Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14997
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAbreu, Jéssica Ferreira
dc.date.accessioned2023-12-22T03:09:09Z-
dc.date.available2023-12-22T03:09:09Z-
dc.date.issued2023-04-18
dc.identifier.citationABREU, Jéssica Ferreira. O corpo na perspectiva da Alfabetização Científica: um Fanzine pedagógico sobre saúde, beleza e consumo de anabolizantes. 2023. 175 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2023.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/14997-
dc.description.abstractEste estudo objetiva analisar a contribuição de um material didático-pedagógico do tipo Fanzine pedagógico para abordar os temas Corpo e Anabolizantes em sua perspectiva holística, ou seja, de modo articulado e amplo, para auxiliar na elaboração e realização de práticas pedagógicas de professores do Ensino Médio na perspectiva da Alfabetização Científica. Para alcançar este objetivo geral, os caminhos percorridos (objetivos específicos) consistem na revisão bibliográfica para explorar e fundamentar dos eixos que se articulam: Educação em Saúde, Corpo, Anabolizantes e Imagem corporal, Alfabetização Científica e Fanzine; na seleção, sistematização e análise qualitativa de 21 livros didáticos de Biologia e Ciências da Natureza e suas tecnologias utilizados no Ensino Médio da educação pública e privada brasileiras; na elaboração do material didático-pedagógico Fanzine pedagógico nomeado A fórmula mágica para você ficar mais sexy: um Fanzine pedagógico sobre saúde, beleza e consumo de anabolizantes baseado na abordagem da Alfabetização Científica; e na análise qualitativa das contribuições de cinco professoras de distintas disciplinas do Ensino Médio através de Grupo Focal sobre o material didático-pedagógico. Trata-se, então, de uma pesquisa de natureza qualitativa e caráter exploratório. Este estudo apresenta um Fanzine organizado com sugestões de atividades para realização com alunos do Ensino Médio cuja faixa etária, devido desenvolvimento fisiológico, biológico e intelectual característico, colabora com a abordagem da crítica à imagem corporal pelo consumo de anabolizantes em contraponto à crítica ao padrão de beleza imposto pela sociedade. O processo analítico dos livros didáticos, demonstrou que existe, mas é escassa a abordagem do tema Anabolizantes, ao passo que existe a representação do tema Corpo tanto nos livros didáticos anteriores quanto nos posteriores à (nova) metodologia do Novo Ensino Médio, porém, é tratado sob uma visão biomédica anatômica, fisiológica e farmacológica. As análises dos dados obtidos no Grupo Focal revelaram o comprometimento das professoras em abordar os temas Corpo e Anabolizantes de maneira holística e colaborar com o papel da ludicidade no processo de ensino através da produção artística; com o protagonismo do aluno no processo de construção do próprio conhecimento e responsável pela própria aprendizagem; com o envolvimento interdisciplinar na necessidade do envolvimento de diferentes campos de conhecimento para alcançar a alfabetização científica do aluno; a formação de cidadania crítica; e com o movimento investigativo que desperta curiosidade. Com relação ao objeto Fanzine, as professoras destacaram como “limites” a distribuição do tempo, a escassez de conteúdo e a necessidade de utilizar aparatos tecnológicos para a realização de algumas atividades. Por outro lado, como “potencialidades” as professoras destacaram a diversidade de linguagem, as possibilidades de articulação conceitual e interdisciplinaridade. De modo geral, as análises desses dados permitiram caracterizar as práticas pedagógicas das professoras e suas convicções sobre um Fanzine pedagógico que aborda os temas Corpo e Anabolizantes na perspectiva da Alfabetização Científica.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectensino de ciênciaspor
dc.subjectcorpopor
dc.subjectanabolizantespor
dc.subjectalfabetização científicapor
dc.subjectfanzinepor
dc.subjectscience teachingeng
dc.subjectbodyeng
dc.subjectanabolic steroidseng
dc.subjectscientific literacyeng
dc.titleO corpo na perspectiva da Alfabetização Científica: um Fanzine pedagógico sobre saúde, beleza e consumo de anabolizantespor
