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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14984
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Saberes populares da Etnomatemática numa cosmovisão africana: contribuições à Etnociência |
Authors: | Resplande, Cleiton da Silva |
Orientador(a): | Cruz, Frederico Alan de Oliveira |
Primeiro membro da banca: | Cruz, Frederico Alan de Oliveira |
Segundo membro da banca: | Vianna, Márcio de Albuquerque |
Terceiro membro da banca: | Marques, Adílio Jorge |
Keywords: | Etnociência;Etnomatemática;Ensino;Africanidade;Ethnoscience;Ethnomathematics;Teaching;Africanity |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Issue Date: | 30-Jun-2020 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática |
Citation: | RESPLANDE, Cleiton da Silva. Saberes populares da Etnomatemática numa cosmovisão africana: contribuições à Etnociência. 2020. 239 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020. |
Abstract: | A presente pesquisa traz propostas que revelam africanidades presentes no pensamento científico e matemático que, em muitos livros didáticos, são ausentes e raramente encontradas nos planejamentos dos professores. Busca-se, com este estudo, abrir caminhos que promovam o fortalecimento da etnociência, a partir dos saberes populares da etnomatemática numa cosmovisão africana, contribuindo, dessa forma, para o ensino de ciências e matemática na sala de aula, além de cooperar com o processo de valorização e resgate da cultura africana e afro-brasileira, como forma de implementação das diretrizes emanadas da Lei 10.639/03. Diante da escassez de aparatos pedagógicos voltados para o campo etnocientífico percebi a necessidade de se ter como escopo concreto dessa proposta um material que subsidiasse a prática do professor de ciências e de matemática. A ideia foi dividir o trabalho em três etapas, sendo a primeira a confirmação da etnomatemática numa perspectiva africana como pano de fundo no processo de ensino e aprendizagem em matemática, validando assim propostas que se utilizem dos conhecimentos populares como base pedagógica para esse fim, a segunda etapa sustentou-se na proposta de produzir um material que contemplasse os princípios da etnociência mostrando que, de certa forma, a etnomatemática está incluída na mesma, sendo assim possível construir conhecimento a partir desse pilar, e a terceira etapa traz à superfície a proposta de um jogo pedagógico cujo objetivo é contemplar conteúdos de ciências, de matemática e da mitologia africana tendo a etnociência e a etnomatemática como base desse processo. Essa pesquisa foi realizada com um grupo de 47 estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal localizada no bairro de Pedra de Guaratiba, no Rio de janeiro, tendo presença majoritária de indivíduos negros, que não se reconheciam como descendentes daqueles que, de acordo com a nossa história, foram o berço da humanidade. Como processo metodológico optou-se por uma abordagem qualitativa tendo a pesquisa-ação como procedimento técnico. Passada a sua fase de enquadramento à metodologia, partimos para uma exaustiva busca e seleção de material que pudesse subsidiar de forma sólida e concisa as discussões apresentadas. O levantamento bibliográfico buscou analisar fatores históricos, sociais e culturais que pudessem contribuir com o processo de ensino e aprendizagem em ciências e matemática através de ferramentas que pudessem trazer para a sala de aula significados no contexto social e cultural do estudante. |
Abstract: | The present research brings proposals that reveal Africanities present in scientific and mathematical thinking that are absent in many textbooks and rarely found in teachers' planning. The aim here is to open paths that promote the strengthening of ethnoscience based on popular knowledge of ethnomathematics in an African worldview, thus contributing to the teaching of science and mathematics in the classroom, in addition to cooperating in the process of valuing and rescuing culture African and Afro-Brazilian as a way of implementing the guidelines issued by Law 10.639 / 03. In view of the scarcity of pedagogical devices aimed at the ethnoscientific field, I realized the need to have as material scope of this proposal, a material that would support the practice of the science and mathematics teacher. The idea was to divide the work into three stages, the first being the confirmation of ethnomathematics in an African perspective as a backdrop in the teaching and learning process in mathematics, thus validating proposals that use popular knowledge as a pedagogical basis for this purpose, the the second stage was based on the proposal to produce a material that contemplated the principles of ethnoscience, showing that, in a certain way, ethnomathematics is included in it, making it possible to build knowledge from this pillar, and the third stage brings to the surface the proposal of a pedagogical game whose objective is to contemplate contents of science, mathematics and African mythology with ethnoscience and ethnomathematics as the basis of this process. This research was carried out with a group of 47 students from the 9th grade of elementary school at a municipal public school located in the district of Pedra de Guaratiba, in Rio de Janeiro, with a majority presence of black individuals, who did not recognize themselves as descendants of those who , according to our history, were the cradle of humanity. As a methodological process, a qualitative approach was chosen with action research as a technical procedure. Having passed its phase of framing the methodology, we started an exhaustive search and selection of material that could solidly and concisely subsidize the discussions presented here. The bibliographic survey sought to analyze historical, social and cultural factors that could contribute to the teaching and learning process in science and mathematics through tools that could bring meaning to the classroom in the social and cultural context of the student. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14984 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática |
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