Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15017
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAndrade, Fabricio Castilho Nunes de
dc.date.accessioned2023-12-22T03:09:37Z-
dc.date.available2023-12-22T03:09:37Z-
dc.date.issued2019-11-29
dc.identifier.citationANDRADE, Fabricio Castilho Nunes de. Samba de escola: o uso dos conceitos de memória e identidade para a educação das relações étnico-raciais. 2019. 149 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15017-
dc.description.abstractHistoricamente marginalizada, em decorrência da forma da sua inserção na modernidade atlântica e luso-brasileira, a população negra do Brasil tem ensejado então, desde o fim da experiência da escravidão uma notável busca por inclusão social. A questão educacional tem sido um ponto central dentro da sua estratégia de luta por ascensão, inicialmente a luta focou na busca por acesso a esse tipo de serviço, chegando ao ponto culminante, mais recentemente, da exigência de uma revisão pedagógica que garanta maior espaço e reconhecimento às populações negras como parte integrante e importante da construção da sociedade e cultura brasileiras. Tal luta por inclusão e visibilidade se materializou na elaboração da lei 10639 de 2003 que estabeleceu a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana e afro-brasileira nas escolas do Brasil. Atentos a necessidade colocada pela lei e o papel que a história possui na sociedade, procuramos fazer uma crítica do currículo da educação básica, extremamente marcado por uma visão eurocêntrica, excludente e subalternizadora das identidades negras. A partir disso, utilizando o conceito de cultura histórica em Jorn Rüsen, buscamos no diálogo da história escolar com a música, como instrumento didático, maneiras de fomentarmos e visibilizarmos memórias e manifestações culturais negras que permitissem resgatar, valorizar e fortalecer identidades afrodescendentes. Dessa forma, buscamos caminhar ao encontro de uma interculturalidade crítica, contribuindo para a democratização do espaço escolar e da transformação da própria sociedade, muito mais inclusiva, democrática e valorizadora das diferenças.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Históriapor
dc.subjectRelações étnico-raciaispor
dc.subjectCultura Históricapor
dc.subjectSamba-enredopor
dc.subjectMemória e identidadepor
dc.subjectInterculturalidade críticapor
dc.subjectTeaching of Historyeng
dc.subjectEthnic-racial relationseng
dc.subjectHistorical culture Samba-ploteng
dc.subjectMemory and identityeng
dc.subjectCritic interculturalityeng
dc.titleSamba de escola: o uso dos conceitos de memória e identidade para a educação das relações étnico-raciaispor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherHistorically marginalized, in consequence of the form of its insertion in the Atlantic and Portuguese-Brazilian modernity, the Afro-Brazilian population has been seeking after, since the end of the slavery period/ slave life, a notable pursue of social inclusion. The educacional question has been a crucial point in the strategy to fight for ascension, in the beggining that fight was focused on the pursue of that type of service, achieving the highest point of the exigency of a pedagogic review most recently which can garantee more amplitude and recognition to the Afro-Brazilian population as integral and important part for the construction of the Brazilian culture and society. That fighting for inclusion and visibility eventuated in the law 10639 of 2003 which stablished the obligatoriness of the teachings of African and AfroBrazilian history and culture in Brazilian schools. Being attentive to the necessity created by the law and the role of history in society, we seek to make a critism of the elementary school curriculum which is highly marked by a Eurocentric, excluding and subdue vision of the Afro identity. Therefore, using the John Rüsen’s concept of historic culture, we seek after in the dialog between the school history and music as a didadict instrument a way of fomenting and making Afro memories and manifestations feasible and that it can allow to revive , value and strengh Afro- Brazilian identities. Thus, we are looking for achieving a critic interculturality , contributing to the democratization of the school space and the changing of the society itself into a society that is more inclusive, democratic and valorizing of the differences.eng