dc.title.alternativeThe body in the perspective of Scientific Literacy: a pedagogical Fanzine about health, beauty and consumption of anabolic steroidseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis study aimed to analyze the contribution of a didactic-pedagogical material of the pedagogical Fanzine type that undertakes to address the Body and Anabolic themes in its holistic perspective, in other words, in an articulated and broad way, to help in elaborating and implementing pedagogical practices of High School teachers in the perspective of Scientific Literacy. To achieve this general objective, the paths taken (specific objetives) consist of a bibliographic review to explore and substantiate the axes that are articulated: Education in Health, Body, Anabolic Drugs and Body Image, Scientific Literacy, and Fanzine; in the selection, systematization, and qualitative analysis of 21 Biology and Natural Sciences textbooks and their technologies used in high school in public and private education in Brazil; in the elaboration of a didactic-pedagogical material in the format of a Fanzine named The magic formula for you to become sexier: a pedagogical Fanzine of health, beauty and consumption of anabolic steroids based on the Scientific Literacy approach; and in the qualitative analysis of the contributions of five teachers from different disciplines of High School through a Focus Group on the didactic-pedagogical material. It is, therefore, a qualitative and exploratory research. This study presents an organized pedagogical Fanzine with suggestions of activities to be carried out with high school students whose age group, due to their characteristic physiological, biological and intellectual development, collaborates with the approach of criticism of body image due to the consumption of anabolic steroids, as opposed to criticism of the pattern of beauty imposed by society. The analytical process of the textbooks, demonstrated that there is, but the approach to the Anabolic theme is scarce, while there is the representation of the Body theme both in the textbooks before and after the (new) methodology of the New High School, however, it is treated from a biomedical, anatomical, physiological and pharmacological point of view. The analysis of the data obtained in the Focus Group revealed the commitment of the teachers in approaching the themes of Body and Anabolic steroids holistically and collaborating with the role of playfulness in the teaching process through artistic production; with the role of the student in the process of building his knowledge and being responsible for his learning; with the interdisciplinary involvement in the need to involve different fields of knowledge to achieve the student's scientific literacy; the formation of critical citizenship; and with the investigative movement that arouses curiosity. Regarding the Fanzine object, the teachers highlighted “limits” to the distribution of time, the scarcity of content, and the need to use technological devices to carry out some activities. In contrast, as “potentialities”, the teachers highlighted the diversity of language, the possibilities of conceptual articulation and interdisciplinarity. In general, the analysis of these data allowed the characterization of the teachers' pedagogical practices and their convictions about a pedagogical Fanzine that addresses the themes of Body and Anabolic Drugs from the perspective of Scientific Literacy.eng
dc.contributor.advisor1Machado, Lígia Cristina Ferreira
dc.contributor.referee1Machado, Lígia Cristina Ferreira
dc.contributor.referee2Santos, Ana Cristina Souza dos
dc.contributor.referee3Brandão, Beatriz
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1305606393818339por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.relation.referencesABRAHIN, O.S.C.; SOUSA, E.C. de. Esteroides anabolizantes androgênicos e seus efeitos colaterais: uma revisão crítico-científica. Revista da Educação Física / UEM, Maringá, v. 24, n. 4, 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983- 30832013000400014. Acesso em: jun. 2020. ABRAHIN, O.S.C.; SOUSA, E.C. de; SANTOS, A.M. Prevalence of the Use of Anabolic- Androgenic Steroids in Brazil: A Systematic Review. Substance Use & Misuse, v. 49, p. 1156-1162, 2014. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24766401. Acesso em: jul. 2020. ABREU, Jéssica Ferreira. Esteroides Anabólicos Androgênicos: uma revisão cronológica. 2017. 54f. Monografia (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Volta Redonda, 2017. ABREU, Jéssica Ferreira. “Elixir da vida”: abordagem didática dos esteroides anabólicos androgênicos. 2019. 