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Tipo do documento: Dissertação
Title: A Afroetnomatemática na educação básica: uma proposta de abordar a cultura africana por meio da utilização de jogos na educação básica
Other Titles: Afroetnomatematics in basic education: a proposal to address african culture through the use of games in basic education
Authors: Correia, Celso Pinheiro
Orientador(a): Vianna, Márcio de Albuquerque
Primeiro membro da banca: Vianna, Márcio de Albuquerque
Segundo membro da banca: Pereira, Amauri Mendes
Terceiro membro da banca: Costa, Cláudio Fernandes da
Keywords: Etnografia;Etnomatemática;Afroetnomatemática;Jogos;Cultura Afro-Brasileira;Ethnography;Ethnomathematics;Afroethnomathematics;Games;African-Brazilian Culture
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 13-Jul-2020
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Citation: CORREIA, Celso Pinheiro. A Afroetnomatemática na educação básica: uma proposta de abordar a cultura africana por meio da utilização de jogos na educação básica. 2020. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020.
Abstract: O presente trabalho vem propor e analisar a utilização dos jogos africanos Mancala (Oware, de Gana) e Shisima, do Quênia, para um trabalho diferenciado da Matemática no Ensino Fundamental. Tal proposta visa focar o 6° ano, mostrando que, através do jogo e por meio de sequências didáticas a serem propostas como produto educativo, podem-se obter resultados satisfatórios no desenvolvimento do pensamento matemático dedutivo do discente e, assim, contribuir na resolução de problemas propostos. Atendendo à lei 10.639/03, que determina a inclusão e a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira" nos currículos oficiais das redes de ensino no Brasil, a presente pesquisa aborda tal proposta, estabelecendo diálogos entre contextos étnico-raciais e os demais conteúdos trabalhados na escola, com base na Abordagem Etnomatemática e, além disso, criando possibilidades para uma referenciação positiva do povo e da cultura do Continente Africano, ressignificando o imaginário simplista, folclórico e preconceituoso sobre as origens africanas e sua influência na formação da identidade brasileira. A utilização dos jogos africanos mostrou que é possível desmistificar o fato de a Matemática somente poder ser ensinada através de uma abordagem pedagógica conservadora e tradicional – oriunda do modelo eurocêntrico hegemônico – bem como revela que o processo de ensino-aprendizagem pode ser mais significativo, no que tange ao resgate e à preservação das identidades do povo brasileiro e suas origens, levando os discentes do Ensino Fundamental a interagirem com diferentes formas de matematizar, além daquelas vertentes ocidentais que são utilizadas nos currículos convencionais atuais.
Abstract: This research proposes and analyzes the use of the African games Mancala (Oware from Ghana) and Shisima from Kenia, to a differentiated Mathematics teaching in Basic Education. This proposal has focused on the 6th grade of elementary school and it has obtained satisfactory results in students deductive mathematical thinking development, through Mancala use and the didactic sequences studied in this research. Even more, Mancala has corroborated in solving problems using games from other cultures. This research has been addressed in order to attend the Law 10.639 / 03, about the “african-brazilian history” inclusion at the oficial educational curriculum in Brazil. In addition, it was possible to establish new dialogues between ethnic-racial context and different school contents, based on the Ethnomathematic approach, creating possibilities for a positive african culture reference and giving a new meaning to the simplistic, folkloric and prejudiced imaginary about our african origins and its influence at brazilian identity formation. The African games use is important to demystifying that traditional and conservative pedagogic approach of teaching mathematics. But also, it has showed that the teaching-learning process can be more significant in terms of the brazilian identity, leading elementary school students to interact with different ways of mathematic thinking, besides those western standards, still more common in the current curriculum.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14982
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática

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