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Tipo do documento: Dissertação
Title: Fundamentos para uma proposta de ensino histórico-crítica sobre energia nuclear a partir do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB)
Other Titles: Fundations for a historical-critical teaching proposal on nuclear energy from the Submarine Development Program (PROSUB)
Authors: Figueira, Israel Silva
Orientador(a): Porto, Claudio Maia
Primeiro membro da banca: Porto, Claudio Maia
Segundo membro da banca: Santos, Ana Cristina Souza dos
Terceiro membro da banca: Penna, Adriana Machado
Keywords: Pedagogia histórico-crítica;PROSUB;Energia nuclear;Ensino de física;Prática social;Historical-critical pedagogy;PROSUB;Nuclear energy;Physics teaching;Social Practice
Área(s) do CNPq: Matemática
Idioma: por
Issue Date: 21-Dec-2020
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Citation: FIGUEIRA, Israel Silva. Fundamentos para uma proposta de ensino histórico-crítica sobre energia nuclear a partir do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB). 2020.149 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020.
Abstract: Este trabalho tem a finalidade de contribuir com a fundamentação de uma proposta de ensino histórico-crítica sobre energia nuclear para o Ensino Médio, tomando o Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) da Marinha do Brasil como objeto da prática social e o método de ensino da pedagogia histórico-crítica como fundamento pedagógico. Trata-se de uma pesquisa exploratória, do tipo quantitativa e qualitativa, que através de uma revisão de literatura e do questionário on line como instrumento de pesquisa, buscou-se coletar impressões de professores de ciências da educação básica sobre suas práticas de ensino, sobre o PROSUB e sobre a pedagogia histórico-crítica como teoria crítica da educação. Das análises e reflexões obtidas na revisão de literatura e nas respostas dos professores, concluímos que para fundamentar uma proposta histórico-crítica de ensino sobre energia nuclear, o professor deve ser capaz de: compreender a natureza histórica e ontológica do trabalho educativo através do materialismo histórico-dialético como fundamento filosófico; saber organizar de forma articulada e intencional as múltiplas determinações constitutivas da dinâmica, da processualidade e das contradições da energia nuclear como conteúdo de ensino e como objeto da prática social; e ter o domínio pleno e seguro do método de ensino da pedagogia histórico-crítica como prática pedagógica. Como imposição do ensino histórico-crítico à educação escolar, cabe ao professor a tarefa de realizar a mediação dos signos entre o conhecimento científico sistematizado socialmente e o aluno, fazendo garantir para ambos, a apreensão sintética das relações sociais
Abstract: This paper aims to contribute to the foundation of a historical-critical teaching proposal on nuclear energy for high school, taking the Brazilian Navy Submarine Development Program (PROSUB) as a social practice object and the teaching method of historical-critical pedagogy as a pedagogical foundation. This is an exploratory, quantitative and qualitative research, that through a literature review and online questionnaire as a research tool, search to collect impressions of science teachers of basic education about their teaching practices, about PROSUB and historical-critical pedagogy as a critical theory of education. From the analyzes and reflections obtained in the literature review and in the teacher’s responses, we conclude that to support a historical-critical teaching proposal on nuclear energy, the teacher must be able to: understand the historical and ontological nature of educational task through historical-dialectical materialism as a philosophical foundation; knowing how to organize in an articulated and intentional way, the multiple determinations constituting the dynamics, of procedurality and contradictions of nuclear energy as teaching content and social practice, and have a full and safe knowledge of the teaching method of historical-critical pedagogy as a pedagogical practice. As an imposition of historical-critical teaching on school education, it is up to the teacher the task of mediating of the signs between socially systematized scientific knowledge and the student, making sure for both, the synthetic apprehension of social relations
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14987
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática

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