74f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) – Instituto Federal do Rio de Janeiro, Volta Redonda, 2019. ABREU, Jéssica Ferreira; MACHADO, Lígia Cristina Ferreira. A perspectiva de corpo nos livros didáticos de biologia: uma análise crítica. In: ANAIS DO SEMINÁRIO DO PPGEDUCIMAT DA UFRRJ. Anais [...] Rio de Janeiro (RJ) UFRRJ, 2022. Disponível em: http//www.even3.com.br/anais/seminariodpea2022. ANDRAUS, Gazy. Zines e artezines: a arte das publicações paratópicas, In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISADORES EM ARTES PLÁSTICAS, 28, 2019, Cidade de Goiás. Anais [...] Goiânia: Universidade Federal de Goiás, 2019. p. 2305-2322. BARROS, D.D.; SILVA, V.C. da; SILVA, I.A.; FERREIRA, E.A.A.P. Anabolizantes: uma abordagem científica. Revista Brasileira de Educação e Saúde, Pombal - PB, Brasil, v. 4, n. 1, 2014. Disponível em: https://www.gvaa.com.br/revista/index.php/REBES/article/view/2804. Acesso em: ago. 2020. BEZERRA, N. P. X.; VELOSO, A. P.; RIBEIRO, E. Ressignificando a prática docente: experiências em tempos de pandemia. Revista do Pemo: Práticas educativas, memórias e oralidades, Fortaleza, v. 3, n. 2, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revpemo/article/view/3917/3701. Acesso em: out. 2020. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular [BNCC]. Brasília, 2018. BRASIL, Parecer CNE/CP nº 15/2017, aprovado em 15 de dezembro de 2017 - Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, 2017. BRASIL, Parecer CNE/CP nº 5/2020, aprovado em 28 de abril de 2020 - Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Brasília: MEC, 2020. CARMO, E.C. do; FERNANDES, T.; OLIVEIRA, E.M. de. Esteroides Anabolizantes: do atleta ao cardiopata. Revista da Educação Física / UEM, v. 23, n. 2, 2012. CARVALHO, Anna Maria Pessoa. de. Construção do conhecimento e Ensino de Ciências. Revista Tendências na Educação em Ciências, Brasília, v. 11, n. 55, 1992. Disponível em: http://emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/2154/1893. Acesso em: nov. 2020. CECHETTO, F.; MORAES, D.R. de; FARIAS, P.S. Distintos enfoques sobre esteroides anabolizantes: riscos à saúde e hipermasculinidade. Revista Interface – Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 16, n. 41, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/LMJzJtcGJvWnhGkWRFRdqxq/abstract/?lang=pt. Acesso em: jan. 2021. CHASSOT, Attico. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, n. 22, 2003. CHASSOT, Attico. Alfabetização científica fazendo inclusão social. In: CHASSOT, A. Educação ConSciência. 2. ed. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2007. p. 67-80. CHASSOT, Attico. Alfabetização científica e cidadania. In: CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 8. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2018a. p. 77-98. CHASSOT, Attico. Buscando um ensino menos apolítico. In: CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 8. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2018b. p. 121-136. CHASSOT, Attico. Alfabetização científica no século 21: para onde vamos? Canal Labdec Divulgação Científica e Ensino de Ciências, 2021. 1 Vídeo (60 min46s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=LkLFxSwdLXY. Transmissão ao vivo em: 29 jul. 2021. DONATONI, A. R.; COELHO, M. C. de P. Reflexões sobre o ensino, pesquisa e formação de professores na sociedade contemporânea. Revista Cadernos de Educação | FaE/PPGE/UFPel, Pelotas, n. 29, p. 73-88, 2007. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/caduc/article/view/1781. Acesso em: fev. 2021. FERRÃO, S.K.; LUIZ, C.B. de; RIBEIRO, J.L.; CASALI, V.C.; MASCARENHAS, M.A. Doping no esporte e a nandrolona: uma revisão. Revista Ciência em Movimento - Biociências e Saúde, n. 33, 2014. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistasipa/index.php/CMBS/article/view/179/259. Acesso em: mar. 2021. GATTI, Bernardete Angelina. Capítulo 1: Introduzindo o Grupo Focal. In: GATTI, B. A. Grupo Focal na Pesquisa em Ciências Sociais e Humanas - Volume 10. Série Pesquisa em Educação. 1. ed. Brasília-DF, 2005a. GATTI, Bernardete Angelina. Capítulo 2: Organização e desenvolvimento do trabalho com Grupos Focais. In: GATTI, B. A. Grupo Focal na Pesquisa em Ciências Sociais e Humanas - Volume 10. Série Pesquisa em Educação. 1. ed. Brasília-DF, 2005b. GONÇALVES, C. H. de F.; BAPTISTA, T. J. R. Esteroides Anabolizantes como Modelagem de Corpo em Academias na Cidade de Goiânia. Uniciências, v. 22, n. 2, p. 115-123, 2018. HOFFMAN, J. R.; RATAMESS, N. A. Medical issues associated with anabolic steroid use: are they exaggerated? Journal of Sports Science and Medicine, PubMed Central, v. 5, n. 2, P. 182-193, 2006. IRIART, J. A. B.; ANDRADE, T. M. Musculação, uso de esteróides anabolizantes e percepção de risco entre jovens fisiculturistas de um bairro popular de Salvador, Bahia, Brasil. