Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14989
Tipo do documento: Dissertação
Title: O jogo "Batalha Cerebral" como ferramenta pedagógica para o ensino sobre o sistema nervoso
Other Titles: The game "Brain Battle" as a pedagogical appliance to teach about nervous system to students in Fundamental
Authors: Novaes, Laid Jane Conceição
Orientador(a): Oliveira, Luiza Alves de
Primeiro membro da banca: Oliveira, Luiza Alves de
Segundo membro da banca: Machado, Lígia Cristina Ferreira
Terceiro membro da banca: Mattos, Luciana Antunes de
Keywords: Ensino-aprendizagem;Ciências Naturais;Sistema Nervoso;Ludicidade;Teaching-learning;Natural Sciences;Nervous System;Playfulness
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 21-Dec-2020
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Citation: NOVAES, Laid Jane Conceição. O jogo "Batalha Cerebral" como ferramenta pedagógica para o ensino sobre o sistema nervoso. 2020. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências de Matemática) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020.
Abstract: O presente trabalho teve por objetivo analisar a utilização de um jogo como ferramenta pedagógica para ensinar sobre o sistema nervoso no ensino Fundamental II. O jogo, denominado Batalha Cerebral, foi vivenciado por alunos do 8º ano de uma escola pública de Rio Claro, no estado do Rio de Janeiro. A pesquisa buscou refletir sobre a utilização da ferramenta lúdica – jogo – como proposta para um ensino-aprendizagem de Ciências com sentido e significado e que visasse à autonomia dos alunos. O estudo embasou-se em teóricos que discutem a ludicidade, como Kishimoto (2000), Huizinga (2007) e Luckesi (2014), e também em autores como Coll (1988) e Freire (1997), que trazem discussões sobre os processos de ensino-aprendizagem que tenham sentido para quem aprende, mas também que sejam capazes de desenvolver uma postura autônoma e crítica nos estudantes. Durante a realização da atividade, as falas dos alunos foram audiogravadas e posteriormente transcritas e analisadas com base no paradigma indiciário de Ginzburg (1989). Além da pesquisa de campo, com alunos do Ensino Fundamental II, foi analisada a narrativa da professora-pesquisadora sobre as vivências com o jogo em sala de aula. Os dados que foram analisados à luz do paradigma indiciário de Ginzburg (1989), apontam para a potencialidade da utilização do jogo como ferramenta pedagógica no ensino-aprendizagem de conteúdos sobre o sistema nervoso de forma lúdica e motivadora.
Abstract: The main purpose of this work is to analyse the use of a game as a pedagogical appliance to teach about Nervous System to students in Fundamental 2. The game is named Brain Battle and it was played by students from 8th Grade in Rio Claro – RJ Public School. The research quests a reflection about the utilization of playful feature – game – as a proposal of teaching – learning wich give the students a sense of autonomy. The study is based in theorists, who discuss about playfulness, such as Kishimoto (2000), Huizinga (2007) and Luckesi (2014), and also writers like Coll (1988) and Freire (1997), who brings arguments on teaching – learning process, that makes sense for learners, and is able to develop their autonomy and criticism. During the realization of the activities, student’s speech were tapedand later transcripted and analyzed based upon the index paradigm of Ginzburg (1989). Besides the field research with students from Fundamental 2, the narrative of the search – teacher on the living experiences of the game in her classes was also observed. Data was analyzed under the index paradigm of Ginzburg (1989) and show the potentiality of the utilization of the game as a pedagogical appliance in teaching – learning contents about Nervous System in a playfulness and motivating way.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14989
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020 - Laid Jane Conceição Novaes.Pdf2.46 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.