Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14989
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorNovaes, Laid Jane Conceição
dc.date.accessioned2023-12-22T03:09:06Z-
dc.date.available2023-12-22T03:09:06Z-
dc.date.issued2020-12-21
dc.identifier.citationNOVAES, Laid Jane Conceição. O jogo "Batalha Cerebral" como ferramenta pedagógica para o ensino sobre o sistema nervoso. 2020. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências de Matemática) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14989-
dc.description.abstractO presente trabalho teve por objetivo analisar a utilização de um jogo como ferramenta pedagógica para ensinar sobre o sistema nervoso no ensino Fundamental II. O jogo, denominado Batalha Cerebral, foi vivenciado por alunos do 8º ano de uma escola pública de Rio Claro, no estado do Rio de Janeiro. A pesquisa buscou refletir sobre a utilização da ferramenta lúdica – jogo – como proposta para um ensino-aprendizagem de Ciências com sentido e significado e que visasse à autonomia dos alunos. O estudo embasou-se em teóricos que discutem a ludicidade, como Kishimoto (2000), Huizinga (2007) e Luckesi (2014), e também em autores como Coll (1988) e Freire (1997), que trazem discussões sobre os processos de ensino-aprendizagem que tenham sentido para quem aprende, mas também que sejam capazes de desenvolver uma postura autônoma e crítica nos estudantes. Durante a realização da atividade, as falas dos alunos foram audiogravadas e posteriormente transcritas e analisadas com base no paradigma indiciário de Ginzburg (1989). Além da pesquisa de campo, com alunos do Ensino Fundamental II, foi analisada a narrativa da professora-pesquisadora sobre as vivências com o jogo em sala de aula. Os dados que foram analisados à luz do paradigma indiciário de Ginzburg (1989), apontam para a potencialidade da utilização do jogo como ferramenta pedagógica no ensino-aprendizagem de conteúdos sobre o sistema nervoso de forma lúdica e motivadora.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino-aprendizagempor
dc.subjectCiências Naturaispor
dc.subjectSistema Nervosopor
dc.subjectLudicidadepor
dc.subjectTeaching-learningeng
dc.subjectNatural Scienceseng
dc.subjectNervous Systemeng
dc.subjectPlayfulnesseng
dc.titleO jogo "Batalha Cerebral" como ferramenta pedagógica para o ensino sobre o sistema nervosopor
dc.title.alternativeThe game "Brain Battle" as a pedagogical appliance to teach about nervous system to students in Fundamentaleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe main purpose of this work is to analyse the use of a game as a pedagogical appliance to teach about Nervous System to students in Fundamental 2. The game is named Brain Battle and it was played by students from 8th Grade in Rio Claro – RJ Public School. The research quests a reflection about the utilization of playful feature – game – as a proposal of teaching – learning wich give the students a sense of autonomy. The study is based in theorists, who discuss about playfulness, such as Kishimoto (2000), Huizinga (2007) and Luckesi (2014), and also writers like Coll (1988) and Freire (1997), who brings arguments on teaching – learning process, that makes sense for learners, and is able to develop their autonomy and criticism. During the realization of the activities, student’s speech were tapedand later transcripted and analyzed based upon the index paradigm of Ginzburg (1989). Besides the field research with students from Fundamental 2, the narrative of the search – teacher on the living experiences of the game in her classes was also observed. Data was analyzed under the index paradigm of Ginzburg (1989) and show the potentiality of the utilization of the game as a pedagogical appliance in teaching – learning contents about Nervous System in a playfulness and motivating way.eng
dc.contributor.advisor1Oliveira, Luiza Alves de
dc.contributor.advisor1ID864.459.287-49por
dc.contributor.referee1Oliveira, Luiza Alves de
dc.contributor.referee2Machado, Lígia Cristina Ferreira
dc.contributor.referee3Mattos, Luciana Antunes de