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 18, n. 3, p. 1379-1387, 2002. JOSEPH, J.F.; PARR, M.K. Synthetic Androgens as Designer Supplements. Current Neuropharmacology, v. 13, n. 1, 2015. LIBÂNEO, José Carlos. O processo de ensino na escola. In: LIBÂNEO, J. Didática. São Paulo: Cortez, 1994. p. 82-111. LORENZETTI, L.; DELIZOICOV, D. Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Revista Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), Belo Horizonte, v. 3, n. 1, p. 45-61, 2001. MACEDO, Elizabeth. Esse corpo das Ciências é o meu? In: MARANDINO, M.; SELLES, S. E.; FERREIRA, M. S.; AMORIM, A. C. R. de. Ensino de Biologia: conhecimentos e valores em disputa. Niterói: EDUFF, 2005. p. 131-140. MATTOS, Rafael da Silva. O efeito placebo dos suplementos alimentares nas academias: um ensaio socioantropológico. Revista Arquivos em Movimento (UFRJ Online), Rio de Janeiro, v. 9, n. 2, p. 67-84, 2013. RODRIGUES, J. M.; ALVES, R. F.; XIMENES, A.; SOUSA, R. FANZINE: definições, características e processo construtivo. In: MELGAÇO, J.; ALVES, R. F.; XIMENES, A.; SOUSA, R. Fanzine no Ensino de Biologia. Ceará, 1 de outubro de 2017. Disponível em: fanzinebio.blogspot.com. Acesso em: abr. 2021. RODRIGUES, Jéssyka Melgaço. Fanedição nas aulas de Biologia: contribuições para o ensino e Para a formação do professor artista-reflexivo. 159f. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática). Universidade Federal do Ceará, Ceará, 2018. MORTIMER Eduardo Fleury.; SCOTT, Phil. Atividade discursiva nas salas de aula de ciências: uma ferramenta sociocultural para analisar e planejar o ensino. Revista Investigações em Ensino de Ciências (IENCI), v. 7, n. 3, p. 283-306, 2002. NASCIMENTO; Francisco Paulo do. Classificação da Pesquisa. Natureza, método ou abordagem metodológica, objetivos e procedimentos. In: NASCIMENTO; F. P. do; SOUSA, F. L. L. Metodologia da Pesquisa Científica: teoria e prática. 1. ed. Brasília: Thesaurus, 2015. OLIVEIRA, H. M.; GONÇALVES, M. J. F. Educação em saúde: uma experiência transformadora. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 57, n. 6, p. 761-763, novembro/dezembro 2004. OLIVEIRA, Ubirajara de. O uso de esteroides androgênicos anabolizantes entre adolescentes e sua relação com a prática da musculação. 168f. 2012. Tese (Doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente) – Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, 2012. PALHEIRO, F.C. Campanha alerta para os riscos do uso dos anabolizantes. Ciência e Tecnologia. Rio de janeiro: Jornal do Brasil, 2016. RIBEIRO, Débora. Dicio: Dicionário Online de Português. 2021. SALCI, M. A.; MACENO, P.; ROZZA, S. G.; SILVA, D. M. G. V. da.; BOEHS, A. E.; HEIDEMANN, I. T. S. B. Educação em saúde e suas perspectivas teóricas: algumas reflexões. Texto Contexto Enfermagem, Florianópolis, v. 22, n. 1, p. 224-230, janeiro/março 2013. SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Escrita e Desenho: Análise das Interações Presentes nos Registros Elaborados por Alunos do Ensino Fundamental. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 10, n. 2, 2010. SILVA, P. R. P.; DANIELSKI, R.; CZEPIELEWSKI, M. A. Esteróides anabolizantes no esporte. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, São Paulo, v. 8, n. 6, Nov/Dez, 2002. SPENCER, L.C; CORRÊA, M. C. O professor e as perspectivas de ensino-aprendizagem: sua construção no processo de formação inicial docente. Revista Linguagens e Cidadania. O educador linguístico-literário: relação Universidade-escola. Santa Maria, v. 17, 2015. TRIVELATO, Silvia Luzia Frateschi. Que corpo/ser humano habita nossas escolas? In: MARANDINO, M.; SELLES, S. E.; FERREIRA, M. S.; AMORIM, A. C. R. de. Ensino de Biologia: conhecimentos e valores em disputa. Niterói: EDUFF, 2005. p. 121-130. VYGOTSKY, Lev Semionovitch. Pensamento e linguagem. E-book. 159p. 2002. Disponível em: http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/vigo.pdf. Acesso em: jun. 2021.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.subject.cnpqMatemáticapor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/73405/2023%20-%20J%c3%a9ssica%20Ferreira%20Abreu.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6631
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2023-05-25T17:40:43Z No. of bitstreams: 1 2023 - Jéssica Ferreira Abreu.pdf: 6491626 bytes, checksum: 4146c0522ba954c1e349e48a80dae5a7 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2023-05-25T17:40:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2023 - Jéssica Ferreira Abreu.pdf: 6491626 bytes, checksum: 4146c0522ba954c1e349e48a80dae5a7 (MD5) Previous issue date: 2023-04-18eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023 - Jéssica Ferreira Abreu.pdf6.34 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.