometry Teaching and Instrumentation of the Arithmetic and Algebric Teaching. In the second stage, we have performed presential course, field research, which subsidized data collection and analysis, considering some relevant aspects about the teaching and learning process of a distance course and the importance of the study on manipulable didactic materials in the initial formation of Mathematics teachers. The elaborated script with worksheets for use and exploitation of each existent material in the laboratory, with the aim of use regardless of the teachers or pedagogical mediators presence, it was analyzed from its application to a group of graduates who has participated in the extension course at the Angra dos Reis pole, properly enrolled in the Graduation course in Mathematics. This script and the respective tasks form an educational product generated in this research, available in the two poles mentioned above and were evaluated presenting success in its use and attending to the involved undergraduates in a satisfactory way on the reflection of the use of manipulable materials for the Mathematics teaching.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14972
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019 - Neiva Ferreira Alves.pdf2019 - Neiva Ferreira Alves2.39 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.