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dc.contributor.authorMoreira, Carlos Gustavo Costa
dc.date.accessioned2023-12-22T03:09:42Z-
dc.date.available2023-12-22T03:09:42Z-
dc.date.issued2016-10-31
dc.identifier.citationMOREIRA, Carlos Gustavo Costa. Sobre a aprendizagem dos regimes de sentido do tempo histórico escolarizado: parâmetros críticos para estudo curricular sobre ensino de história para o 6º ano do ensino fundamental. 2016. 209 f. Dissertação (Mestrado em Ensino Profissional de História). Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2016 .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15031-
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo a elaboração de parâmetros críticos de avaliação da aprendizagem histórica para o estudo curricular sobre ensino de História para o 6° ano do ensino fundamental como instrumentos para auxiliar o docente de História na análise de propostas curriculares preexistentes e na elaboração de sua própria proposta curricular de aprendizado histórico. O 6° ano de escolaridade da educação básica consiste numa fase crucial do desenvolvimento escolar, onde conteúdos e conhecimentos escolarizados passam a ser trabalhados de forma cada vez mais aprofundada e complexificada. Cada área do conhecimento recebe agora uma abordagem especificada, demandando do aluno o progressivo aprendizado e familiarização com teorias e metodologias próprias de cada matéria escolar de maneira ainda mais focalizada. O processo de ensino – aprendizagem da História escolarizada, como conhecimento e procedimento mediados pelo tratamento científico, igualmente exige cada vez mais do educando a mobilização de capacidades críticas e interpretativas para a compreensão consciente de si mesmo e do mundo em que está inserido, possibilitando a esse indivíduo atuar como sujeito histórico e agente de mudança, individual e coletiva. Como protagonista e mediador desse processo de aprendizagem, o docente de História precisa ter clareza de seus objetivos e dos regimes de sentido de tempo e pensamento históricos modalizados nos currículos de História para essa fase escolar. Propostas de parâmetros para a avaliação crítica dos conteúdos e práticas sugeridos e produzidos a partir de documentos curriculares oficiais de ensino de História para o 6° ano na cidade do Rio de Janeiro poderiam auxiliar os professores/historiadores a desenvolver reflexões e práticas que tenham o objetivo de estimular em seus educandos uma aprendizagem histórica que os facultasse a constituir uma consciência histórica crítico – genética. O desenvolvimento desta percepção histórica de mundo permitiria a plena inserção do indivíduo na sociedade devido a sua capacidade libertadora – emancipadora, formando uma consciência e uma práxis empática (de reconhecimento, respeito e defesa das diferenças) e ativa. O estudo se baseia em pressupostos teóricos – metodológicos da aprendizagem histórica esboçados por Jörn Rüsen em sua obra sobre teoria da História, onde se debruça sobre a aprendizagem e formação da consciência histórica. Outros autores e conceitos são mobilizados ao longo do trabalho, com o objetivo de permitir um amplo diálogo sobre as questões do campo do currículo, da docência e do ensino de História. Realizou - se um estudo comparativo dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNS) e das Orientações Curriculares do Município do Rio de Janeiro para o ensino de História do 6° ano com o objetivo de elaborar as propostas de parâmetros de avaliação crítica.por
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHistory curriculumeng
dc.subjectHistorical consciousnesseng
dc.subjectHistorical learning parameterseng
dc.subjectHistory teachingeng
dc.subjectEnsino de Históriapor
dc.subjectCurrículo de Históriapor
dc.subjectConsciência históricapor
dc.subjectParâmetros de aprendizagem históricapor
dc.titleSobre a aprendizagem dos regimes de sentido do tempo histórico escolarizado: parâmetros críticos para estudo curricular sobre ensino de história para o 6º ano do ensino fundamentalpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis study aims the development of assessment parameters of historical learning for the curriculum study about History teaching for the 6th grade of elementary school. The 6th grade of basic education consists in a crucial stage of school development, where contents and schooled knowledge start to be increasingly worked in a deepen and complex way. Each area of knowledge starts to receive a specified approach, demanding from the student the progressive learning and familiarity with specific theories and methodologies from each school subject matter even more focused. The teaching-learning process of History in the school, as knowledge and procedure mediated by the scientific treatment, also requires more and more from the student the mobilization of critical and interpretative skills to the understanding conscious of yourself and the world in which it is inserted, enabling that individual act as historical subject and agent of change, individual and collective. As protagonist and mediator of this learning process, the teacher of History has to have clarity of their goals and timing systems and historical thinking modelyzing in the History‟s curriculums for this phase. Proposed parameters for the critical evaluation of the contents and practices suggested and produced from official curriculum documents of History teaching for the 6th grade in the city of Rio de Janeiro could assist teachers/historians to develop reflections and practices that have the objective of stimulating in their students a historical learning that provide a historical consciousness critical-genetics. The development of this historic perception of world would allow the full insertion of the individual in society due to its liberating-emancipated ability, forming a consciousness and a tolerant and active praxis. The study is based on theoretical-methodological assumptions about historic learning outlined by Jörn Rüsen in his work about theory of the History, in which he dwells on the learning and formation of historical consciousness. Other authors and concepts are deployed throughout the work, with the goal of allowing a broad dialogue about the issues of the curriculum, the teaching and the schooling of History. A comparative study about the National Curriculum Parameters (PCNS) and the Curricular Guidelines of Rio de Janeiro for the teaching of history of the 6th grade has done in order to elaborate proposals for critical evaluation parameters.eng
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Regina Maria de Oliveira
dc.contributor.advisor1ID186.049.618-01por
dc.contributor.referee1Ribeiro, Regina Maria de Oliveira
dc.contributor.referee2Gonçalves, Márcia de Almeida
dc.contributor.referee3Alves, Ronaldo Cardoso
dc.creator.ID080.966.397-06por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0293444729474861por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapor
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