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Tipo do documento: Dissertação
Title: Aplicação do mapeamento de fluxo de valor em empresa do setor de óleo e gás com base na abordagem enxuta
Other Titles: Application of value stream mapping in an oil and gas company based on the lean approach
Authors: Lobo, Cícero Vasconcelos Ferreira
Orientador(a): Conceição, Roberta Dalvo Pereira da
Primeiro membro da banca: Conceição, Roberta Dalvo Pereira da
Segundo membro da banca: Oliveira, Saulo Barbará de
Terceiro membro da banca: Calado, Robisom Damasceno
Keywords: pensamento enxuto;mapeamento de fluxo de valor;óleo e gás;lean thinking;value stream mapping;oil and gas
Área(s) do CNPq: Administração
Idioma: por
Issue Date: 21-Sep-2018
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
Citation: LOBO, Cícero Vasconcelos Ferreira. Aplicação do mapeamento de fluxo de valor em empresa do setor de óleo e gás com base na abordagem enxuta. 2018. 130 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2018.
Abstract: A abordagem enxuta que teve origem a partir dos princípios do lean manufacturing praticados no chão de fábrica do ramo automobilístico após a Segunda Guerra Mundial ultrapassou suas barreiras e alcançou diversos setores industriais. Seus conceitos e ferramentas também foram colocados em prática no setor de serviços. Em comum todas as organizações e empresas que têm essa abordagem incorporada aos seus fluxos e processos buscam o aumento de eficiência, com redução de perdas e desperdícios, para que alcancem uma lucratividade maior na oferta de bens ou prestação de serviços. Nos últimos anos as organizações do setor de óleo e gás também começaram a experimentar os benefícios do pensamento enxuto melhorando seus processos, diminuindo defeitos, erros e retrabalhos por exemplo. Existem diversas ferramentas lean disponíveis, sendo o mapeamento do fluxo de valor (MFV) uma das mais fundamentais, por proporcionar uma visão ampla dos processos com seus fluxos de material e informação, além de apontar possiblidades de melhorias. Nesse contexto, essa pesquisa teve como objetivo avaliar o impacto da aplicação do mapeamento de fluxo de valor nos indicadores de desempenho (eficiência e lucratividade) de um processo crítico de prestação de serviços de uma empresa da cadeia de óleo e gás (empresa Beta), bem como propor e executar um plano de ação visando alcançar melhorias, isto é, redução de custos e eliminação dos desperdícios para o mesmo. Para tal, o referencial teórico desta pesquisa baseou-se em seis temas, sendo eles: o surgimento do Sistema Toyota de Produção, os princípios e evolução do pensamento enxuto, a aplicação do pensamento enxuto no setor de serviços, o pensamento enxuto na cadeia de óleo e gás, a ferramenta mapeamento do fluxo de valor (MFV) e o MFV aplicado no setor de óleo e gás com o objetivo de levantar obras de referência e o estado da arte desses principais temas relacionados a pesquisa. Essa pesquisa é de natureza qualitativa do tipo aplicada e a metodologia utilizada foi a pesquisa-ação. A pesquisa foi dividida em quatro fases: exploratória, principal, ação e avaliação. Os recursos metodológicos utilizados para coleta de dados foram a observação participante e não-participante, além da pesquisa documental a documentos internos da empresa Beta onde a pesquisa foi desenvolvida. Esses dados em conjunto com a participação dos colaboradores da empresa Beta escolhidos para compor o seminário central permitiram que o mapa do estado atual (MEA) do processo “recertificação de equipamentos flowline de terceiros (REFT)” fosse executado. Em seguida, uma análise crítica para identificar oportunidades de melhorias e redução de desperdícios foi elaborado em conjunto com um plano de ação para alcançar um mapa de estado futuro (MEF) para o processo em questão. Após a implementação do plano de ação foi possível avaliar o indicador de eficiência, que saltou de 20,62% do estado atual para 60,37% e o indicador de lucratividade que saltou de 32,57% para 76,08%considerando a média dos lotes observados e avaliados. A melhora foi alcançada graças à redução do lead time total do processo através da redução de perdas de superprodução, transporte, processamento, defeitos, movimento, espera, estoque, além de desperdícios intelectuais.
Abstract: Lean approach firstly emerged from the lean manufacturing principles applied into the automotive sector shop floor after the World War II. It overtook its barriers and achieve many different industries. Lean concepts and tools also have been used in the service sector. All organizations and companies that have absorbed the lean approach on its flows and process have one goal in common: they look for better efficiency, reducing losses and wastes. At the end, they want to have better profitability when offering your goods or services. Recently, some oil and gas companies also started to experience the benefits of the lean thinking by improving its process, reducing failures, errors, and rework. Today, there are many different lean tools available, but, the value stream mapping (VSM) is still the most fundamental because it provides a wide sight of the processes with its material and information flows. Also, it indicates points of improvement. In this context, the main goal of this research was to evaluate the impact of the value stream mapping tool on the performance indicators (efficiency and profitability) of an oil and gas company key process. Also, this research proposed and executed an action plan to reach the desirable improvements, which were the reduction of wastes and costs for the key process of the Beta company, where the research was applied. To reach this goal, this research was based on a robust literature review that comprised the following themes: the emergence of the Toyota Production System, the principles and evolution of lean thinking, the applicability of the lean thinking in the services sector, the lean thinking applied into oil and gas sector, the value stream mapping (VSM) tool and finally the VSM applied in the oil and gas sector. This review was carried out to raise the reference books and the state of art of these main themes related to this research. The methodology applied in this qualitative research was the action research method. The research has been divided in four phases: exploratory, principal, action, and evaluation. The methodological resources used to collect data were the participant and non-participant observations, besides the documentary research to internal document of the Beta company, where the research was developed. All this data together with the Beta’s employees that were chosen to be part of the central seminar enabled that the current state map of the process “recertification of customer-owned flowline equipment (REFT)” was carried out. After this, a critical analysis to identify opportunities for improvement and waste reduction was developed together with an action plan to achieve the future state map for this REFT process. After the action plan execution, it was possible to evaluate the efficiency performance indicator, which grown up from 20,62% (in the current state) to 60,37%. Also, the profitability performance indicator grown up from 32,57% to 76,08%. All this math based on the average of the batches of equipment observed and evaluated. This improvement was achieved mainly because of the reduction of the total lead time of the process. This happened because of the reduction of overproduction, transportation, processing, defects, movement, waiting, stock and intellectual wastes and losses.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15057
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

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