dc.contributor.advisor1Costa, Carlos Eduardo Coutinho da
dc.contributor.advisor1IDCPF: 095.118.917-40por
dc.contributor.referee1Costa, Carlos Eduardo Coutinho da
dc.contributor.referee2Miranda, Clicea Maria Augusto de
dc.contributor.referee3Ribeiro, Regina Maria de Oliveira
dc.creator.IDCPF: 052.528.537-70por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5336034776606132por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Históriapor
dc.relation.referencesALVES, Gracilda (coord.). Currículo Mínimo de História. 2ª Ed, SEEDUC, 2012. ABUD, Kátia Maria. Registro e Representação do Cotidiano: A música Popular na Aula de História. Cadernos Cedes, Campinas, vol. 25, n° 67, set/dez. 2005, p. 309-317. ALBERTI, Verena. Algumas Estratégias para o Ensino de História e cultura afro-brasileira. p. 28. ANDRÉ, Maria da Consolação. Processos de subjetivação em Afro-brasileiros: Anotações para um Estudo. Psicologia: Teoria e Pesquisa. Vol.23, nº2, pp.159-168, abr./jun. 2007. BLOCH, Marc. Apologia da História ou o ofício de Historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor Ltda, 1997. BRASIL. Lei 10.639 de 9 de janeiro de 2003. BRASIL. Lei 11.645 de 10 de março de 2008. CANDAU, Joël. Memória e identidade. São Paulo: Contexto, 2011. CONTIER, Arnaldo Daraya. Música no Brasil: História e Interdisciplinaridade Algumas Interpretações. In: História em Debate Problemas, Temas e Perspectivas, Junho, 1991, Rio de Janeiro. Anais do XVIº Simpósio da Associação Nacional dos Professores de História – ANPUH. Rio de Janeiro, Julho, 1991. CRUZ NETO, Otávio. O trabalho de campo como descoberta e criação. In: Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. D’ADESKY, Jacques. Pluralismo Étnico e Multiculturalismo. Afro-Ásia, 19/20, pp.165-182, 1997. DANTAS, Carolina Vianna. O Brasil café com leite. Debates intelectuais sobre mestiçagem e preconceito de cor na primeira república. Tempo, set.2008. DUARTE, Milton Joeri Fernandes. A música e a construção do conhecimento histórico em aula. 170 p. Tese – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2011. DUQUE, Luís Guilherme Ritta. A canção brasileira na sala de aula: possibilidades didático-pedagógicas. Aedos, vol. 4, n. 11, pp. 10-27, setembro de 2012. ____________. Na trilha sonora da História: a canção brasileira como recurso didático-pedagógico na sala de aula. História Hoje, v.6, n.11, pp. 295-314, 2017. FLAUZINA, Ana Luiza Pinheiro. Corpo negro caído no chão: O sistema penal e o projeto genocida do Estado brasileiro. 145p. Dissertação – Faculdade de Direito da Universidade de Brasília. Brasília, 2006. FORQUIN, Jean-Claude. Saberes escolares, imperativos didáticos e dinâmicas sociais. Teoria & Educação, n.5, 1992. GOMES, Nilma Lino. Limites E Possibilidades Da Implementação da Lei 10.639/03 No Contexto Das Políticas Públicas Em Educação. In: DE PAULA, Marilene; HERINGER, Rosana. (Orgs.) Caminhos Convergentes: Estado e Sociedade na superação das desigualdades raciais no Brasil. Rio de Janeiro: Fundação Heinrich Boll, Action Aid, 2009. GONÇALVES, Luiz Alberto O.; SILVA, Petronilha B. Gonçalves e. Movimento negro e educação. Revista Brasileira de Educação, n.15, p.134-158, set./out./nov. dez de 2000. HALL, Stuart. Que negro é esse na cultura negra. In: _______. Da Diáspora – identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003. pp. 335 – 352. HEYMANN, Luciana Quillet. O “devoir de mémoire” na França contemporânea: entre a memória, história, legislação e direitos. Rio de Janeiro: CPDOC, 2006. MAIA JUNIOR, Edmilson Alves. Relato de viagem: o livro Apologia da História e o uso de canções do ensino de disciplinas da Área de Teoria e Metodologia da História. Revista História Hoje, vol.6, nº11, pp. 118-141, 2017. p. 120. MARIOSA, Gilmara Santos. Memórias sociais e a construção da identidade em territórios negros. Psicologia em Revista. Belo Horizonte, v.22, n.1, p.145-163, abr. 2016. MONTEIRO, Ana Maria. Professores de História: entre saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007. MOORE, Carlos. Racismo e Sociedade: novas bases epistemológicas para entender o racismo. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2007. p.15-28. MORAES, José Vinci de. História e música: canção popular e conhecimento histórico. Revista Brasileira de História. vol. 20, nº 39, pp. 203-221. 2000. MUNANGA, Kabengele. Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: identidade nacional versus identidade negra. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999. MUSSA, Alberto; SIMAS, Luiz Antônio. Samba de enredo: história e arte. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010. NAPOLITANO, Marcos. História & Música – História cultural da música popular. Belo Horizonte. Autêntica, 2002. ____________________. AMARAL, Maria Cecília e BORJA, Wagner Cafagni. Linguagem e canção: uma proposta para o ensino de História. Revista brasileira de História. Vol. 7, nº 13, Pp 177-188, set. 86/ fev. 87. NORA, Pierre. Entre Memória e História – A problemática dos lugares. Proj. História, nº 10, São Paulo, dez.1993. PEREIRA, Amilcar Araujo. A ideia de raça e suas diferentes implicações. In: PEREIRA, Amilcar Araujo. “O mundo negro”: relações raciais e a constituição do movimento negro contemporâneo no Brasil. Rio de Janeiro: Pallas: FAPERJ, 2013. ______________________. O movimento negro no Brasil, a partir do início do século XX. In: PEREIRA, Amilcar Araujo. “O mundo negro”: relações raciais e a constituição do movimento negro contemporâneo no Brasil. Rio de Janeiro: Pallas: FAPERJ, 2013. POLLAK, Michael. Memória e Identidade Social. Estudos Históricos. Out. 1992. _________________. Memória, Esquecimento, Silêncio. Estudos Históricos. Rio de Janeiro, vol.2, n.3, p. 3-15, 1989. MINAYO, M. C. DE S.; DESLANDES, S. F.; NETO, O. C.; GOMES, R. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994. pp. 51 – 66. ROZA, Luciano Magela. Entre sons e silêncios: apropriações da música no livro didático no ensino de história afro-brasileira. Dissertação de Mestrado em Educação, FaE/ UFMG, Belo Horizonte, 2009. pp. 7 – 58. ___________________. O canto de Clara: possibilidades de ensino-aprendizagem da história afro-brasileira. Revista História Hoje. V.6, nº11, pp.100-117, 2017. SANTOS, Boaventura de Souza. Para além do Pensamento Abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. In: SANTOS, Boaventura de Souza; MENESES, Maria Paula. (Orgs.) Epistemologias do Sul. Coimbra: G.C. Gráfica de Coimbra, LDA, 2009. SCHWARCZ, Lilia Moritz. Espetáculo da Miscigenação. Estudos Avançados. v.8, n.20, 1994. SILVA, Ana Lúcia da. Pedagogias culturais nos sambas-enredo do carnaval carioca (2000-2013): A história da África e a cultura afro-brasileira. Universidade Estadual de Maringá, Programa de Pós-graduação em Educação, 2018. SILVA, Marcos; PAIVA, Danielle L.O.; MIRANDA, Sheila F. Memória e identidade afrodescendente: considerações a partir de um projeto de extensão universitária. Memorandum, n.9, p.28-41, 2005. SILVA, Tomas Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença. In: ______. Identidade e Diferença. A perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis: Editora Vozes, 2005. SOARES, Olavo Pereira. A música nas aulas de história: o debate teórico sobre as metodologias de ensino. Revista História Hoje. V.6, nº11, pp.78-99, 2017. SOUZA, Juliana de. Afrodescendência: Identidade desvelada na memória. III Simpósio Nacional Discurso, Identidade e Sociedade (III SIDIS) – Dilemas e Desafios na Contemporaneidade. WALSH, Catherine. Interculturalidade Crítica e Pedagogia Decolonial: in-surgir, re-existir e re-viver. In: CANDAU, Vera Maria. (org.) Educação intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas. Rio de Janeiro: 7Letras, 2009. XAVIER, Érika da Silva. Antíteses, Londrina, vol. 3, nº 6, julho / dezembro 2010, pp. 1097-1112.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.subject.cnpqHistóriapor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/69358/2019%20-%20Fabricio%20Castilho%20Nunes%20de%20Andrade.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5668
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2022-05-16T20:10:31Z No. of bitstreams: 1 2019 - Fabricio Castilho Nunes de Andrade.pdf: 2476241 bytes, checksum: 63a64a2eecefbcd950ba6ee4922e4eeb (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-16T20:10:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019 - Fabricio Castilho Nunes de Andrade.pdf: 2476241 bytes, checksum: 63a64a2eecefbcd950ba6ee4922e4eeb (MD5) Previous issue date: 2019-11-29eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de História

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019 - Fabricio Castilho Nunes de Andrade.pdf2.42 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.