Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15023
Tipo do documento: Dissertação
Title: Ensino de História por meio do canal Quinhoar no YouTube
Authors: Costa, Raquel Elison
Orientador(a): Teixeira, Rebeca Gontijo
Primeiro membro da banca: Magalhães, Felipe Santos
Segundo membro da banca: Ferro, Carolina Chaves
Terceiro membro da banca: Carvalho, Bruno Leal Pastor de
Keywords: Ensino de História;História pública;História digital;Produção e difusão de narrativas históricas;Ensino e aprendizagem em espaços não formais;Canal no Youtube: Quinhoar;History teaching;Public history;Digital history;Production and diffusion of historical narratives;Teaching and learning in non-formal spaces;Youtube channel: Quinhoar
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 28-Sep-2018
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de História
Citation: COSTA, Raquel Elison. Ensino de História por meio do canal Quinhoar no YouTube. 2018. 151 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2018.
Abstract: Esta pesquisa aborda a produção de um canal no YouTube voltado para os temas da ciência história e para um público jovem, ensino médio. A essência do canal é apresentar o conteúdo histórico dentro de um formato mais palativo ao gosto dessa nova geração digital ou pós-orgânica de acordo com o trabalho de Paula Sibilla. As narrativas são conceitos norteadores nas aulas produzidas pelo canal Quinhoar, por isso, utiliza-se como suporte teórico as contribuições reflexivas do autor Paul Ricoeur, Nicole Loraux, Gabriel Henrique Moreira, Ilmar Rohloff Mattos. O canal de história no YouTube tem potencial para promover o ensino e o aprendizado de temas relevantes da ciência história, unindo os critérios teóricos, metodológicos e científicos da academia com as exigências e desafios da História digital e da História pública. As aulas são vistas como aulas expandidas que podem ser utilizadas de muitas formas por vários professores, de maneira rápida e prática. As aulas foram produzidas com os recursos tecnológicos dos programas After Effects e Premiere e com ampla participação dos alunos, e de outras pessoas, os quais opinaram por intermédio dos comentários do canal e através de diversas redes sociais. Os primeiros vídeos foram produzidos e divulgados no canal Quinhoar e também na página do Facebook Quinhoar: Ensino de História.
Abstract: This research addresses the production of a YouTube channel focused on the themes of science history and for a young audience, high school. The essence of the channel is to present the historical content in a more palatable format to the taste of this new generation digital or post-organic according to the work of Paula Sibilla. The narrative are guiding con- cepts in the classes produced by the Quinhoar channel, therefore, the theoretical contributions of the author Paul Ricoeur, Nicole Loraux, Gabriel Henrique Moreira and Ilmar Rohloff Mattos are used as theoretical support. The history channel on YouTube has the potential to promote teaching and learning of relevant science history topics, uniting the theoretical, methodological and scientific criteria of academia with the demands and challenges of digital history and public history. Classes are seen as expanded classes that can be used in many ways by various teachers, quickly and practically. The lessons were produced with the technological resources of the Af- ter Effects and Premiere programs and with the participation of the students and others, who expressed their opinion through the comments of the channel and through various social net- works. The first videos were produced and released on the Quinhoar channel and also on the Facebook page Quinhoar: Teaching History
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15023
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ensino de História

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018 - Raquel Elison Costa.pdf2.76 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.