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dc.contributor.authorLameirão, Tuanny Dantas
dc.date.accessioned2023-12-22T03:09:45Z-
dc.date.available2023-12-22T03:09:45Z-
dc.date.issued2020-12-21
dc.identifier.citationLAMEIRÃO, Tuanny Dantas. Imagens, ensino de História e surdez: como a história é vista nas imagens históricas pelos surdos. 2019. 150 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de história) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, RJ. 2020.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15040-
dc.description.abstractCompreendendo que a história escolar é constituída de signos ideológicos próprios que se relacionam com questões da ciência como o tempo e o espaço, ou seja, apresenta um letramento específico. O presente estudo tem como foco o uso de imagens no ensino de história para alunos surdos, buscando identificar a partir de entrevistas, como indivíduos surdos que passaram pelo processo de ensino na Educação Básica compreendem seu letramento histórico (AZEVEDO, 2011 2013, 2015a,2015b) e sua relação com as imagens pertinentes ao ensino de história, uma vez que, como afirma Campello (2007), é pela visualidade que o indivíduo surdo estabelece sua relação com o mundo. Sendo assim, compreende-se o espaço escolar, ambiente formal de ensino, como um lugar onde há ocorrência de multiletramentos (ROJO, 2009), dentre eles os letramentos foco dessa pesquisa, o já mencionado letramento histórico e letramento visual (LEBEDEFF, 2019/ STOKES, 2002). Em consonância com esses conceitos trazemos as contribuições de teóricos do campo dos estudos surdos - Lodi (2002, 2006, 2015), Lacerda (2006, 2013, 2014) e Campelo (2008) - e da historiografia, no que tange à relação e ao uso de imagens – Burke (1997, 2004) e Knaus (2006), o que demarca o lugar de fronteira desta pesquisa, que se situa no campo do Ensino de História, mas estabelece relações diretas com os Estudos Surdos. Utilizamos como instrumentos desta pesquisa ferramentas da Web 2.0, como sites e aplicativos de vídeo conferência e formulários digitais, uma vez que a mesma se realizou em plena epidemia mundial de COVID-19. Para análise das entrevistas utilizamos como metodologia a história oral aplicada a sujeitos não oralizados, tendo como ponto de partida a valorização da libras enquanto língua. Sendo assim esta pesquisa como um todo é realizada numa perspectiva bilíngue.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de históriapor
dc.subjectSurdezpor
dc.subjectmultiletramentopor
dc.subjectLetramento históricopor
dc.subjectLibraspor
dc.subjecthistória e imagempor
dc.subjectPedagogia Visualpor
dc.subjectHistory teachingeng
dc.subjectDeafnesseng
dc.subjectMultiliteracyeng
dc.subjectHistorical Literacyeng
dc.subjectHistory and Imageeng
dc.subjectVisual Pedagogyeng
dc.titleImagens, ensino de História e surdez: como a História é vista nas imagens históricas pelos surdospor
dc.title.alternativeImages, History and deafness teaching: how Hhistory is seen in historical images by the deafeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherIt is in this scope that is inserted this thesis. Understanding that the educational history is constituted of self ideological signs, which relate to science issues like time and space, so it shows a specific literacy. The present work has its focus on the use of images on History classes for deaf students, aiming identifying through interviews how deaf individuals who have been part of the process of “Basic Education” (Elementary and Middle school) comprehend their historical literacy (AZEVEDO, 2011, 2013, 2015a, 2015b) and its relation with the relevant images for History teaching, once it’s through visuality that the deaf individual establishes their relationship with the world. Therefore, the formal “school environment” is understood as a place where “multiliteracies” happen, and among them there’s the literacies which are the focus of this research, the previously mentioned historical and visual literacies (LEBEDEFF, 2019/STOKES, 2002). In consonance with these concepts are brought the contributions of theorists of Deaf Studies - Lodi (2002, 2006, 2015), Lacerda (2006, 2013, 2014) and Campelo (2008) - and Historiography, in which involve the relation and use of images - Burke (1997, 2004) and Knaus (2006), that delimits the frontier of this research, which is located in the field of History Teaching, but also establishes direct relations with the Deaf Studies. In this work there were used research tools from Web 2.0, such as videoconference apps and websites and digital forms, once the study was happening during the COVID-19 global pandemic. For the interviews’ analysis it was used as methodology the Oral History applied to non-oral subjects, with the start point of the valuation of LIBRAS as a language. Therefore this research is realized in a bilingual perspective.eng
dc.contributor.advisor1Azevedo, Patricia Bastos de
dc.contributor.advisor1ID035.569.887-49por
dc.contributor.referee1Azevedo, Patricia Bastos de
dc.contributor.referee2Pletsch, Marcia Denise
dc.contributor.referee3Liveira, Mariana Corrêa Pitanga de
dc.contributor.referee4Cabral, Maria Parecida
dc.creator.ID123.333.757-28por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7843055833740322por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Históriapor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.subject.cnpqHistóriapor
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