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dc.contributor.authorSoriano, Mariana da Silva
dc.date.accessioned2023-12-22T03:09:09Z-
dc.date.available2023-12-22T03:09:09Z-
dc.date.issued2023-03-17
dc.identifier.citationSORIANO, Mariana da Silva. A desigualdade social no Brasil por um viés da Educação Matemática Crítica em sala de aula: analisando os programas sociais de transferência de renda. 2023. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação / Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2023.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14996-
dc.description.abstractO presente trabalho aborda uma proposta pedagógica para aulas de Matemática no Ensino Médio que dialoguem com a desigualdade social no Brasil e os programas sociais de transferência de renda sob a perspectiva da Educação Matemática Crítica (EMC). Após uma pesquisa bibliográfica e documental, busca-se desenvolver e sugerir atividades, através de uma Sequência Didática, que auxiliem docentes com o ensino de Funções e Estatística de forma contextualizada, tendo como tema a desigualdade social no Brasil. O objetivo é garantir uma aprendizagem significativa, crítica e reflexiva para os alunos. Essa pesquisa justifica-se a partir da necessidade de se pensar possibilidades para o ensino de matemática que contribuíssem para a formação cidadã de forma crítica e responsável na construção de uma sociedade mais justa, democrática e igualitária. Dessa forma surge o seguinte questionamento: qual a relevância da Educação Matemática Crítica no Ensino Médio da Educação Básica, levando em consideração suas formas de aplicação na perspectiva da desigualdade social? No que concerne à metodologia, foram feitas análises baseadas no método de triangulação, que trabalhará com as dimensões: (1) Análise documental; (2) Observação participante enquanto docente da escola (professora-pesquisadora) e (3) Discursos e registros dos alunos durante a aplicação da Sequência Didática. A Sequência Didática em questão foi aplicada em uma turma da 1ª série, no contexto do Novo Ensino Médio, em uma escola da rede privada de ensino localizada na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Percebeu-se na pesquisa ao desenvolver as atividades reflexivas em sala de aula que, apesar dos Programas Sociais de Transferência de serem de suma importância para a sociedade brasileira, os mesmo têm sofrido duras críticas ao longo dos anos, principalmente do público que não recebe o auxílio ou do público que não conhece algum beneficiário devido a falta de conhecimento acerca dos objetivos e condicionalidades dos Programas.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEMCpor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjecteducaçãopor
dc.subjectdesigualdadepor
dc.subjectmathematicseng
dc.subjecteducationeng
dc.subjectinequalityeng
dc.titleA desigualdade social no Brasil por um viés da Educação Matemática Crítica em sala de aula: analisando os programas sociais de transferência de rendapor
dc.title.alternativeSocial inequality in Brazil by a bias of Critical Mathematics Education in the classroom: analyzing social programs of income transfereng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis research approach a pedagogical proposal for mathematics classes in high school that dialogue with social inequality in Brazil and the programs social programs of income transfer from the perspective of Critical Mathematics Education (EMC). After a bibliographic and documentary research, it seeks to develop and suggest activities, through a Didactic Sequence, that assist teachers with the teaching of Functions and Statistics in a contextualized way, with social inequality in Brazil as its theme. The goal is to ensure meaningful, critical and reflective learning for students. This research is justified from the need to think possibilities for the teaching of mathematics that would contribute to citizen formation in a critical and responsible way in the construction of a more just, democratic and egalitarian society. Thus, the following question arises: what is the relevance of Critical Mathematics Education in Basic Education, taking into account its forms of application from the perspective of the social inequality? With regard to methodology, analyzes were carried out based on the triangulation method, which will work with the dimensions: (1) Document analysis; (2) Participant observation as a school teacher (teacher-researcher) and (3) Students' speeches and records during the application of the Didactic Sequence. The Didactic Sequence in question was applied in a 1st grade class, in the context of New High School, in a private school located in the West Zone of Rio de Janeiro. It was noticed in the research when developing reflective activities in the classroom that, despite the Social Transfer Programs being of paramount importance for Brazilian society, they have suffered harsh criticism over the years, mainly from the public that does not receive the aid or from the public that does not know any beneficiaries due to the lack of knowledge about the objectives and conditionalities of the Programs.eng
dc.contributor.advisor1Vianna, Márcio de Albuquerque
dc.contributor.referee1Vianna, Márcio de Albuquerque
dc.contributor.referee2Pinto, Gisela Maria da Fonseca
dc.contributor.referee3Muzinatti, João Luiz
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-9066-7842por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6007058805202162por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.subject.cnpqMatemáticapor
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