dc.creator.ID032.843.047-11por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8833878115238641por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.relation.referencesAGUIAR, Márcia A. da S.; DOURADO, Luiz F. (Orgs.). A BNCC na contramão do PNE 2014-2024: avaliação e perspectivas. Recife: ANPAE, 2018. ALVES-MAZZOTTI, A. J.; GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira. 2001. ALVES, N. Sobre movimentos das pesquisas nos/dos/com os cotidianos. In: Revista Teias. Rio de Janeiro, ano 4, nº 7-8, jan/dez 2003. AMABIS, J.M. e MARTHO, G.R. Biologia dos Organismos. São Paulo. Moderna, 2010. ARANHA, M. L. de A.; MARTINS, M.E.P. Filosofando: introdução à Filosofia. São Paulo. Moderna, 2016. BAKHTIN, Mikhail (VOLOCHÍNOV, V. N.). Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 13. ed. Tradução de M. Lahude e Y. F. Vieira. São Paulo: Hucitec, 2009. BARBOSA, M. R., MATOS, P. M. & COSTA, M. E. Um olhar sobre o corpo: o corpo ontem e hoje. in Psicologia & Sociedade. Universidade do Porto, Porto. Portugal. 23 (1): 24-34, 2011. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília. Secretaria de Educação Fundamental, 1998. ___________. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. CASSIMIRO, Érica S., GALDINO, Francisco F. S. As concepções de corpo construídas ao longo da história ocidental: da Grécia antiga a contemporaneidade. In Revista Eletrônica Metavóia. São João Del Rei/MG, n.14, 2012. COLL, C. Aprendizagem escolar e construção do conhecimento. Porto Alegre. Artmed, 1994. CORBIN, A., COURTINE, J., & VIGARELLO, G. História do corpo: As mutações do olhar: O século XX. Petrópolis. Vozes, 2009. ___________. História do corpo: Da Revolução à Grande Guerra. Petrópolis. Vozes, 2009. DAMIANI, D. et al. Funções Corticais Cerebrais – o legado de Brodmann no século XXI. Rio de Janeiro. Thieme-Revinter Publicações Ltda., 2019. DÂNGELO, J.G. e FATTINI, C.A., Anatomia Básica dos Sistemas Orgânicos: com a descrição dos ossos, junturas, músculos, vasos e nervos. São Paulo. Atheneu, 2000. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 7. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1997. GADOTTI, M. Boniteza de um sonho: ensinar-e-aprender com sentido. Novo Hamburgo: Feevale, 2003. GINZBURG, C. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. Trad. de Frederico Carotti. São Paulo: Cia. das Letras, 1989, p. 281. HUIZINGA, J. Homo Ludens. Trad. João Paulo Monteiro. São Paulo: Perspectiva, 2007. IBGE. Sinopse do Censo demográfico 2010. Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rj/rio-claro/panorama >. Acesso em: 28/09/2019. KISHIMOTO, T.M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação 4ªedição. Cortez Editora. 2000. LAKOMY, Ana Maria. Teorias Cognitivas da Aprendizagem. Curitiba: Ibpex. 2008. LENT, R. Cem bilhões de neurônios? Conceitos Fundamentais da Neurociência. São Paulo. Atheneu. 2010. LUCKESI, C. Ludicidade e formação do educador. In: Revista entre ideias. Salvador, v. 3, n. 2, p. 13-23, jul./dez. 2014. MACHADO, I. A. Controvérsias sobre a cientificidade da linguagem. In: Líbero. São Paulo, n. 22, 2008, p. 73-74. MACHADO, B. M.A. e HAERTEL, L. M., Neuroanatomia Funcional. São Paulo. Atheneu, 2014. 344 p. MIRANDA S. No fascínio do jogo, a alegria de aprender. Ciência Hoje, v.28, n.168, p.64-66, 2001. NASCIMENTO, F., FERNANDES, H.L. e MENDONÇA, V.M. O ensino de Ciências no Brasil: História, formação de professores e desafios atuais. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.39, p. 225-249, set.2010 OLIVEIRA, J.B.A e CHADWICK, C. Aprender e ensinar. São Paulo. Global, 2001. 396p. PIAGET, Jean. Psicologia e Pedagogia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1998. RAU, Maria C. T. D., A ludicidade na educação: uma atitude pedagógica. Curitiba: Ibpex, 2007.164p. SANTOS, Fernando S. et al. Ser Protagonista Biologia. São Paulo, SM Edições, 2010. SHIMABUKURO, Vanessa. Projeto Araribá Ciências. São Paulo, Editora Moderna, 2010. SOARES, Carmem. (orgs) Corpo e História. Campinas. Autores Associados, 2006. VIGOSTKY, L.V. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo, Martins Fontes, 2000.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/71898/2020%20-%20Laid%20Jane%20Concei%c3%a7%c3%a3o%20Novaes.Pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6257
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2023-01-24T17:49:54Z No. of bitstreams: 1 2020 - Laid Jane Conceição Novaes.Pdf: 2516049 bytes, checksum: c4005866f37e7d739614af017dd79cea (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-24T17:49:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020 - Laid Jane Conceição Novaes.Pdf: 2516049 bytes, checksum: c4005866f37e7d739614af017dd79cea (MD5) Previous issue date: 2020-12-21eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020 - Laid Jane Conceição Novaes.Pdf2.46 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.